TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descrever e Definir IHM

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

– Descrever e definir IHM

Pode ser denominada a ciência que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias que tem como objetivo maior aprimorar a relação entre homens e máquinas tornando a vida diária dos humanos mais fácil. Dessa maneira, a IHM estuda maneiras para melhorar a experiência do usuário com máquinas, aprimorando assim, a usabilidade, conforto, acessibilidade, produtividade e eficiência.

– Discutir e argumentar sobre a importância da IHM

A IHC preocupa-se em projetar, avaliar e desenvolver, sistemas que proporcionem a maior interação possível. Esta área de estudo, além dos aspectos computacionais da interface, considera também que fatores humanos tais como: a percepção visual, a psicologia da leitura e o modelo mental do usuário, pode afetar diretamente na interação entre o usuário e a máquina.

O usuário é o componente central para desenvolvimento das tecnologias. Sendo assim é importante o estudo das pessoas, atividades e contextos onde estas tecnologias serão usadas

– Descrever os objetivos da IHM relacionados com a produtividade e segurança dos sistemas interativos

Produtividade de um sistema se refere ao quanto um sistema oferece o conjunto de funcionalidades necessárias para os usuários realizarem suas tarefas.

Segurança no uso se refere ao grau de proteção de um sistema contra condições desfavoráveis ou até mesmo perigosas para os usuários. Trata-se principalmente de como evitar e permitir que o usuário se recupere de condições de erro com consequências sérias para seu trabalho ou para sua saúde.

– Descrever a evolução histórica da IHM

Anos 40

Mecânica e Eletromecânica, sem retorno visual, Usado somente para cálculo.

Anos 50 e 60

Válvulas e Transistores, Uso de painéis como retorno visual e um usuário por vez utiliza a máquina.

Anos 70 e 80

Tecnologias de Hardware

Circuito Integrado, Monitores monocromáticos e de uso compartilhado

Anos 80

VLSI – Nova geração de circuitos integrados, Monitores coloridos tornam a interface mais agradável e computador pessoal para um usuário Único

Anos 90

Diversas tecnologias: computadores portáteis, redes de computadores, telas sensíveis ao toque, palms, etc. e usuários conectados a redes, sistemas distribuídos.

– Quantificar os benefícios da IHM

Fáceis de manejar, redução de custo, energia e fiação, melhor habilidade de controle e comando, portáteis e com telas multi-touch e todos os sistemas conectados e com acesso móvel

– Enumerar as disciplinas que contribuem para a IHM

Informática, psicologia cognitiva, psicologia social e organizacional, ergonomia e Fatores Humanos, linguística, inteligência artificial, entre muitas outras.

– Reconhecer que para a IHM são necessários um conjunto de valências e conhecimentos

Os benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com