TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS DA SAÍDA USUÁRIO DE UM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA PARA FINS ESTRATÉGICOS

Por:   •  31/10/2017  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PRÉ-PROJETO DE TCC

FANOR | DEVRY BRASIL
FACULDADES NORDESTE

ENGENHARIA ELÉTRICA

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS DA SAÍDA USUÁRIO DE UM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA PARA FINS ESTRATÉGICOS.

FRANCISCO DAVI DE CARVALHO REBOUÇAS

Fortaleza, 2017.

Francisco Davi de Carvalho Rebouças

Estudo do desenvolvimento de uma plataforma de coleta e armazenamento de dados da saída usuário de um medidor de energia elétrica para fins estratégicos.

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Engenharia Elétrica da FANOR como requisito básico para a conclusão do Curso de Engenharia Elétrica.

Orientador (a): Dalton de Araújo Honório

Fortaleza, 2017.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA        5

1.2        PROBLEMA        5

2. JUSTIFICATIVA        5

3. OBJETIVOS        5

3.1 GERAL        6

3.2 ESPECÍFICOS        6

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        6

5. CRONOGRAMA        6

6. BLIBLIOGRAFIA        7


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

  1.  DELIMITAÇÃO DO TEMA

O trabalho aborda a importância da utilização estratégica das informações coletadas pelos medidores de consumo de energia, tecnologias utilizadas para isso, bem como as etapas de desenvolvimento de uma plataforma de coleta e armazenamento das informações transmitidas pelo mesmo, através da saída serial assíncrona unidirecional - saída usuário.

  1. PROBLEMA

Qual a importância estratégica de aumentar a facilidade e confiabilidade dos dados coletados pelos agentes de rua das concessionárias, os “leituristas”, em campo no combate as fraude e perdas comerciais sofridos pelas concessionárias de energia?

2. JUSTIFICATIVA

O uso consciente da energia elétrica se torna cada vez mais importante na atualidade, consequentemente, novas tecnologias surgem para atender as demandas desse mercado que demanda cada vez mais tecnologia em combate a perdas.

Um dos maiores desafios do setor de distribuição de energia, é mensurar a energia que, mesmo sendo inserida no sistema das redes de distribuição, é consumida sem ser comercializada devido a desvios, fraudes e perdas comerciais.

Atualmente, as concessionárias de energia vêm investindo mais e mais no combate a esse tipo de perdas. Em 2015, a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz , segundo seu site, aumentou o número de inspeções em seus clientes em certa de 20%. Tal aumento deve-se ao crescente número de fraudes encontradas em seus consumidores.

Estima-se que a parcela de energia recuperada, ou seja, que seria desviada de forma fraudulenta do sistema, seria suficiente para abastecer 130 mil residências durante um ano, de acordo com de acordo com artigo publicado em fevereiro de 2016 no site da companhia.

Por essa razão, justifica-se a importância de estudar e analisar o assunto sobre perdas comercias nas concessionarias e sua quantificação.

Assim, esse trabalho trará um apanhado de tecnologias utilizadas na leitura de consumo nos clientes das concessionárias de energia e mostrar o desenvolvimento de uma plataforma para coleta e armazenamento desses dados. Tendo então como finalidade, contribuir - através de suas informações - para outras pesquisas da área.

3. OBJETIVOS

Estudar o combate às perdas de energia elétrica através das ferramentas encontradas atualmente no mercado para aquisição dos valores do sistema de medição utilizado e apresentar uma plataforma que facilite a leitura e armazenamento de dados.

3.1 GERAL

Estudar o combate às perdas de energia elétrica através das ferramentas encontradas atualmente no mercado para aquisição dos valores do sistema de medição utilizado e apresentar o desenvolvimento de uma plataforma que facilite a leitura e armazenamento desses dados.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Pesquisar sobre os tipos e comportamentos das perdas comerciais de algumas concessionárias de energia no Brasil;
  • Estudar sobre as atuais ferramentas de combate a perdas no sistema elétrico;
  • Pesquisar sobre as tecnologias disponíveis no mercado para medição inteligente utilizadas por algumas concessionárias de energia;
  • Visitar concessionárias e fábricas para conhecimento e funcionamento de alguns destes equipamentos;
  • Apresentar e documentar o desenvolvimento de uma plataforma de coleta e armazenamento de dados enviados pelo medidor;

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

No que tange a metodologia, este estudo foi fruto de duas etapas: bibliográficas e de desenvolvimento.

A primeira etapa realizada através de consultas em diversas fontes, sendo as principais: livros, artigos de internet, teses, revistas, etc. Foi através dessa pesquisa que se revela a importância do tema, pois ele impacta diretamente nos gastos da concessionária, o que reflete no preço da tarifa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com