TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equipamentos Eletromecanicos

Por:   •  8/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS

Equipamentos Eletromecanicos                                                                                                         semestre 20.1

Prof. João Paulo Cerquinho Cajueiro                                                 23/fev/2020

Relatório 1º trabalho pratico

Mateus Souza Falcão

126.850.244-84

Resumo

A pratica da cadeira de equipamentos eletronicos consiste na analise de um sistema de motor linear desde a obtenção dos parametros necessarios, á simulação e analise do campo magnetico dentro da geometria estabelecida e por fim, a analise da velocidade do motor.

  1. Objetivo

O objetivo é obter a maxima velocidade de saída de um objeto inicialmente estacionario a partir de um motor eletromagnético linear(reilgun).

Além de apresnetar a analise de um sistema de Railgun vamos visar a aplicação de conceitos desenvolvidos até o momento da disciplina e sua explicação.

  1. Metodologia

  1. Parâmetros de projeto

        De inicio nos foi disponibilizado alguns dados relativos ao projeto, são eles:

  • Massa do projetil – 484 g
  • Campo magnetico – 0, 1 T
  • Comprimento do trilho – 1,5 m.
  • Largura do trilho e largura do nucleo do gerador de campo magnetico – 2 cm.
  • Altura do entreferro onde esta o trilho – 1 cm.
  • Maxima corrente suportada pela bobina de campo – 12 A.
  • Resistencia do conjunto projetil-trilho – 0,2 Ω.

[pic 1]

Figura 1: Vista do circuito magnético da railgun tirado do roteiro

  1. Levantamento  dos parâmetros

          Primeiro tivemos que achar o número de espiras necessarias para que se tivesse o campo magnetico com a intensidade de 0,1T, para isso foi usado a formula:

                                                                                 (1)         [pic 2]

dentre os parametros presenters na formula só não temos o valor da impedancia(R), portanto, para calcular ele foi necessario usar um circuito equevalente ao nucleo magnetico que continha resistencias equivalentes á partes do mesmo calculadas pela formula:

                                                                                  (2) [pic 3]

Por fim, temos que o circuito é:

[pic 4]

Figura 2: Esquematico do circuito.

Os seguintes calculos foram feitos a mão:

[pic 5]

Figura 3: Calculo da resistencia.

[pic 6]

Figura 4: Calculo do número de espiras.

Com isso vemos que para esse sistema eram necessarias 72 espiras. Com esse dado em mãos vamos para o FEMM, um programa de simulação que uso elementos finitos para calculos de sistemas eletromagneticos. Fizemos primeiro uma representação do sistema:

[pic 7]

Figura 5: Tela do Femm com representação do sistema.

Apos isso, simulamos e obtivemos o campo de densidade magnetica, para efim verificar se a media ao londo do percurso corresponde com a que foi calculada.

[pic 8]

Figura 6: Campo magnetico no nucleo.

Com isso obtivemos que a media do campo ao longo do percurso é de 0,0971414 Tesla, o que se aproxima bastante do valor usado, que é de 0,1 Tesla. Porém iremos buscar o número de espiras que aproxima mais ainda desse valor, por meio de testes achamos que esse valor é de 74 espiras e resultou em um campo de 0,100056 Teslas.

  1. Railgun

Nesse momento vamos atraves da aplicação disponibilizada no kaggler, o notebook jupyter, simular e plotar os graficos relacionados ao deslocamento do motor, com o objetivo de obter os parametros de velocidade, força e potencia do motor.

        O notebook jupyter trabalha nesse caso com um codigo em python disponibilizado pelo professor João Paulo Cerquinho que vai plotar os graficos e criar vetores com os dados que precisamos. Para o nosso sistema foi necessario apenas alterar alguns poucos parametros, como a massa e o campo magnetico.

Abaixo temos alguns graficos relacionados ao persurso dentro do campo magnetico:

[pic 9]

Figura 7: Grafico tensão e corrente pelo tempo.

Nesse grafico vemos que á medida que a tensão induzida aumenta a corrente diminui com o tempo. Isso se deve por conta de que a tensão induzida aumenta de acordo com a velocidade

[pic 10]                                                              (3)

 e de que a corrente é inversamente proporcional á mesma.

[pic 11]

Figura 8: Grafico velocidade e força pelo tempo.

        Aqui vemos que com a aceleração temos uma diminuição da força, isso se deve ao fato de que a aceleração diminui com o tempo, como é de se esperar e pela formula de Newton, a força é diretamente ligada á aceleração. No grafico essas curvas parecem ser retas, mas isso ocorre por conta do pequeno espaço de tempo que é levado para sair do campo magnetico.

        Tambem podemos obter que o valor da velocidade no fim do fercurso é de 7.87 m/s.

[pic 12]

Figura 9: grafico da potência pelo tempo.

        Por fim, temos o grafico da potencia no tempo, potencia essa que é principalmente mecanica devido ao movimento do motor.

        Com a potencia pelo tempo em mãos podemos calcular a integral do grafico e obter a energia ultilizada para lançar o projetil. Ultilizando comandos no codigo, obtemos que foi ultilizado 15,03J.

        Um dos problemas que nos foi passado foi achar o valor do campo que maximiza a velocidade de saida. Para isso foi necessario desenvolver um codigo que testa diversos valorer e retorna o que maximiza. Por conta de oscilações nos dados, a precisão foi comprometida, mas após a primeira analize, uma outra foi feita dentro de um intervalo menor, com uma maior precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (774.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com