TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Realizado no Laboratório da Universidade Federal de Itajubá

Por:   •  29/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Itajubá[pic 1]

UNIFEI

Fenômenos de Transporte

Relatório entregue pela aluna Ana Carolina Ribeiro Gonçalves-201600519-turma 12- como requisito parcial para nota da Disciplina EME313P(Fenômenos de Transporte), ministrada pelo Professor Hélcio Francisco Villa Nova.

Itajubá - 2017


I-INTRODUÇÃO:

        O experimento realizado no Laboratório da Universidade Federal de Itajubá, tinha o propósito de verificar a variação da pressão através de um fenômeno térmico .Por fim este processo irá permitir identificar que a pressão esta diretamente relacionada com a temperatura.

           Neste experimento serão utilizados alguns equipamentos, como:

O ebulidor aparelho que é composto por um resistor elétrico é sua função ferver pequenas quantidades de água.

         Também vamos fazer o uso do  manômetro  mecânico que  é o mais indicado ,pois este  possue maior precisão e melhor configuração do aparelho, também tem mecanismo elástico, como os tubos de Bourdon.A medição pelo tubo de Bourdon é feita através de um tubo transversal unido ao reservatório de modo que o sistema feche, no interior do tubo a pressão irá variar, causando deformações que irão assumir vários formatos, que serão medidos.A diferença na forma é usada para chegar no valor da pressão do líquido em questão. Antes de realizar a medição é necessário calibrar o equipamento para que não forneçam dados errados. Neste caso do experimente o manômetro de Bourdon irá funcionar com vacuômetro.

II- DESENVOLVIMENTO:

     Equipamentos utilizados:

Descrição

Quant

Erlenmeyer 1 litro

2

Becker 2 litros

1

Rolha 13

1

Mangueira flexível 40cm

1

Ebulidor 220 volts

1

Vacuômetro 0-0,5 Kgf/cm2

1

            No experimento realizado o primeiro procedimento era completar o Becker com 2 litros de  água, em seguida usar o ebulidor para ferver a água.E depois ele coloca em cada um dos Erlenmeyers 1 litro de água, e assim aguardar a temperatura atingir o  equilíbrio. Logo em seguida retirou toda água de um dos  Erlenmeyers e nesse instante coloca uma bexiga na boca do recipiente. Após alguns minutos observamos que o recipiente com a membrana plástica a absorver para dentro do pote, neste caso pode observar que pressão permanece constante. Já no outro Erlenmeyer você deveria colocar a rolha tampando  a sáida maior  e na saída  menor colocar o Vacuômetro e esperar por  alguns minutos, neste caso a velocidade permanece constante.

[pic 2]

Figura1- Erlenmeyer com a bexiga no bico

[pic 3]

Figura 2- Erlenmeyer com  a rolha  na saída maior e a na saída menor a mangueira flexível com o vacuômetro no erlenmeyer

[pic 4]

Figura 3- Vacuômetro

[pic 5]

Figura 4 –Barômetro de Torricelli

III-MEDIDAS E CALCULOS:

   Pressão absoluta: medida em relação ao zero absoluto.

   Pressão atmosférica: pressão na superfície da Terra, que varia conforme a altitude.        Também   chamada   de   pressão   barométrica.  A  pressão atmosférica adotada nos cálculos é a em relação ao nível do mar: 1 atm =101325 Pa [Pascal]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (344.6 Kb)   docx (114.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com