TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE - O USO DE DRONES E RTK PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Por:   •  3/1/2023  •  Artigo  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O USO DE DRONES E RTK PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

SENRA, B.K.A.P.1, PINTO, G.E.2, JUNIOR, N.A.O.3

1Instituição de Pós-graduação e graduação (IPOG), MBA Geotecnologias, e-mail: engbrissaparentoni@gmail.com

2Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Geociências e Engenharias, e-mail: geovana@unifesspa.edu.br

3Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Geociências e Engenharias, e-mail: neres.junior@unifesspa.edu.br

RESUMO

O uso das geotecnologias dentro da perspectiva da  mineração tem sido um forte instrumento de soluções em serviços voltados à análise ambiental, buscando facilitar diagnóstico, como exemplo o Sensoriamento Remoto, levantamentos topográfico,  fotogrametria, cartografia, banco de dados geológicos e também os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), assim podendo facilitar no monitoramento e na solução de vários problemas ligados aos interesses das mineradoras e o meio ambiente em volta. O objetivo do estudo foi apresentar a utilização de geotecnologias como o drone e RTK abordando soluções para análises voltados a Recuperação de Áreas Degradadas relacionados às atividades de mineração. O estudo realizado baseou-se em um levantamento planialtimétrico, plano de voo realizado pelo drone para identificação e levantamento de dados da área de interesse e, posteriormente, foram gerados modelos topográficos e mapas. Os dados coletados apresentados servem de apoio técnico e metodológico a serem empregados nas áreas de interesses para futuros projetos de recuperação de áreas degradadas, buscando a melhor solução.

PALAVRAS-CHAVE: Geotecnologias, Mineração, Recuperação de Áreas Degradadas.

ABSTRACT

The use of geotechnologies within the mining perspective has been a strong tool for solutions in services aimed at environmental analysis, seeking to facilitate diagnosis, such as Remote Sensing, topographic surveys, photogrammetry, cartography, geological databases and also Information Systems. Geographical Information Systems (GIS), thus being able to facilitate the monitoring and solution of various problems related to the interests of mining companies and the surrounding environment. The objective of the study was to present the use of geotechnologies such as the drone and RTK approaching solutions for analysis aimed at the Recovery of Degraded Areas related to mining activities. The study carried out was based on a planialtimetric survey, a flight plan carried out by the drone to identify and collect data from the area of ​​interest and, later, topographic models and maps. The collected data presented serve as technical and methodological support to be used in the areas of interest for future projects for the recovery of degraded areas, seeking the best solution.

KEYWORDS: Geotechnologies, Mining, Recovery of Degraded Areas.

1. INTRODUÇÃO

As geotecnologias podem ser definidas como uma gama de soluções e técnicas que auxiliam em processos de referenciamento espacial. Segundo Rosa (2005, p. 81), são poderosas ferramentas de geoprocessamento em tomadas de decisão. Em torno da temática que circunda a mineração e meio ambiente, essa gama de inovações tecnológicas vem difundindo papel crucial diante da crescente degradação ambiental. Ainda, é possível observar a importância dessas geotécnicas no processo de planejamento e gestão ambiental de ações relacionadas à exploração mineral e seu monitoramento.

 A mineração, nesse contexto, apesar de ser uma atividade de grande importância econômica, ainda provoca uma série de impactos ambientais e exige um controle rígido tanto do ponto de vista social quanto ambiental. Ademais, envolve outros pontos estratégicos como a ocupação do território e aspectos legais e tributários. Dessa forma, é fundamental aliar os produtos gerados pelo geoprocessamento à mitigação desses agravos ao meio ambiente.

 Assim, o uso da topografia, do Sensoriamento Remoto e do Posicionamento Global por Satélite – GPS/GNSS, associadas ao uso de Veículo Aéreo não Tripulado – VANT e à Sistemas de Informação Geográfica – GIS, formam um arcabouço de ferramentas essenciais nesse processo. Soma-se a isso, a maior disponibilidade de dados geográficos por parte dos órgãos governamentais e do setor privado, que segundo (MOORE; GARZÓN, 2017 p. 66), tornam o mapeamento feito por pessoas, comunidades e organizações com poucos recursos e treinamento técnico mais acessível e viável.

 

  1. PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – RAD

De acordo com Ribeiro (2010), os efeitos de cada processo ocorrem sobre área de influência direta do empreendimento, considerada como a sub-bacia hidrográfica, causando uma modificação do terreno e alteração da paisagem nos aspectos topográficos, vegetativos e hídricos. É considerado também a alteração intensa da área minerada e das áreas vizinhas, onde são feitos os depósitos de estéril e de rejeito. Outro problema é o abandono da área minerada, seja por exaustão da jazida ou por questões de viabilidade econômica (TAVEIRA, 2003). Esses estão entre os principais impactos ambientais causados pelas mineradoras.

 Segundo Dias (2001), a avaliação de impactos ambientais oriundos da mineração é feita de acordo com o meio que agridem, ou seja, antrópico, biótico e físico. No meio antrópico os efeitos gerados oriundos da atividade de mineração são o impacto visual, o ultralançamento de fragmentos de rochas, o abandono da lavra, as mudanças na forma do relevo, os impactos na saúde e o desconforto ambiental.

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADA POR BARRAGEM...

1.2. GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Dentro da perspectiva da  mineração, as geotecnologias tem sido um forte instrumento de solução em serviços voltados à análise ambiental, que buscam facilitar um diagnóstico extenso, usando como exemplo o Sensoriamento Remoto, a utilização do estudo topográfico, da fotogrametria, cartografia, banco de dados geológicos e também os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), podendo facilitar no monitoramento e na solução de vários problemas ligados aos interesses das mineradoras e o meio ambiente em volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com