TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Geológico

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. As rochas são agregados de um ou mais minerais. Desta forma, pode-se afirmar que todas as rochas são constituídas de minerais. E os minérios são um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).

2 - Porque substâncias sólidas amorfas, como propriamente os exemplos citados, carvão natural, vidro e colóides, não são cristalinas (não apresentam um arranjo interno ordenado e/ou uma composição quimica suficientemente uniforme) e portanto, não satisfazem às exigências da definição de mineral. O nome dessas substância é mineralóide, por ainda apresentarem características semelhantes aos minerais.

3 - Qualquer classificação tem por objetivo agrupar objetos semelhantes e separar os demais que forem distintos. O sistema de classificação com base no grupo aniônico apresenta vantagens significativas, sendo elas: Minerais com o mesmo radical aniônico possuem propriedades físicas e morfológicas muito mais semelhantes entre si do que minerais com o mesmo cátion. Além disso, minerais com o mesmo radical aniônico tendem a se formar por processos físico-químicos semelhantes e a ocorrer associados uns aos outros na natureza.

4 -

  1. Talco - Menor dureza.
  2. Hematita - Minério de ferro.
  3. Galena - Maior densidade.
  4. Enxofre - Elemento nativo (não mineral).
  5. Calcita - Reage com HCL produzindo efervescência.
  6. Feldspato - Mais abundante.
  7. Halita - Halogeneto, solúvel em água.

5 - A dureza é uma propriedade mecânica da matéria sólida que determina sua resistência ao risco. No campo da geologia, para quantificar a dureza de um mineral, utiliza-se a Escala de Mohs. Essa escala é formada por 10 minerais organizados em ordem crescente de dureza. Na prática, identificar a dureza de um mineral é um fator importante ao escolher o tipo de matéria prima mais adequada para diferentes produções. Um exemplo disso é a aplicação do granito na fabricação de pisos, em vez do mármore. O mármore é constituído principalmente por calcita, cuja dureza é 3, enquanto o granito é formado por quartzo e feldspato, que apresentam dureza de 7 e 6, respectivamente. Um piso composto de mármore seria facilmente riscado, o que não acontece com o granito. Para determinar a dureza de um mineral através da Escala de Mohs é necessário riscar o mineral padrão (da escala) com o mineral que se deseja classificar e verificar qual deles apresentou o risco em sua superfície. Nesse caso, o mineral risca o talco, a gipsita, a calcita e a fluorita, e é riscada pela fluorita e, desta forma, apresenta uma dureza de 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com