TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Elétrica Relatório

Por:   •  8/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Material:

Luxímetro:

Na prática exercida em sala, podemos analisar o funcionamento e a aplicabilidade de dois materiais importantes para aferição da intensidade luminosa.
O primeiro, apresentado pelo professor, foi o luxímetro. É o instrumento capaz de medir a quantidade de luzem um ambiente. O luxímetro tem função parecida com um amperímetro, porém está ligado a uma célula fotoelétrica. Para nos fornecer a medição em lux, o aparelho necessita realizar a diferença de corrente gerada pela intensidade luminosa dentro do aparelho e fazer a transformação.

O aparelho requer alguns procedimentos e cuidados na hora das medições, como por exemplo, evitar fazer sombra, ou poderá afetar o valor medido. O sensor deve estar posicionado em paralelo à superfície que desejamos medir, por exemplo, existindo uma sala com pé direito de 2,4m. Desejando saber a intensidade que chega sob uma mesa a 0,7m distante do piso, o aparelho deve ser colocado em paralelo à mesa e sua altura efetiva será de 2,4 – 0,7 = 1,7m(Plano de Trabalho).

Em sala, foi também salientado a importância de realizar medições no esquema metro a metro, já que assim será possível observar a uniformidade ou não da intensidade luminosa dentro da sala.
[pic 1]

Figura 1: luxímetro

Amperímetro:

O multímetro tem como função analisar muitas variáveis recorrentes no plano elétrico. Como por exemplo o Amperímetro ( medição de corrente elétrica ), voltímetro medição de tensão ),Ohmímetro ( medição da resistência elétrica ), Capacitância, Temperatura e outros. A importância dele na análise de luminosidade da sala de aula, foi na medição de temperatura, que influencia na efetividade das lâmpadas, na medição de corrente e tensão da rede que estão ligadas nossas lâmpadas, já que seu dimensionamento leva em consideração  o tipo de lâmpada, quantidade e espaçamento entre elas.

[pic 2]

Figura 2: MultíTest

Prcedimento:

Para a realização dos experimentos, a sala foi dividida em forma de malha com distancias de 1 em 1 metro (Figura 3), tanto em sua largura quanto em comprimento, para que assim pudesse ser medido a luminosidade de canta ponto da sala, esta foi medida por um aparelho chamado Luximetro (figura 1), e assim notou se que os pontos mais próximos da parede foram os pontos com menos luminosidade medido pelo aparelho.


[pic 3]


Figura 3: divisão da sala de 1 em 1m

Na segunda etapa da atividade desenvolvida em Sala, Foi utilizado o MultiTest, no qual teve como função medir a corrente, a amperagem, a temperatura e frequência das correntes elétricas na sala. O multitest mede a corrente elétrica por meio de 2 conectores que ao ser encaixados na tomada passam valores pelo seu monitor (Figura 4), e este mede a amperagem simplesmente por colocar a parte do instrumento que abre como um alicate em volta do fio a ser analisado (Figura 5). Observa se que o Multítest é um aparelho bastante completo.

[pic 4]    [pic 5]

Figura 4: medição de Frequência    Figura 5: Medição da Amperagem

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com