TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno de Transportes

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

         M.A.P.A.
   Material de Avaliação                                                                                                                                                                      Prática de Aprendizagem                                                                                              [pic 1]

Nome do aluno:

 Eva Monique Miranda de Santana Freitas

R.A. do aluno:

18938355

Disciplina: Fenômenos de Transporte

Formulário Padrão – MAPA de Fenômenos de Transporte

ATENTE-SE ÀS OBSERVAÇÕES AO FINAL DO ENUNCIADO NO STUDEO, AS MESMAS DEVEM SER SEGUIDAS OBRIGATORIAMENTE

a) Pesquise sobre os três processos de transferência de calor citados, explique sobre como cada um deles ocorre. Discorra sobre as diferenças entre os três processos de transferência de calor estudados, levando em consideração suas aplicações e a maneira como cada um ocorre.

R:

Condução; Ocorre através de um material condutor, pois uma energia é liberada e agita as moléculas, que transfere energia entre elas por meio das colisões, partícula para partícula, transferida de uma região a elevada temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio. Não ocorre no vácuo. No estado atual do conhecimento atribui-se a condução a três fenômenos:

a) interação molecular

b) deslocamento de elétrons livres; e

c) radiação intermolecular

Exemplo de aplicação: Fogueira.

Convecção; Ocorre quando o ar frio por ser mais denso e com moléculas menos agitadas, desce e impulsiona o ar quente a subir, ao subir e entrar em contato com o ar frio, ele esfria, desce novamente, formando uma circulação de ar. Se esses deslocamentos forem causados por diferenças de densidade devido a variações de temperatura no fluido, resulta o mecanismo conhecido como convecção livre ou natural. Porém, se forem provocados por uma força externa, é chamada convecção forçada.  Não ocorre no vácuo. Exemplo de aplicação: Geladeira.

Radiação; Ocorre quando as partículas carregadas sendo aceleradas vão liberar radiação eletromagnética. O calor entra, é absolvido e emitido novamente na faixa do infravermelho. Pode ocorrer em qualquer meio, inclusive no vácuo. Exemplo de aplicação: Estufa.

A condução e a convecção necessitam de um meio material para acontecer, enquanto a radiação pode acontecer no vácuo ou em um meio qualquer. A convecção é essencialmente uma forma modificada da condução, na qual o meio se desloca internamente.

b) Pesquise e explique processos em que cada um desses fenômenos são importantes nas indústrias, expondo de que forma cada um deles influencia o processo. Caso um dos processos industriais pesquisados envolva mais de um dos fenômenos, você pode optar por explicar todos os fenômenos envolvidos nele.

R:

Em um forno industrial para assar o produto assa através da condução, já que estará em contato com a pedra aquecida do forno e por radiação, pois existe uma energia sendo transmitida pela brasa, através de ondas eletromagnéticas na faixa do infravermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (350.2 Kb)   docx (537.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com