TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentavel

Por:   •  8/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.000 Palavras (20 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 20

Desenvolvimento sustentável Sustainable development

Kyldare Gonçalves Leitão

RESUMO

Em toda a história temos visto os seres humanos com a procura do progresso e em busca dele vem destruindo a natureza, temos que falar um pouco de como podemos evitar a destruição eminente que pode acontecer com tanta rapidez. Através de projetos e planos para melhorias de nosso planeta e de futuras gerações Temos que reaver a saúde ambiental de nosso planeta com a tecnologia que hoje possuímos. No Brasil assim como em outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem não tem crescido com muito animo. Uma coisa que temos que concordar é que os recursos naturais são finitos e se não cuidarmos vai acabar, o desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos para o futuro. O desenvolvimento sustentável significa obter o crescimento econômico necessário, assim assegurando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento social para os dias de hoje e para o futuro. Vamos olhar para o futuro com a consciência que um dia nossos filhos e netos um dia poderão sentir o descaso que nos temos no presente com o planeta nós vivemos. Com a globalização vemos que vários países já se preocupam e começam a entender que depende apenas de nós e já estão fazendo tudo que podem para melhorar o quadro em que nos encontramos atualmente. Devemos montar uma aliança com responsabilidade do Estado e empresarial, com ajuda de todos os países e se necessário até da ONU para garantir um desenvolvimento social onde todo crescimento deve ser de forma regrada e não desmedida como tem sido ao longo dos tempos.

Palavras chaves: desenvolvimento sustentável, gerações futuras, desenvolvimento social

ABSTRAT  Graduando em engenharia civil-FFB. E-mail: kyldareleitao@hotmail.com Trabalho sob orientação do professor Jose Soares. Fortaleza, 2018.

Throughout history we have seen humans with demand and progress in his search is destroying nature, we have to talk a little about how we can prevent the imminent destruction that can happen so quickly. Through projects and plans for improvement of our planet and future generations We have to recover the environmental health of our planet with the technology we have today. In Brazil and in other emerging countries, the issue of sustainable development has has not grown much courage. One thing we have to agree is that natural resources are finite and not care-we will end, sustainable development is one that does not exhaust the resources for the future. Sustainable development means getting the necessary economic growth, thus ensuring the protection of the environment and social development for today and for the future. Let's look to the future with the awareness that one day our children and grandchildren may one day feel the neglect that we have at present with the planet we live. With globalization we see that many countries have been concerned and begin to understand that depends only on us and are already doing everything they can to improve the framework in which we are today. We put together an alliance with responsibility of the state and business, with the help of all countries and if necessary to UN to ensure social development where all growth must be orderly way and not excessive as it has been over the years.

Key words: sustainable development, future generations, social development.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

O desenvolvimento sustentável é um crescimento que preserva o meio ambiente. Garantindo um modelo de vida melhor para gerações futuras.

No Brasil o desenvolvimento sustentável cresce de forma ainda muito lenta porque muitas empresas ainda visam muito o lucro ( como tem que ser em países capitalista como o nosso) mesmo tendo aumentado a consciência ambiental e em questão de âmbito social e sabendo o dano que pode ser causado por algumas formas de resíduos que possam vir a ser despejados na natureza.

Não podem esquecer que tem que haver uma harmonia entre a economia e o meio ambiente, que o uso dos recursos da natureza tem que ser mais racionais.

Uma sociedade sustentável tem que conseguir suprir a produção e o consumo para não comprometer as bases de um crescimento de futuras gerações.

A boas maneiras e até formas baratas para ter um avanço considerável no uso de recursos naturais, como o exemplos coleta seletiva de lixo. É comum ver em diversos ambientes e locais diversos tipos de lixeiras. E vemos que a iniciativa existe, mas não vemos dos nossos governantes uma ajuda nesses casos, porque em muito desses casos todos as sacolas de lixo vão para o mesmo local (o lixão municipal), deveria ver um incentivo do estado para que pudéssemos ver melhorias em nossas cidades.

São essas simples técnicas que podem incentivar que devemos fazer e investir para melhorar nossa qualidade de vida. Assim como essa forma temos varias outras que ajudariam o nosso crescimento. Uma região como a nossa deveriam incentivar a energia solar em cada local, porque o sol que nos temos não cessa e não seria por falta dele que a produção pararia.

Até aqui não tínhamos visto nenhuma fase da história, o ser humano teve tanto poder e facilidade de interferir nos ciclos da natureza e de mudar ecossistemas vitais quanto o revelado pela nossa sociedade atual. Os problemas ambientais aumentaram nas últimas décadas, estão intimamente relacionados com o comportamento humano. Contudo, neste panorama, o desenvolvimento sustentável aparece como sugestão de um novo método que permite equilibrar a relação do

homem com a natureza e as relações dos homens entre si para uma melhoria no convívio humano e no nosso ecossistema.

Aqui tentaremos mostrar uma transformação recente no campo de disputas do ambientalismo da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com