TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Por:   •  17/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação

Linha de Pesquisa: Gestão da Inovação

HEBERHT ANTONIO SILVA DIAS

MODELO DE COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: ANÁLISE EXPERIMENTAL ENTRE O PROFESSOR E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Projeto de Pesquisa: Os Professores e o uso das ferramentas tecnológicas na EAD

Natal, 2020

Introdução

 Nos estágios do conhecimento, as mudanças profundas demoram a serem assimiladas e constitui em uma série de erros e acertos no tempo que fazem do progresso a busca de uma estrutura estável do mesmo conhecimento, o qual permite socialmente ser reconhecido como a base de um novo saber. No que se refere a novas tecnologias da comunicação, podemos dizer que estamos assistindo ainda a um fenômeno que reúne estas características.        

O progresso tecnológico das comunicações tem revolucionado as relações da sociedade moderna, mas ainda não sabemos de maneira verdadeira até onde chegaremos e quando o ápice dos fenômenos que se desprendem dele serão aceitos como a nova base de construção do saber.

Com a evolução tecnológica a velocidade de acesso à informação de qualquer classe tem incidido em uma modificação gradativa dos processos de comunicação mediada. Atualmente a conectividade que permite a rede não tão só põe em comunicação as diferentes pessoas, que de fato que cria espaços de relações novas, onde a informação é a base destas. A rede tem melhorado e incluído em se mesmos todos os componentes da comunicação a distância conhecidos, desde a rádio, a telefonia, fax, televisão, etc. Aglutina em uma plataforma, como se de um contêiner internacional se tratasse, todas as possibilidades que a tecnologia tem desenvolvido para que o homem se comunique, melhorando e superando em múltiplos aspectos a seus predecessores tecnológicos.

Levamos anos de incerteza na denominada Era da Informação, onde a presença tecnológica pouco a pouco tem ido avançando sobre as diversas tarefas da vida diária a nível profissional e cotidiana. As ferramentas que faz alguns anos eram difíceis de configurar, operar e despregar, hoje se voltaram flexíveis e acessíveis. Mas, é nestes últimos quinze ou vinte anos, quando se acelerou o fato presente com maior força no setor do desenho educacional e de formação profissional a distância. A cada dia mais os estabelecimentos educacionais e as empresas empregam instrumentos digitais em sua linha. Colégios e centros de ensino superior pouco a pouco têm ido compatibilizando o modelo tradicional do ensino na sala com os benefícios das novas tecnologias da comunicação para motivar, implementar, apresentar e pesquisar conteúdos e práticas que são parte da etapa de formação fundamental de cada pessoa.

As empresas, por sua vez, apontaram-se à ideia de uma formação contínua e de especialização para seus trabalhadores e executivos. A formação presencial hoje tem um competidor essencialmente tecnológico, o qual permite uma série de avanços que possibilitam a melhor relação entre o mundo trabalhista e do ensino. As autoridades da educação e os diretores das empresas têm tomado consciência das oportunidades que oferece o meio da internet e as tecnologias desenvolvidas neste, para formar alunos e empregados. Mas tal como mencionamos em um princípio, conjuntamente com o avanço, posiciona-se paralelamente um tempo em que os ensaios, provas e tentativas geram um conjunto de desacertos e confusões que formam parte da dinâmica de qualquer busca a nível intelectual.

         O manejo e desenvolvimento das novas tecnologias no campo do ensino e a formação profissional fazem necessária a evolução dos modelos de comunicação clássicos, abrindo um amplo leque de combinações e alternativas dos cursos e as plataformas destinadas à formação e ensino.  Aqui em Pernambuco as empresas e centros de educação que têm apostado mais pela formação e inserção das tecnologias, hoje reclamam a necessidade de um controle mais efetivo, tanto da qualidade, estrutura e desenho dos conteúdos que se dão, como dos modelos de planejamento e comunicação dos mesmos, ao momento de perfilar um curso destinado a uma plataforma de ensino multimídia.

Uma boa parte das razões pelas que se produziu um estancamento ou declive na confiança por parte dos usuários com respeito à eficácia e eficiência das plataformas de ensino, é pensar erradamente que o bom funcionamento em nível de sistemas tecnológicos garantiria um melhor funcionamento em nível de comunicação, seguido de um ótimo planejamento pedagógico cujo fim último é educar ou formar. Estabeleceu-se o suposto que as plataformas previstas de uma maior quantidade de ferramentas tecnológicas destinadas à comunicação e transmissão de conteúdo, seriam por sim sozinhas a efetiva substituição dos processos de interação tradicionais que se geram na sala de aulas entre professores e alunos.   Este erro, direta ou indiretamente, tem prejudicado aos usuários, pois se produziu uma reação de desconfiança e temor para as diferentes ofertas que finalmente não significavam nenhum contribua e que representaram, em seu momento, fortes investimentos para as empresas ou eliminação de pessoal nos centros acadêmicos.

A descrição anterior gera a proposta e princípio elementar da análise e estudo do trabalho de investigação.  O objetivo é determinar que efeitos tem o ambiente de um sistema de comunicação educativa disposto exclusivamente para a ensino a distância mediada por computador e suporte à rede e dessa forma sugerir um modelo de comunicação para o ensino a distância.

Perfil dos beneficiários

A formação do professor deve estar acompanhada de duas linhas curriculares, uma que aponte aos aspectos do funcionamento e domínio de software e hardwares e outra unida aos aspectos didáticos que implicam a utilização e adaptação das tecnologias ao plano do ensino. Com isso iremos realizar um estudo com professores e estudantes do ensino superior à distância das faculdades privadas da região metropolitana do Recife.

Objetivo Geral

  • Estudar os efeitos de um modelo de comunicação, criado, aplicado exclusivamente para um curso de ensino a distância.

Objetivos Específicos

  • Determinar a efetividade do modelo de comunicação proposto, para aumentar o rendimento e melhores resultados finais nos alunos e professores;
  •  Determinar a efetividade do ensino a distância utilizando sistemicamente as ferramentas de comunicação que proporcionam as TICs.

Referencial Teórico

Para a elaboração de nosso modelo partimos do interrogante feito por Castillo (1999), “Que temos entendido por comunicação no âmbito da educação?”, no qual define quatro períodos em que podemos a sua vez definir e esquematizar quatro modelos de comunicação ou formas de propor a relação de comunicação entre professor e alunos em a que se gera na aula.

Assim, mesmo recolhemos a categorização exposta por Torrealba (2004), o qual propõe que “o sistema educativo pode ser classificado segundo o critério de separação física do docente e seus alunos e assim pode ser falado de educação tradicional ou presencial e educação a distância.” Partindo desta classificação, analisa os modelos educativos e reflete um paralelismo entre estes e seus correspondentes modelos de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com