TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo Metalografia

Por:   •  8/11/2019  •  Exam  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                        

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI

ESCOLA CIÊNCIAS TERRA E MAR

Alunos (as): Ana Claudia dos Santos, Antônio Marcos Melo Santos, Bruno Roberto Rosa e Gabriela Duarte Longo.

Curso: Engenharia Química.

Disciplina: Ciência dos Materiais.

Professor: Dr. Paulo Mariot.

Itajaí, 05 de novembro de 2018.

À disciplina de Ciência dos Materiais

LAUDO TÉCNICO REFERENTE A AULA PRÁTICA: ENSAIO METALOGRÁFICO E ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE AÇOS.

  • Introdução

        Preparou-se duas amostras na aula prática da matéria de Ciência dos Materiais, ministrada no laboratório de Metalografia da UNIVALI, por alunos dos cursos de Engenharia da universidade com o auxilio e orientação do professor da matéria e pela monitora do laboratório, Larissa Saturnino, aos cinco dias de Novembro de 2018, com o intuito de identificar as características microestruturais de cada amostra e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao decorrer do segundo semestre de 2018, que envolvem o tema de microestrutura de metais e suas propriedades.

        Muitas vezes, as propriedades físicas e, em particular, o comportamento mecânico de um material dependem da microestrutura (CALLISTER, 2002). Em ligas metálicas, a microestrutura é caracterizada pelo número de fases presentes, por suas proporções, e pela maneira pela qual elas estão distribuídas ou arranjadas. A micro estrutura de uma liga depende de variáveis tais como os elementos de liga presentes, suas concentrações e o tratamento térmico da liga (CALLISTER, 2002).

  • Procedimentos

        Para que seja possível uma análise microestrutural, ocorreu o preparo das amostras por metalografia convencional abrangendo os seguintes procedimentos: corte da amostra, embutimento, lixamento (numeração das lixas: 180-320-600-1200), polimento (Al2O3) e ataque. Este último foi realizado com o reagente Nital (3% ácido nítrico e 97% álcool etílico) e teve como objetivo revelar a microestrutura do aço tratado. Em seguida, as amostras foram caracterizadas por microscopia ótica. Por fim, a última etapa do projeto consistiu na comparação das microestruturas e discussão dos resultados.

  • Resultados:

[pic 2][pic 3]

Figura 01 - Fonte: Autores.                                         Figura 02 - Fonte: Autores.

        Figura 01 representa a amostra polida com lixas (180, 320, 600 e 1200) e Al2O3 , com ataque de nital 3%, apresenta em grande parte perlita e algumas partes de ferrite (𝛼-𝐹𝑒).

        Figura 02 representa a amostra polida com lixas (180, 320, 600 e 1200) e Al2O3 , com ataque de nital 3%, apresenta uma matriz ferritica com 𝛼-𝐹𝑒 mais algumas partes de cementita (𝐹𝑒3𝐶).

  • Conclusão Técnica:

A amostra da Figura 01 apresenta sua estrutura constituída quase por completo de perlita, obtida por um tratamento termico de 𝛼-𝐹𝑒, formando uma mistura eutetóide de duas fases (ferrita e cementita). Apresenta duzera e resistencia elevada comparodo a ferrita, porém mais branda e maleável que a cementita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (296.6 Kb)   docx (882.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com