TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL-BACHARELADO

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

ESTADO DE MATO GROSSO[pic 3]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL-BACHARELADO

Claudio Luiz Justino de Faria

Geotecnia II

Nova Xavantina-MT

2019

Claudio Luiz Justino de Faria

Solos

Trabalho apresentado a Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, para obtenção de nota parcial para a disciplina de Geotecnia II do 6° semestre do curso de Engenharia Civil.

Profº. Luiz Hencke

Nova Xavantina, MT

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVOS        2

3.        Significado de Solos        3

4.        Solos Estruturados e Cimentados        3

5.        Solos Residuais        3

6.        Solos Transportados        4

7.        Solos Lateriticos        5

8.        Solos Orgânicos        5

9.        Solos Colapsáveis        6

10.   Solos Expansivos        7

11.   Conclusão        8

12.   Bibliografia        9

  1. INTRODUÇÃO

No mundo de hoje com avanço nos métodos de construção civil, com as obras emergentes que estão surgindo, tende se a necessidade de mais tecnologia e estudo aprofundado dos solos para apoiar as grandes estruturas em diversos locais distribuídas pelo mundo, construções aquelas que se dão sobre rochas, areias, mangues dentre diversos parâmetros diferentes, nisso um estudo de solo bem aprofundado faz toda diferença na concepção do projeto para que sempre ocorras escolhas certas, nesse trabalho iremos destacas algumas características dos solos

  1. OBJETIVOS

Neste trabalhos temo como objetivos demostrar os significados dos solos quais seu tipos quanto suas características gerais, origem e suas propriedades.

  1. Significado de Solos

Solo e um material macio e solto que é encontrado na superfície da crosta terrestre, de função muito importante para que se aja vida na terra, À conforme vamos nos aproximamos de regiões metropolitanas os cidadãos que lá habitam tem muito pouco contato com os solos, deixando os assim insensíveis com relação a sua dependência direta desses recursos natural, ou até mesmo, insensíveis quanto ao falto que sem os produtos dependentes do solo a sobrevivência do homem na terra estaria comprometida, são no solos que apoiamos todas nossas vidas desde os paços que demos aos alimentos que consumimos (COELHO et al., 2013).

  1. Solos Estruturados e Cimentados

Os materiais estruturados por cimentação se caracterizam por apresentarem algum tipo de agente cimentante, o qual permite que as partículas estejam conectadas entre si. segundo (DALLA ROSA, 2006). Nesses casos se utiliza solo e uma mistura estabilizante que da uma nova propriedade ao solo como resistência, impermeabilização dentre outros aspectos tornando ele assim mais compatível para o que deseja utiliza-lo, no começo da utilização dessa técnica de estabilização do solo era utilizado até óleo de baleia em sua composição mas com a evolução da tecologia ao passar dos tempos, hoje se utiliza cimento Portland, a cal ou asfalto, um material praticamente de graça e com muita abundancia o solo estruturado utiliza-se muito hoje em dias na construção de contra-pisos em rodovias, em contenção de taludes, estabilização de terrenos, margens de rios, etc. o que fica provado hoje é que o solo estruturado tem grande resistência e baixo custo e uma grande funcionalidade pra diversas áreas da engenharia.

  1. Solos Residuais

Entende-se por solo residual ao material derivado dos processos de decomposição in situ de maciços rochosos, que não tem sido transportado do seu local original. O mesmo acontece na natureza em perfis de alteração, como uma gradação continua desde a rocha sã não alterada, passando por estágios de rocha branda e solo rijo conservando a estrutura da rocha de origem, até os solos de decomposição conservando a estrutura da rocha de origem, até os solos de decomposição contendo depósitos secundários e sem mais semelhança direta com as características da rocha parental.(“Caracterização dos Solos Residuais : Gênese , Composição e Comportamento observado”, 1997). Através desse mecanismo temos grandes quantidade de solos residuais pelo processo de formação como mostra a (Figura 1),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (816.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com