TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desempenho Ambiental

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

Disciplina: Gestão Ambiental[pic 1]

Avaliação de Desempenho Ambienta

            ACADEMICOS:

Disciplina: Gestão Ambiental

Evolução da Gestão Ambiental

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão Ambiental apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento

[pic 2]

SUMÁRIO

OBJETIVO

        9

1        AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL        

2        INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL        

3        NBR ISO 140031        

4        METODOLOGIA DOS MODELOS DE AVALIAÇAO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL        

5        ETAPAS DA ELABORAÇÃO DO MODELO DE AVALIAÇAO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL        

6        LEVANTAMENTOE DOS ASPECTOS AMBIENTAIS        

7        QUANTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS        

8        CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS        

9        DETERMINAÇÃO DOS PARAMETROS DE DESEMPENHO.        

                

CONCLUSAO        16

REFERENCIAS         17

RESUMO

Este trabalho descreve a como funciona a Avaliação de Desempenho Ambiental discute a evolução do ambientalismo, mostra métodos de Avaliação e sua utilização, qualifica e quantifica impactos para achar as ações corretivas e mitigar os impactos.

OBJETIVO

Mostrar como a Avaliação de Desempenho Ambiental pode melhorar os processos da organização para que possamos mitigar os impactos gerados visando atender os requisitos legais para que possamos ter uma sadia qualidade de vida e garantir o meio ambiente para as futuras gerações.

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL

A partir da revolução industrial tinha se uma visão de crescimento a qualquer custo não se precupando com a poluição, com o decorrrer dos tempos e os impactos gerados no meio ambiente passaram a se preucopar, passamos por diversas conferencias onde foram tratados assuntos ambientais de teor mundial diversos paises participaram, foram traçadas metas para cada pais cumprir, surgiram protocolos onde obrigavam os paises a cumprirem seu papel ambiental surgiu então o sistema de gestão ambiental e a Avaliação de Desempenho Ambiental.

Segundo Mendes:

A Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) é um processo e um instrumento destinado a auxiliar as decisões da Gestão relativamente ao desempenho ambiental de uma organização através da seleção de indicadores, recolha e análise de dados, avaliação de informação em função dos critérios de desempenho ambiental, relato e comunicação, e da revisão e da melhoria periódica deste processo.

Contudo, é um instrumento criado para avaliar o desempenho ambiental de cada organização, criado para mensurar quantificar e controlar melhor a questão ambiental nas empresas visando diminuir impactos ambientais.

Para termos uma avaliação desempenho ambiental de qualidade precisamos de um sistema de gestão neste caso o sistema ISSO 14001 onde  é definida a política com metas e objetivos,  feito todo planejamento do sistema, criado todo controle dos processos da empresa,  implantado o sistema, divulgado entre todos da empresa, é gerado registros, quantificados, qualificados os processos com versões sempre melhoradas, a partir daí geramos verificações dos processos melhorando a tomada de decisão e por ultimo passamos pela analise da administração onde o sistema é revisado revisão de acordo com realidade da empresa visando sempre melhoria continua assim completa o ciclo do sistema. Com o sistema montado e rodando passamos por auditoria onde a empresa recebera a certificação.

[pic 3]

  1. INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL

        Indicadores são ferramentas que permitem a obtenção de informações, quantificam, e qualificam ajudam as organizações a monitorarem processos, visando alcançar a meta traçada do sistema, através dessa ferramenta pode se gerar tratamentos diretos ao processo da organização melhorando a tomada de decisão, visando somente a melhoria continua. 

Possuímos vários indicadores dentre ele temos:

  • Indicadores de Política
  • Indicadores de Requisitos legais
  • Indicadores de Objetivos e metas e programas
  • Indicadores de Recursos, Funções, Responsabilidades e Autoridades
  • Indicadores de Competências, Treinamentos e Conscientização
  • Indicadores de comunicação Preparação e resposta a emergências
  • Indicadores de avaliação dos requisitos legais
  • Indicadores de não conformidades, ação corretivas, e ações preventivas
  • Indicadores de Aspectos ambientais
  • Indicadores de controle operacional
  • Indicadores de monitoramento e medição

Atraves dos indicadores podemos identificar setores falhos e melhorar os processos, podemos quantificar e qualificar cada setor, geramos dados onde pode ser identificada a falha e gerando uma ação e tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (486.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com