TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIMENSIONAMENTO DE PANELA MULTIUSO ATRAVÉS DO MÉTODO TRIZ

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

DIMENSIONAMENTO DE PANELA MULTIUSO ATRAVÉS DO METODO TRIZ

Ighor Caetano Silva Ferreira

Maycharlyson Moraes Cantanhede

Thayara Kellen Almeida Tavares

Thiago Barros Costa

RESUMO

O método do principio inventivo, desenvolvido pelo pesquisador Altshuller permitiu a reunião de 40 princípios comuns observados no desenvolvimento de invenções, cujos métodos ainda são de suma importância para a interpretação da realidade em que a humanidade se encontra e auxiliam na criação de novos objetos, utensílios e máquinas que auxiliam homem na sua busca por praticidade e solução de problemas do dia-a-dia. O crescente número de solteiros no Brasil que buscam a otimização de tempo principalmente na cozinha, levou a proposta do dimensionamento de uma panela multiuso, sendo uma inovação por apresentar divisões que facilitam tanto o preparo, quanto a limpeza da mesma, sendo seu dimensionamento realizado pelo uso de softwares e constatação de sua eficácia através de gráficos.

Palavras chaves: Panela, multiuso, solteiros, dimensionamento, principios inventivos.

1. INTRODUÇÃO

As primeiras panelas foram as de pedra e eram fixas. Desta maneira, no instante que um grupo nômade se movimentava para outro local, confeccionava outro utensílio. Depois vieram as panelas de cerâmica e as de bronze. Havia alternativas como recipientes: conchas de moluscos, carapaça da tartaruga e o bambu. Este último é usado até hoje na Indonésia.

Nos últimos anos, as panelas são predominantemente produzidas em alumínio e aço inoxidável. Leve e barato, o alumínio é a matéria-prima de mais da metade delas. As suspeitas de que o alumínio possa prejudicar a saúde existem desde a década de 70, mas nada foi ainda comprovado. O revestimento antiaderente também tem sido objetos de suspeitas. Se por um lado, eles impedem que o metal- base da estrutura das panelas, em geral o alumínio, migre para comida, por outro, há hipóteses não conclusivas de que esse material em contato com o calor e com alimentos protéicos forme compostos cancerígenos.

Entretanto, segundo a opinião de especialistas, a fabricação de panelas no Brasil melhorou muito na última década, com o uso de novas ligas e revestimentos e maior controle sobre a toxidade, mas, ainda, há rumores de que existem pequenos fabricantes que usam sucatas para fundir panelas, o que pode ser extremamente perigoso a saúde.

Sendo esse objeto tão necessário para a população e possuindo vários formatos os quais vão se adaptando as necessidades do homem.

 Considerando a população solteira do Brasil a qual vem crescendo , propondo-se o dimensionamento para fabricação de uma frigideira multiuso de aço inoxidável por está entre os materiais que recebem menos objeções para a fabricação de panelas elas distribuem uniformemente o calor e cozinham mais rápido os alimentos, possibilitando economia de tempo e energia. Além disso, não há suspeitas de que o material possa causar mal á saúde e é de fácil limpeza. Em função da durabilidade e da resistência, as panelas em inox são consideradas melhor ”custo-benefício”. E a panela em questão possui também várias divisões as quais visam facilitar a vida de todos que a utilizarem.

2. PROBLEMA PROPOSTO

Com o desenvolvimento da humanidade veio à vida moderna, conceituada de como dinâmica, pois ao longo de sua evolução a população humana altera suas necessidades e hábitos, entre eles está à busca pela praticidade em vários sentidos um entre eles, é a rapidez na preparação de alimentos que pode ser adquirido através da criação de novos utensílios que facilitem desde a preparação de vários alimentos ao mesmo tempo até a sua limpeza, principalmente entre as pessoas solteiras e que moram sozinhas.

A falta de tempo em virtude do dinamismo da vida moderna tornou a busca pela praticidade ainda maior na vida dessas pessoas e o numero dessa parte da população aumentou 68,3% no Brasil na primeira década do segundo milênio, segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 sendo esse aumento correspondente em grande maioria são homens correspondendo a 3,5 milhões de domicílios, sendo o total geral por região, mostrado na tabela abaixo:

[pic 1][pic 2]

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. CONDUÇÃO DE CALOR:

A condução é o processo de transferência de energia das partículas mais energéticas para as partículas de menos energia. Para a condução do calor, a equação da taxa de transferência de calor é conhecida como a Lei de Fourier, onde o fluxo de calor qx na direção x, em W/m, é dado pela Equação 1:

qx= -(kx.A. ΔT)/Δx          

onde kx é a condutividade térmica do material (W/mK) e T a sua temperatura (K).

3.2. PROPRIEDADES TÉRMICAS DO AÇO INOXIDÁVEL:

3.2.1. CONDUTIVIDADE TÉRMICA

Em termos práticos, a equação de Fourier nos mostra que, para uma taxa de calor constante, quanto maior a condutividade térmica, menor o gradiente de temperatura, ou seja, menor é a variação da temperatura ao longo do comprimento. Para o caso da panela, menor a variação de temperatura ao longo do raio. O valor da condutividade térmica para cada material utilizado na fabricação das panelas estudadas é apresentado a seguir.

3.2.2. AÇO INOXIDÁVEL AISI 304: K= 16,4 W/MK

Levando em consideração as dimensões da panela em estudo e o coeficiente de condutividade térmica, podemos dizer que a haverá uma ótima distribuição de temperatura ao longo dos raios e das paredes, em um regime próximo ao estacionário.

Cálculo da condução de calor: Analisaremos o comportamento do fluxo de calor na panela em função da temperatura dentro da panela. Para isso, foi utilizado o software MATLAB. 

[pic 3][pic 4]

Dados da panela:

K=16,4 W/mK

Asecção=0, 043 m²

ΔT= Texterna-Tinterna

A temperatura externa será a máxima temperatura que uma chama de gás de cozinha pode gerar, quando em contato com o AR: 1927 ºC. E a temperatura interna pode ser variada, de acordo com o calor e vazão exigidos pelo gás e alimentos durante o seu preparo, portanto irá admitir-se a temperatura do óleo fervente que é de 250ºC Para que possamos analisar o fluxo de calor em função dessa variação, a temperatura interna a ser utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com