TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir conceito de comportamento organizacional

Tese: Definir conceito de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Não é difícil pensar em Comportamento organizacional, pois é o estudo da estrutura do funcionamento e o desempenho das organizações dos indivíduos, dentro de uma organização, seja ela uma sala de aula, ou uma empresa. É o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional; É importante compreender que o CO não busca leis validas universalmente, uma vez que compreende que o comportamento humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingenciais.

A finalidade deste trabalho é expor como funciona uma organização, vale apena verificar este belo tema.

(Etapa um)

Definir conceito de comportamento organizacional.

O conceito de comportamento organizacional baseia- se na administração do ser humano dentro de uma organização (seu local de trabalho) onde vários fatores podem contribuir para um bom comportamento, para incentivar a produtividade para saber superar as pressões sociais, econômica ter o comportamento é geralmente imprevisível.

A compreensão do comportamento organizacional, nunca foi tão importante para os administradores para analisar melhor seus funcionários, pois é fácil julgar sem conhecer!

Existem as variáveis dependentes que são fundamentais para comportamento organizacional que são: a produtividade o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

(Um) Produtividade: Uma fabrica é produtiva quando conseguem atingir seus objetivos obtendo resultados bons, entregas 100% no prazo, na data solicitada do cliente.

(Dois) O absenteísmo: O não comprimento do funcionário com o seu trabalho faltam sem justificar, o que causa um transtorno sobre a empresa.

(Três) Rotatividade: Uma troca constante de funcionários no qual deixa a organização sem foco, pois gera um alto custo para a empresa.

Um grande desafio para o uso do comportamento organizacional é aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos da empresa.

Melhorar habilidades: A motivação procurar entender o funcionário, a não agir muitas vezes pela emoção e sim pela razão, ser justo.

Podemos definir comportamento organizacional como uma “cultura” que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro de uma empresa, padronizar uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

Com o foco no estudo do comportamento humano em ações e atitudes de cada individuo, em atingir a cidadania organizacional, o comportamento organizacional explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê eventos futuros , e através de uma ação especifica, estabelece resultados, controla a contribuição integra do comportamento humano nas organizações.

Comparação entre autores e suas definições sobre CO (Etapa1)

Dentre os temas tratados pela abordagem contemporânea, no estudo do comportamento organizacional destacam-se: motivação para o trabalho em equipe, formação de times, liderança, influencia, poder e política, gestão de conflitos, cultura organizacional, comunicação interpessoal, mudança e desenvolvimento organizacionais, valores, atitudes, negociação, aprimoramento de desempenho, percepção, diferenças individuais, gerentes globais, foco nas pessoas, resistência e mudanças, gestão da diversidade e comprometimento organizacional.

O comportamento humano tem como níveis básicos de analise o individual, o grupal e organizacional. O nível individual é a unidade de analise da psicologia, o grupal é a primeira unidade de analise da sociologia e é também a unidade de analise da psicologia social, o nível organizacional é a segunda unidade de analise da sociologia, com a contribuição da filosofia acrescenta- se o nível da sociedade.

No Brasil, de acordo com Siqueira (2008), os estudos iniciais sobre comportamento organizacional datam os anos de 1970, abordando, em especial satisfação e motivação no trabalho. A autora ressalta que atualmente os temas são investigados por meio de trabalho de conclusão de cursos de graduação e de especialização, dissertações de mestrados e tese de doutorado; livros sob forma de manuais são variados e denotam a riqueza que vem sendo aglutinada ao campo de conhecimento.

Por sua vez, a gestão de pessoas contempla o estudo do conjunto de políticas, praticas e instrumentos, definidos por uma organização para pautar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho e busca a interação interdisciplinar para a compreensão do comportamento organizacional. Fischer (2002:10), ao comentar sobre a evolução do processo de gerir pessoas nas organizações enfatiza: “no campo empírico, nossas pesquisas no Brasil revelam que nove entre dez formadores de opinião na área de Recursos Humanos acreditam que as políticas e as praticas de gestão de pessoas diferem das utilizadas há dez anos”.

Com tal evolução e, a partir do ganho de espaço do comportamento humano na teoria organizacional surgiu o conceito de modelo de gestão de pessoas, assumindo como missão prioritária a identificação de padrões de comportamento coerentes com o negocio da organização.

Por modelo de gestão de pessoas “entende-se a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho’’ (Fischer, 2002:12)”. As estratégias, princípios, políticas e processos de gestão definidos pelas organizações dos estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham.

Os desafios da evolução do conceito de gestão de pessoas surgem, em ultima instancia uma deliberação de mudanças em nível comportamental nas organizações (Albuquerque, 1999). Historicamente, os modelos de gestão de pessoas são classificados e articulados como: departamento de pessoal, gestão estratégicas, vantagem competitiva ou por competência do comportamento.

Nesse modelo, casado (2002:257) Enfatiza o desafio do gestor na identificação dos norteadores de comportamento de seus subordinados, “assumindo a natureza intrínseca e” individual da motivação de modo a gerir a direção da energia que naturalmente se encontra dentro de cada um no sentido compatível com os objetivos das organizações e com o crescimento de cada integrante de seu grupo de trabalho’’.

A interseção entre a espiritualidade, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com