TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA GERAÇÃO DISTRIBUIDA

Por:   •  2/6/2021  •  Monografia  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONOMICA DE IMPLEMENTAÇÃO DE AEROGERADOR

Covizzi, Daiane Maria Bassetto ¹

Rodrigues, Emanoela Gomes ²

Assumpção, Nelson Bueno ³

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo estudar os conceitos referentes à Geração Distribuída, analisando seus aspectos burocráticos, ou seja, todos os processos para a interconexão da GD, conforme as novas regras para o acesso como determina o Prodist no Módulo 3; e técnicos, no que se refere à conexão, com as devidas análises de curto-circuito, fluxo de potência, proteção de sistema e demais testes de conexão e operação que venham a interferir ou comprometer a qualidade de energia; bem como as fontes renováveis de energia aplicadas a este sistema, tendo a energia eólica como exemplo de fonte de aplicação. Serão apresentados os componentes que compõem uma turbina eólica, se possuem vantagens ou não a aplicabilidade de tais equipamentos ao aerogerador em comparação a outros similares, e sua manutenção ou conservação. Por fim, será feito uma simulação de uma possível implantação de um Gerador Distribuído em uma geração doméstica conectado à rede de distribuição, considerando fatores relevantes como a disponibilidade dos recursos renováveis que é a oferta de energia, custos de implantação do projeto e o custo-benefício pela determinação do tempo em que o valor do investimento dedicado ao projeto retornará ao consumidor pela compensação de créditos, equitativando com a vida útil do equipamento.

Palavras-chave: geração distribuída, interconexão, qualidade de energia, energia eólica, aerogerador, custo-benefício, compensação de créditos.


ABSTRACT

This work aims to study the concepts related to Distributed Generation, analyzing its bureaucratic aspects, that is, all the processes for the interconnection of DG, according to the new rules for access as determined by Prodist in Module 3; And technicians, regarding the connection, with the appropriate analyzes of short circuit, power flow, system protection and other tests of connection and operation that will interfere or compromise the quality of energy; As well as the renewable energy sources applied to this system, with wind energy as an example of application source. It will be presented the components that make up a wind turbine, whether or not the advantages of such equipment to the wind turbine in comparison to other similar ones, and their maintenance or conservation, have advantages. Finally, a simulation will be made of a possible deployment of a Distributed Generator in a domestic generation connected to the distribution network, considering relevant factors such as the availability of renewable resources, energy supply, project implementation costs and cost- Benefit ratio by determining the time the value of the investment dedicated to the project will return to the consumer by offsetting credits, equaling the life of the equipment.

Keywords: Distributed generation, interconnection, power quality, wind energy, wind turbine, cost-benefit, credit compensation.

______________________

¹ Discente do 10° período de Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Votuporanga-SP.

² Discente do 10° período de Engenharia Elétrica. Centro Universitário de Votuporanga-SP

³ Docente. Centro Universitário de Votuporanga-SP.

1 INTRODUÇÃO

As crises do petróleo, e consequentemente, crises no setor elétrico e também a necessidade de produção de energia limpa introduziram fatores responsáveis por mudanças no panorama de produção de energia, com a diversificação da matriz energética. As reformas do setor elétrico brasileiro permitiram uma maior competição e estímulo no serviço de energia.

Em de abril de 2012, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, e reformulada em março de 2016, onde estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuídas aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências. Esclarece que o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. A microgeração e minigeração distribuídas de energia elétrica, são inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com