TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Operações e processos

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Gerenciamento de Operações e Processos

O que é:

Cada organização tem uma gama de operações e de processos que são realizados periodicamente. Uma operação tem como objetivo gerenciar a finalidade principal de um negócio – produzir algum produto ou serviço. E cada componente da operação é um processo, de tal forma que todos os processos são gerenciáveis.

Porém, processos diferentes devem ser gerenciados de maneiras diferentes, mas mesmo assim, os gerentes de cada processo usam conjunto de atividades comuns para gerenciá-los. Essas atividades são:  direcionar a estratégia global da operação; projetar produtos, serviços e processos; planejar e controlar o processo de entrega; desenvolver o desempenho do processo.

Como definir uma operação:

Tipo de Operação

Entradas?

O que é feito?

O que é gerado?

Linha área

Aeronave

Pilotos e tripulação

Passageiros

Move os passageiros ao redor do mundo

Passageiros e cargas devidamente transportadas

Como definir um processo:

Tipo de processo

Saídas do processo

Clientes para saídas

Função organizacional

Planejamento de rota de voo

Plano de voo

Escalas

Abastecimentos

Torre de comando

Caminhões de abastecimento

Horário de chegada

Logística

Qual a função de uma estratégia de operação?

A função principal da estratégia de uma operação é manter uma vantagem a longo prazo dentro de uma equipe, já que se os processos forem desconexos, todo projeto não terá uma direção coerente, se afastando do planejamento inicial do negócio ou em decisões conflitantes.

Metodologia adotada para cumprimento da estratégia de operação: [pic 1]

Modelo de aplicação em operações na Equipe Skywards UFVoa:

[pic 2]

A partir da elaboração do planejamento estratégico como na figura acima, é possível compreender quais serão os objetivos para cada operação. Então entra em cena o setor de Gerenciamento de Operações e Processos, que será responsável pelo planejamento teórico, na figura, a área de Objetivos e Planos Operacionais.  O setor realizará divisão de tarefas, estabelecendo quais serão e quando serão as entregas de cada atividade; o acompanhamento do processo de execução do projeto, com a otimização do processo em tempo real; e o encerramento do processo, com anotação dos resultados obtidos, a metodologia utilizada e quem participou. Ou seja, a função do setor é avaliar quem estará comprometido com o processo, estruturar as etapas do processo, analisar maneiras de otimizar o andamento do projeto, desenvolver a técnica adequada para implantação, e por fim, a entrega da atividade.

O método de gerenciamento será bem próximo do descrito no modelo PDCA, mostrado abaixo:

[pic 3]

Além disso, será utilizada a técnica de “Empowerment”, para otimizar a tomada decisões. Esse método consiste em dar liberdade, após definidas as etapas do processo, de cada funcionário planejar e controlar suas próprias atividades, assumindo também os riscos e a responsabilidade de tomar decisões que anteriormente seriam somente função do Líder da Gestão.

A seguir, serão exemplificadas ações que podem ser realizadas diretamente na Equipe Skywards UFVoa, pelo setor de Gerenciamento de Operações e Processos.

  1. Planejamento Estratégico

É possível que o setor de Gerenciamento de Operações e Processos realize o planejamento estratégico, definindo a missão, visão, estratégia e objetivos da equipe. E também, semestralmente, avalie o cumprimento dos objetivos e realize alterações necessárias para que os objetivos estejam aliados a estratégia inicial.

  1. Operação de vendas de camisas

O Setor definiria:

  • Elaboração de modelo

- Quais pessoas irão elaborar o modelo

- Data de entrega do(s) modelo(s)

  • Realização de pesquisa simples de interesse sobre o modelo

- Quem iria realizar a pesquisa

- Data de entrega do resultado

  • Realização do Orçamento

- Quem irá realizar o orçamento

- Até quando ficará pronto o orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (128.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com