TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO SOBRE A RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO

Por:   •  20/11/2018  •  Monografia  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

LEME

2018


 RICARDO GOMES CESARIM[pic 4]

ESTUDO SOBRE A RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Anhanguera Educacional.

Orientador: Luiz Ramos


LEME

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA DE PESQUISA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

REFERÊNCIAS        7


1 INTRODUÇÃO

Pretende-se, neste trabalho, por meio da análise e apreciação crítica de bibliografia existente no meio acadêmico, mensurar os processos de corrosão de ligas de alumínio. É sabido que as ligas leves são estruturas cunhadas a partir do alumínio, em união com outros metais, tais como zinco, cobre ou magnésio (CAMPANELLI, ANCÂNTARA e SANTOS, 2011).

De acordo com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), o alumínio, “apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial” (ABAL, 2018). Acredita-se que o motivo pelo qual o alumínio não foi utilizado em larga escala antes do século XIX, seja a dificuldade de extrai-lo da natureza (CATANI e ALONSO, 1969).

Nos últimos séculos presenciou-se o nascimento e alargamento de respeitáveis esferas da indústria que muito permitiram a produção e emprego de ligas leves em larga escala. A título de exemplo, cita-se a indústria de veículos movimentados a motor de combustão interna, torres de transmissão de energia elétrica e, posteriormente, a indústria da aviação (FERREIRA, 2012).

Notou-se que, na literatura acadêmica disponível em língua vernácula, ainda são escassos os estudos acerca da corrosão de ligas de alumínio. Mesmo o alumínio sendo um material resistente à corrosão (SANTOS, 2011), acredita-se que seja de grande importância acadêmica e tecnológica o estudo sobre a corrosão de ligas de alumínio, principalmente em relação a aplicações cujo material se encontra exposto ao tempo, tais como em edifícios, torres de transmissão, navios, oleodutos, entre outros.

1.1 O PROBLEMA DE PESQUISA

É sabido que ligas de alumínio exibem ampla renitência contra o desgaste, porém, interroga-se, aqui, a viabilidade do estudo acerca de processos de desgaste corrosivo a respeito das ligas de alumínio. Questiona-se, portanto:

  1. De que forma se dá o processo de corrosão de ligas de alumínio, mediante desgaste mecânico, termomecânico ou químico-mecânico?
  2. Existem artifícios que fazem o papel de monitorar a eficácia da aplicação de mecanismos que ampliem significativamente a resistência à corrosão? Quais são eles?

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Averiguar a existência de casos específicos nos quais seja pertinente, do ponto de vista da engenharia, o estudo da corrosão de ligas de alumínio, apesar da resistência intrínseca à corrosão que estas apresentam.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

2.2.1 - Apresentar uma revisão bibliográfica que enfatize os possíveis processos de desgaste corrosivo de ligas de alumínio, bem como detalhar processos específicos de corrosão de ligas de alumínio (dando-se enfoque para processos nos quais possa eventualmente existir desgaste mecânico, podendo ser termomecânico ou químico-mecânico, correlacionando-se assim este tema com a engenharia mecânica) no qual exista a possibilidade de aplicação de tal conhecimento. 

 2.2.2 - Caso constate-se a pertinência do aumento da resistência à corrosão, apresentar mecanismos factíveis pelos quais este pode ser obtido. Caso constate-se a não pertinência, ressaltar os motivos pelos quais o aumento da resistência á corrosão é desnecessário.

2.2.3-Pesquisar sobre métodos que permitam o monitoramento da eficiência da aplicação de mecanismos de aumento de resistência à corrosão (com enfoque em ensaios não destrutivos).

 


3 JUSTIFICATIVA

De acordo com ROSA e SOARES (2009), as ligas de alumínio são utilizadas, principalmente, na construção, transporte, bens de consumo duráveis, eletricidade, maquinário e equipamento, contêineres e embalagens. É sabido também, ainda de acordo com o mesmo autor, que o alumínio possui alta resistência à corrosão por causa da ação de uma camada protetora de óxido, denominada camada passivadora, que se forma na superfície quando este entra em contato com o ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com