TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA FADIGA HUMANA

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.709 Palavras (19 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 19

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

 [pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

RESUMO

                

Frank Bunker Gilbreth, um dos fundadores do Taylorismo, juntamente com sua esposa Lilian Moller Gilbreth, foram pioneiros no estudo dos tempos e movimentos, buscando entender os hábitos de trabalho dos empregados da indústria, encontrar meios e desenvolver métodos com os quais fosse possível aumentar a produção.

Palavras chave: Gilbreth, Lilian, Tempos, Métodos, Movimentos.

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

LISTA DE TABELAS E FIGURAS        

1        INTRODUÇÃO        

2        BIOGRAFIA        

3        ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA        

4        PROPOSTA DESENVOLVIDA        

5        A FÓRMULA DE EFICIÊNCIA        

6        O ESTUDO DA FADIGA HUMANA        

7        CRITICAS DE OUTROS AUTORES        

8        CONCLUSÃO        

9        BIBLIOGRAFIA CITADA        


LISTA DE FIGURAS

Figure 1 - Lilian e Frank Gilbreth  - 6

Figure 2 - therbligs - 10                                             

  1. INTRODUÇÃO

        Denominada hoje de cronoanálise, tempos e métodos ou métodos e processos, os estudos e métodos desenvolvidos por Frank Gilbreth, foram sem dúvida um “divisor de águas” na Administração cientifica, gestão da qualidade, saúde e segurança do trabalhador e produtividade. Neste estudo iremos rever um pouco da história deste gênio, os métodos desenvolvidos e ganhos obtidos com a aplicação das rotinas e organização de processos.

[pic 9][pic 10][pic 11]

  1. BIOGRAFIA

Frank Gilbreth, nascido em 1868 em uma família de fazendeiros, foi um dos primeiros a defender o conceito da administração científica e o pioneiro no estudo dos movimentos. Gilbreth não ingressou na educação formal após o término do colegial, começando a trabalhar como pedreiro aos 17 anos após a morte de seu pai. Tornou-se empreiteiro, inventor e evoluiu até a posição de gestor de processos administrativos.

Sua motivação veio ainda quando jovem ao buscar meios de tornar o serviço de um pedreiro mais fácil e rápido; denominado por ele mais tarde como estudo do movimento, que visava reduzir o número de ações ao executar uma atividade aumentando assim a produtividade e reduzindo o esforço do operário.

Não podemos deixar de citar sua esposa, Lilian Moller Gilbreth nascida no ano de 1978 em Oakland, no estado da California. Foi uma aluna brilhante no ensino médio, decidindo estudar literatura e línguas posteriormente, atitude que primeiramente não foi aceita por seus pais. Mas com bastante insistência Lilian conseguiu se formar e alcançar, também, um mestrado em literatura e um doutorado em psicologia.

Durante uma viagem à Europa, Lilian foi apresentada a Frank. O casamento aconteceu em 1904. Mudaram-se para Boston e lá muitos avançam aconteceram em suas experiências.

Lilian e Frank foram verdadeiros parceiros desde o início. Ambos queriam encontrar a melhor maneira para executar qualquer tarefa, a fim de aumentar a eficiência e a produtividade na indústria.

Entre as obras desenvolvidas pelo casal, quase sempre em conjunto, pois Lilian sofria com o preconceito da época, estão Concrete System (1908), Bricklaying System (1909), Motion Study (1911), Fatigue Study (1916) The Psichology of Management (1914). Este último, da autoria de Lilian, teve de ser publicado somente com suas iniciais, L.M.Gilbreth.

Frank Bunker Gilbreth não seguiu o mesmo caminho da esposa, não tendo uma vida cheia de graduações e destaques. Iniciou-se como aprendiz de ladrilheiro, trabalhou como engenheiro em Nova York e tornou-se um construtor em Boston. Começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhavam como superintendente em uma empresa de construção. Inventou muitos dispositivos, com o objetivo de evitar o desperdício de movimentos.

Frank morreu devido a um ataque cardíaco em 1924, deixando a Lilian a responsabilidade dos negócios e da família. Nota-se a grande capacidade desta mulher, ao conciliar durante toda a vida objetivos pessoais, família e profissão.

O receio em contratar uma mulher foi vencido pela empresa Macy´s, onde Lilian se destacou ao treinar todos os funcionários. Foi o primeiro passo para a sua fama, que atingiu a tal reconhecimento, levando posteriormente o Presidente Hoover a integrá-la no Comitê de Emergência para o Desemprego. Sua atuação foi de grande ajuda na Grande Depressão dos Estados Unidos.

Lilian permaneceu no campo dos estudos e da gestão até o final de sua vida, lecionando em faculdades e em Workshops. Vindo à falecer em 1972, no Arizona, aos 93 anos. 

  1. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Administração científica ou Taylorismo é um modelo administrativo desenvolvido pelo engenheiro norte americano Frederick Taylor, considerado o mentor da administração científica e um dos primeiros desenvolvedores da ciência administrativa.

O Taylorismo se caracteriza pela ênfase nas tarefas, com o objetivo do aumento da eficiência operacional. Suas ideias foram criadas no fim do século XIX porém só começaram a ser divulgadas no inicio século XX.

Os principais conceitos da administração cientificas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (582.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com