TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio de Tração

Por:   •  1/9/2017  •  Ensaio  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JOSÉ ARAUJO SANTOS NETO

JULIAN TEIXEIRA DE ASSIS

LÁZARO ANTONIO RIBEIRO DA PAIXÃO

MATHEUS DE SANTANA OLIVEIRA

MATHEUS MONTEIRO GUERRA MERGULHÃO

THIAGO

ENSAIO DE TRAÇÃO

Relatório de aula prática apresentado à Universidade Tiradentes como parte da Medida de Eficiência da disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, turma N01, do curso de Engenharia Civil.

Prof. Dr. Denise de Jesus Santos

ARACAJU/SE

05/2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVO        4

3 MATERIAIS E MÉTODOS        4

3.1 MATERIAL        4

3.2 PROCEDIMENTO        4

3.2.1 Rompimento do Corpo de Prova.        4

3.2.2 Análise do gráfico.        4

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES        5

5 CONCLUSÃO        10

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

ANEXO        12

1 INTRODUÇÃO

Resistência à tração é indicado pelo ponto máximo, limite de escoamento, da curva de tensão-deformação e informa quando ocorrerá a criação do pescoço ou "necking", ou seja, é a tensão máxima que um material pode suportar ao ser esticado ou puxado antes de falhar ou quebrar. O seu valor é dependente de fatores como a preparação da amostra, da presença ou ausência de defeitos de superfície, e da temperatura de teste e do material. Alguns materiais quebram, sem deformação plástica, no que é chamado de fratura frágil. Outros, que são mais dúcteis, incluindo a maioria dos metais, experimentarão alguma deformação plástica e, possivelmente, estiramento, formação de "pescoço", antes da fratura.

A resistência à tração é definida como uma tensão, que é medida como força por unidade de área. Para alguns materiais não-homogêneos, ou com vários componentes, a resistência à tração pode ser definida apenas como uma força ou uma força por unidade de largura.No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade é o pascal (Pa) ou a medida equivalente que é newton por metro quadrado (N/m²). Uma unidade usual nos Estados Unidos é a libra-força por polegada quadrada (lbf/pol² ou psi) ou seu múltiplo, kilo-libra por polegada quadrada (abreviadamente, ksi ou, às vezes, kpsi), que é igual a 1000 psi, e é comumente usada como medida de resistência à tração. O processo não é complexo, basicamente dois tornos aplicam tensão a um modelo puxando-o, estendendo-se a amostra até a falha (ruptura). A tensão máxima que resiste antes da falha é o seu limite de resistência à tração.

O aço GGD 1020 é um dos aços ao carbono mais comum utilizado como aço para cementação com excelente relação custo benefício comparado com aços mais ligados para o mesmo propósito. Possui excelente plasticidade e soldabilidade. Após cementação é beneficiado, mas possui menor capacidade de endurecimento, comparado com o GGD 8620, por exemplo. Ele é utilizado em componentes mecânicos de uso como engrenagens, eixos, virabrequins, eixos-comando, pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, catracas, capas.

2 OBJETIVO

Determinar o E experimental e comparer com o valor teórico (aço 1020).

3 MATERIAIS E MÉTODOS

O corpo de prova deve ser preso pelas suas extremidades nas garras de fixação da máquina. A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, além de medir contínua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes (usando um extensômetro). A amostra testada é deformada de maneira permanente, sendo geralmente fraturada. O resultado é registrado em um registrador gráfico na forma de carga em função do alongamento, essas características são dependentes do tamanho da amostra.

3.1 MATERIAL

- Máquina de tração e compressão.

- Corpos de prova de 15cm, aço 1020.

3.2 PROCEDIMENTO

3.2.1 Rompimento do Corpo de Prova.

Fixa-se o corpo de prova na máquina por suas extremidades (o corpo de prova é preso por garras), numa posição que permite ao equipamento aplicar-lhe uma força axial de tração.

A máquina de tração é hidráulica, movida pela pressão, e está ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova. Os valores obtidos do corpo de prova são enviados para um software. E este traça um gráfico de tensão por deformação.

A força de tração é aplicada até haver ruptura do corpo de prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (730.8 Kb)   docx (465.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com