TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso Técnico de Mecatrônica

Por:   •  9/9/2023  •  Artigo  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Curso Técnico de Mecatrônica

Plano de trabalho

[pic 2]

Bimestre II – Ano 2023

AULAS PRESENCIAIS

SÁBADOS LETIVOS

Maio

Junho

Julho

Maio

Junho

Julho

01*

05

03

27

24

01

08

12

10**

15

19

22

26

29

4

4

2

1

3

3

Notas Geral1: * Feriado: Dia do Trabalhador. **Avaliação Somativa (A.S).

Nota Geral 2: As atividades complementares propostas deverão ser realizadas em horários extras ou nos sábados letivos.

Nota Geral 3: Fonte – Calendário Escolar 2023. Disponível em: https://www.dept.cefetmg.br/wp- content/uploads/sites/80/2023/02/BH_Calendario-Escolar-2023_INT_Fev-2023.pdf

Total de Aulas Presenciais: 10 aulas x 100 min.= 1000 min. (16h40min.). Total de Sábados: 03 aulas x 100 min. = 300 min. (5h00min.).

Total:1300 min. (22h40min.)

1. IDENTIFICAÇÃO

CURSO: Técnico de Mecatrônica

CAMPUS: Nova Suiça

DISCIPLINA: Gestão Integrada

BIMESTRE / MÓDULO: 1º

CARGA HORÁRIA TOTAL DA DISCIPLINA: 80 H/A

( X ) INTEGRADO ( ) CC/SUB

TURMA(S): Mecatrônica 1 “A” – segunda-feira de 07h50min a 09h30min

PROFESSOR(A): Anselmo Paulo Pires

PERMITE DEPENDÊNCIA: SIM

2. EMENTA

De acordo com o Plano de Curso da Disciplina contido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de 2016: Gerenciamento    humano;    Gerenciamento    de     processo;   Gerenciamento estratégico.

3. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PARA CADA CONTEÚDO

Esta disciplina compõe o núcleo de disciplinas de formação profissional específicas do curso de formação profissionalizante de acordo com as matrizes curriculares em vigor.

A disciplina deve propiciar ao aluno a aquisição de competências e habilidades gerais observando o aspecto do gerenciamento de processos objetivando a melhoria contínua, cujos principais objetivos são:

Supervisionar processos de trabalho, observando os aspectos de qualidade, produtividade, segurança e impactos ambientais; identificar os principais fatores influentes em ambiente de trabalho, que interferem na capacidade do processo, produtividade, dispêndio de recursos materiais e de energia; Agir no tratamento de situações problemáticas, observando os aspectos organizacionais, tecnológicos, ambientais e humanos, especificamente aqueles relacionados com a segurança e a saúde ocupacional; identificar os principais fatores estratégicos influentes num ambiente empresarial; Aplicar as ferramentas da qualidade na prevenção / solução de problemas em organizações privadas

ou públicas.

4. CRONOGRAMA / CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DATA(S)

CONTEÚDOS | METODOLOGIA | ATIVIDADES

RECURSOS UTILIZADOS

CARGA HORÁRIA

PRESENÇA

08/05

Conclusão do primeiro bimestre. Apresentar aproveitamento e frequência.

Histórico geral da organzação do trabalho. A Revolução comercial (1400 – 1700) e primeira industrial (1760 – 1860). Da tranquila produção artesanal para a produção em

Aula Expositiva

Aula Expositiva

10 min

70min

Sala de Aula

Sala de Aula

fábricas. A substituição do empirismo pelo conhecimento. A segunda Revolução Industrial (1860 – 1950).

A Terceira Etapa da Revolução Industrial - Revolução Técnico-Científica-Informacional (1950 – 1990).

O período clássico da Administração e a transformação da administração.

Trecho do filme Tempos Modernos: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho.

O filme servirá para fomentar a reflexão sobre a condição do homem nos processos de produção, ampliando a percepção crítica aos modos de produção (taylorismo, fordismo e toyotismo)

Filme

18min.30 seg

Sala de Aula

15/05

Revisão do conteúdo anterior

Transformação da Administração, da Qualidade e da Produtividade (1940 - 2000)

Teorias Contemporâneas da Administração até o ano 2000. A gestão pela Qualidade Total e o GQT (Gestão pela Qualidade Total). Organizações Inteligente. Reengenharia. Os precursores da Qualidade Edwards, Shewhart, Deming,

Ishikawa e Juran.

Aula Expositiva Aula Expositiva

15 min.

85 min.

Sala de Aula

15/05

Atividade Complementar. Os alunos deverão ler o conteúdo da apresentação dos conteúdos e elaborar questionamentos. (Gestão Histórico e Precursores). Esses questionamentos poderão ser discutidos na próxima aula síncrona.

Estudo Autônomo: Leitura do artigo: Thomaz Wood, Jr.. Fordismo, Toyotismo e Volvismo: os caminhos da Indústria em busca do tempo perdido. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 32(4): 6-18,Set,/Out. 1992. Disponível        em:

https://www.scielo.br/pdf/rae/v32n4/a02v32n4.pdf

Atividade Complemen tar

50 mim.

Fora da sala de aula

22/05

O Programa 5 “S” como base para implantação da qualidade. Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.

O Programa SOL como adaptação do programa 5 S. Definição: 5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização (descarte), organização (ordenação), limpeza, higiene (saúde) e ordem mantida (disciplina), com o intuito de gerar uma mudança no ambiente de trabalho.

Esta mudança acarreta em bons resultados para a organização, ou seja, a mesma combate os desperdícios; os funcionários trabalham com mais saúde e segurança e; o ambiente de trabalho passa a se tornar um local limpo e organizado. A implantação do 5S deve ser de acordo com o ciclo de melhoria PDCA.

Passar as atribuições do Trabalho S.O.L. Os grupos deverão visitar uma empresa de produção de produtos (preferencialmente na área de mecânica) e realizar uma lista de verificação e uma inspeção, segundo os requisitos. Avaliar o desempenho, plotar os resultados em um gráfico, analisa-los e retirar as conclusões.

Aula Expositiva

70 min

Sala de Aula

Atividade Avaliativa Formativa: Trabalho S.O.L Divisão da turma em grupos de trabalho: 41 alunos. Grupos        de        mínimo        6        (seis)        e        máximo        7        (sete) componentes. As instruções serão enviadas por e-mail para os alunos.

Aula Expositiva

30min.

Sala de Aula

Valor da atividade: 10 (dez) pontos, sendo 5 (cinco) pontos para o trabalho escrito e 5 (cinco) para a

apresentação.

Instruções básicas:

O trabalho deverá ser entregue, digitado e impresso, em folha formato DIN-A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5; numeração de páginas, margem superior e esquerda, 3,00 cm e inferior e direita 2,0 cm.

Deverá conter no mínimo: Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referência Bibliográfica (quando aplicado).

Critérios para correção parte escrita:

Além do atendimento ao número de integrantes por grupo e cumprimento do prazo de entrega. Será utilizada a ficha de avaliação conforme a figura abaixo.

[pic 3]

Somatório

Σ

%

💣 x 0,000

 x 1,78

😐 x 3,57

 x 5,36

x 7,14

Σ Total

         

Critérios para avaliação da apresentação em 20 minutos:

A avaliação será compartilhada entre o professor e uma amostragem aleatória de alunos (6 ou 7), usado a ficha de avaliação conforme a figura abaixo. Será considerada

a média da pontuação das avaliações do professor e dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (281.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com