TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA-LEB

Por:   •  27/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA-LEB

(Código ENE0002)

Ensino Remoto 2/2020 - Prof. Alcides Leandro

PRÉ-RELATÓRIO 5 CONTROLE DE NÍVEL DE CAIXA D’ÁGUA

(Turma B)

1

[pic 1]

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA-LEB (ENE0002)

Ensino Remoto 2/2020 - Prof. Alcides Leandro

Aluno: Arthur Ferreira Rocha

Matrícula:

170167569

Turma: TB

Curso: Engenharia Civil

Data: 22/03/2021

Experimento 5 – Controle de nível de caixa d’água

  1. INTRODUÇÃO

É importante conhecer e estar familiarizado com os mecanismos de controle de nível de caixas d’água através da análise dinâmica do funcionamento adequado do sistema elétrico, envolvendo reservatórios inferior e superior, além conhecer a tecnologia disponibilizada no mercado para uso nos processos de controle de nível. Isso porque esses sistemas são necessários em quase todas as edificações, seja para uso residencial, comercial ou industrial.

  1. PRINCIPAIS COMPONENTES

Condutores à prova d’água: Um fio à prova d'agua compreende um condutor, com uma camada de esmalte resistente ao calor, uma camada isolante principal e uma camada protetora exterior. A camada isolante principal é composta de um polietileno reticulado ou um polipropileno e a camada protetora exterior é composta de uma composição de policloreto de vinila que usa, como material base, um policloreto de vinila que tem um grau de polimerização médio, por número, de 2000 ou mais. O fio à prova d'água tem uma excelente característica de ruptura dielétrica, uma alta resistência a avarias exteriores e uma excelente resistência à formação de arborização de água.

Sensores de nível: funciona com contato reed switch e flutuador magnético. O movimento desse flutuador abre ou fecha o contato do reed switch. Os sensores detectam o nível de líquidos em tanques e reservatórios na altura em que forem instalados, com contato ON/OFF como saída. São considerados sensores de baixa potência, pois não são usados diretamente para o acionamento de bombas de água, que possuem potência e correntes altas. Os sensores trabalham numa potência aproximada de 20W, gerando uma corrente suficiente para sinalizações de nível através de uma lâmpada ou aviso sonoro, em sistemas de controles digitais (como arduinos, microcontroladores e inversores de frequência) ou então por exemplo, para acionamento de relés, CLP e contatores para ligar/desligar bombas d’água.

Chave boia de nível: é um regulador de nível para líquidos de funcionamento extremamente simples utilizado em diversas funções como alarme ou em automação de dispositivos elétricos (bombas ou válvulas). Suspensa por um cabo de PVC, a chave tem seu funcionamento em função da inclinação do invólucro e quando o mesmo está maior que 45º, o contato elétrico é acionado. O ponto de atuação é definido por meio de um contrapeso que acompanha o instrumento. A chave não utiliza micro contato de mercúrio e tem invólucro fabricado em PP, logo, ela pode ser utilizada em aplicações como água potável até efluentes.

  1. APLICABILIDADE

O sistema de controle de nível pode ser utilizado sempre que se mostrar necessário o controle de nível de um reservatório, como por exemplo em tanques de água, poços, embaladores e tanques de azeite de aquecimento, depósitos misturadores ou outros tanques. O seu uso em caixas d’água é importante porque mantém a água em um nível aceitável de forma automatizada, evitando que haja interrupção no abastecimento.

[pic 2]

  1. RESPOSTAS DAS QUESTÕES DO ROTEIRO

  1. Tendo por base o circuito de comando da Fig. 2, elaborar um circuito de sinalização luminosa que alerte sempre que o nível de água do reservatório superior estiver abaixo de um nível considerado crítico, como por exemplo, 10% do seu volume máximo.

O circuito deveria ter uma lâmpada de emergência conectada após o primeiro reservatório, pois quando a chave ligasse, indicando que o nível está crítico, a lâmpada iria ligar mesmo sem a chave do reservatório inferior ligar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com