TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Da Informática Na Contabilidade

Ensaios: O Impacto Da Informática Na Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO

Caruaru-PE

2013

Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho apresentado ao Professor Pietro Pereira Pinto, pelos alunos: Érica Natyara, Jackson Fernandes, Loren Morgana, Maria José Bezerra, Natália Fernanda e Patrícia Gomes no dia 27 de Maio de 2013, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Informática do curso de Ciências Contábeis – Turma 1302.

Caruaru-PE

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 4

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO 5

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 13

ANEXO 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, apresentar as principais características do mercado de trabalho no setor de informática. O impacto é a agilidade e rapidez na realização de tarefas sistemáticas. Redução da necessidade de mão de obra, porém a remanescente passar a exigir treinamento prévio para utilização e operação. Hoje atinge também o mercado de trabalho, pois já existem vagas aonde a mão de obra chega a ser tão especifico, que faltam profissionais competentes.

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO

O desenvolvimento da informática tem o processo de armazenamento difusão de dados e informações, levou a um amplo debate sobre suas consequências nas formas de organização da produção e do trabalho. Segundo muitos autores o mercado de trabalho no mundo vem passando por modificações profundas, especialmente a partir da década de 90, em função dos novos paradigmas tecnológicos trazidos pela informação, assim as mudanças da demanda, quanto no perfil profissional a ela adequada.

A informática se define como o surgimento de uma nova economia que já não se restringe a racionalização de procedimentos de trabalho, típica da produção industrial, mas por sua ampla aplicabilidade em todas as esferas de atividade.

Torna-se característica dessa forma de organização a dificuldade em distinguir os limites entre a produção de bens e de serviços, na medida em que muitos serviços, como é o caso da própria informática dependem de uma conexão direta com a indústria, e que, inversamente cada vez mais, a indústria comporta e absorveu atividades de serviços para estruturação.

Embora o setor de comércio de bens não esteja logicamente incluindo nas atividades da nova economia, é certo que vem passando por amplas transformações, impulsionadas pela a informática e a internet como a ferramenta de transição comercial, estabelece outra organização para o setor. Torna-se interessante, portanto, relacionar os diversos para o comércio, seja através do uso da internet como veículo de vendas e acesso ao consumidor, seja como setor, ou ainda como produto de grande apelo comercial que aumenta as possibilidades de crescimento de seus negócios. Estamos diante do fenômeno complexo que implica novas atividades e formas de organização do trabalho, merecendo ser mais analisado.

Portanto, a dificuldade encontrada no setor da informática refere-se ao modo pouco convencional através do qual precisa ser analisado, forçando a um recorte de vários segmentos quem percorrem todos os tradicionais setores em que se baseiam os sistemas produtivos e o trabalho.

A nova tecnologia pode provocar impactos sobre o nível de empregos, stress e satisfação no trabalho, além de exigir novas habilidades do trabalhador. Nota-se, também, mudanças na gerência, com um controle maior de seu desempenho, os impactos da nova tecnologia foram percebido na maneira de se realizar o trabalho, nos aspectos físicos da organização e no aspecto psicológico das pessoas envolvidas.

Segundo Day, Schoemaker e Gunther (2003), no começo dos anos 90 algumas empresas conseguiram criar novas funções organizacionais aproveitando todas as ferramentas funcionais da nova tecnologia. Levando esse contexto que a evolução da tecnológica deve-se ao esforço humano. A construção da tecnologia teve como aprimora para o sistema organizacional aliviar suas tarefas e maximizar seus produtos ou serviços no ambiente de trabalho. As tecnologias não só tem criado novas fórmulas de melhorar os segundos o impacto da tecnológica nas empresas, Quevedo (2007) observa que ela, pode centralizar ou descentralizar o domínio dentro da empresa, aumenta ou diminui as chances dos colaboradores mais acesso á informação no trabalho, e ainda, liberar aos trabalhadores mais acesso á informação administrativa da empresa ou sistematizar um controle rígido do mesmo. Essa questão de postura de algumas organizações ao adotarem novos métodos tecnológicos e instituírem sistemas mais fechados, ao invés de liberarem o bem- estar de cada colaborador com o novo sistema, reconhecendo que o pessoal é o recurso mais valioso nas instituições o fator fundamental para o sucesso no mercado. Pra o autor Day, Schoemaker e Gunther (2003), o mercado atual pede profissionais com uma sintonia maior com a tecnologia possuindo características de flexibilidade, empreendedorismo, criatividade, intuitivo, ético e capacidade em trabalhar em equipes essas características carecem de um ambiente de trabalho motivador por méritos, como exemplo, cursos de treinamento, capaz de melhorar os colaboradores, de modo que, o profissional pode buscar maior qualidade e desenvolvimento dentro da organização.

Existe atualmente, por parte dos líderes de equipes, uma grande carência de conhecimentos voltados às técnicas e aos conceitos atuais sobre a gestão de pessoas. Esta carência poderia ser minimizada com uma combinação de ações voltadas á formação dos lideres e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com