TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excelentes tecnologias em gerenciamento de processos

Projeto de pesquisa: Excelentes tecnologias em gerenciamento de processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

ta atividade, temos como objetivo oportunizar aos alunos a construção de um Plano de Negócios, englobando os assuntos tratados nas disciplinas de “Empreendedorismo e Plano de Negócios”, “Administração Estratégica e Sistemas de Informações” e “Direito Empresarial e Trabalhista”.

ORIENTAÇÕES

• O trabalho será realizado em equipes, contendo de 02 (dois) até 05 (cinco) alunos. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas que ocorrem no semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se que a Biblioteca digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); • O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. • O trabalho deve ser postado no portfólio, na pasta especifica. • Lembre-se que seu tutor eletrônico está à disposição na sala do tutor, para orientações. • Estejam atentos aos prazos e observem que o aluno responsável pelo cadastramento da equipe deve buscar orientações junto ao tutor de sala para realizar tal atividade. • ATIVIDADE: Observem e sigam o roteiro de desafios proposto pelos professores em cada disciplina.

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

Nesta Produção Textual o grupo deverá elaborar um Plano de Negócios (empresa fictícia), para isso é necessário primeiramente que o grupo escolha uma proposta de empresa a se trabalhar. Busque escolher uma proposta de empresa de comércio, serviço ou indústria: • Comércio. (Ex.: padaria, lanchonete, loja de confecções, outros). • Serviço. (Ex.: lan house, serviços de jardinagem, outros). • Indústria. (Ex.: indústria de detergentes, indústria de confecções, outros).

Quanto ao porte da empresa, é interessante que se opte por uma proposta de micro ou uma pequena empresa.

Segundo classificação do porte de empresa utilizada pelo Sebrae:

Microempresa I) na indústria e construção, até 19 funcionários. II) no comércio e serviços, até 9 funcionários.

Pequena empresa I) na indústria e construção: de 20 a 99 funcionários. II) no comércio e serviços, de 10 a 49 funcionários.

O Plano de Negócios representa um documento de suma importância para as organizações enfrentarem os desafios atuais de gestão, considerando- se a conjuntura econômica que se apresenta e o contexto de competição globalizada.

Trata-se de um documento que analisa a viabilidade de abertura de uma nova empresa, lançamento de um novo produto ou aplicação de um investimento a ser feito. É um documento executivo que caracteriza o negócio

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

empresarial, detalha sua operacionalização, delineia suas estratégias, projeta suas receitas, despesas e resultados financeiros.

No caso específico deste portfólio, o Plano de Negócios a ser desenvolvido tem como foco a criação de uma nova empresa (fictícia), portanto pense em um ramo em que gostaria de atuar e no tipo de empresa que gostaria de abrir. Importante, seu grupo será a equipe de gestão e até de funcionários desta empresa a ser criada.

Há uma estrutura mínima e capítulos a serem desenvolvidos no Plano, mas não será necessário elaborar todos os capítulos para a conclusão deste trabalho, por isso leia tudo com muita atenção:

Resultado do Negócio

Figura 1: Capítulos de um Plano de Negócios

Fonte: Do autor

1) Sumário Executivo

2) Missão/Visão do Negócio

3) Equipe de Gestão

4) Análise Estratégica

5) Marketing e Vendas

6) Estrutura e Operação

7) Plano Financeiro

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

Identificação de uma boa oportunidade

A elaboração de um Plano de Negócios deve contar com o envolvimento e participação da equipe que irá implantá-lo, portanto é necessária a participação de todos do grupo.

O Business Plan ou Plano de Negócios é um documento que deve refletir a realidade do mercado-alvo da empresa a ser criada, as perspectivas e a estratégia dessa empresa, bem como seus resultados projetados após sua implantação. Deve responder basicamente as seguintes questões: que empresa sou?; o que faz a empresa?; como faz?; para onde vai?; e qual o objetivo da elaboração e apresentação do plano?

Em suma, é essencial que você compreenda que esta ferramenta tem como objetivo maior, além do estudo de viabilidade do novo negócio, a redução da probabilidade de erros por falta de planejamento.

ESTRUTURA DO TRABALHO O Plano Financeiro é o capítulo conclusivo de um Plano de Negócios, pois demonstra objetivamente sua viabilidade, mas ele não é o foco deste trabalho de portfólio.

Cada um dos capítulos mencionados na figura 01 tem suas definições- chaves, e trabalharemos com apenas algumas delas, como poderão observar abaixo. Um Plano de Negócios completo lhes será apresentado na disciplina de Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Chegou a hora! Pense na empresa que deseja abrir e complete os itens abaixo, dando início a elaboração do Plano de Negócios.

Lembre-se: para a elaboração correta do exercício será necessário um pouco de pesquisa das demais disciplinas do semestre e uma leitura atenta das orientações de elaboração do trabalho e dos conceitos já apresentados até aqui.

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

O CABEÇALHO DO TRABALHO DEVE CONTER:

Nome do grupo:

Nome fantasia da empresa:

Razão social:

Ramo de atividade:

Logotipo da empresa (se houver)

CAPÍTULO 1 – SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário deve ser iniciado com a descrição da empresa com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com