TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Metalografia de Metais

Tese: Análise Metalografia de Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  Tese  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 10

Publicado em 19 de janeiro de 2011 em Arte e Ciência ImprimirRSS

Análise Metalografia de Metais

Autor(es): Camila Fernanda Ferreira Marmontel; Joyce Mara Gimenes Gandara Silva; Lisandra Leão de Oliveira; Marcelo César Polioni

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho descreve o preparo e ensaio metalográfico, para a análise óptica de uma amostra metálica, permitindo visualizar sua microestrutura, na qual podemos definir as suas respectivas fases, podemos ainda a partir deste ensaio realizado em laboratório identificar/definir os tipos de estruturas encontradas a partir da análise microscópica do AÇO SAE 1020.

O estudo dos produtos metalúrgicos, com auxílio de microscópio visa à determinação de seus constituintes, sua textura e fase. Análise realizada em superfícies polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado como feito em nosso ensaio em laboratório, com o auxílio da técnica apropriada que descreveremos, foi possível a visualização da textura microscópica do material, e seus constituintes colocando em evidência os diversos grãos de que é formado, suas respectivas fases das estruturas resultantes. Possibilitando avaliá-los, segundo dimensões, arranjo e formato, as interpretações destes dados constituem o escopo do exame micrográfico dos metais presentes neste trabalho. Esta prática se torna complexa, pois os materiais apresentam diferentes morfologias dependendo dos tratamentos térmicos aplicados e também da composição química empregada.

Segundo COLPAERT(1989), a metalografia microscópica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura, pondo assim em evidência os diversos grãos de que é formado.

Convém esclarecer que os metais, de um modo geral, são agregados cristalinos cujos cristais (perfeitamente justapostos e unidos) tanto podem ser quimicamente idênticos, como de composição química diferente. Esses cristais chamam-se geralmente grãos em virtude de sua conformação, mas quando apresentam formas ou aspectos particulares, podem chamar-se nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc.

2- OBJETIVO

Apresentar através do ensaio metalográfico e de sua análise micrográfica com o auxílio do microscópio a morfologia e estrutura do material em estudo, determinando os micro-constituintes que o compõe. E que estes micro-constituintes variam de acordo com o tipo de liga analisada e de acordo com os tratamentos térmicos, mecânicos, processos de fabricação e outros processos a que o material haja sido submetido.

A importância deste exame decorre do fato das propriedades mecânicas de um metal dependerem não só de sua composição química como também de sua textura. Com efeito, um mesmo material pode tornar-se maleável, dúctil, quebradiço, elástico, tenaz, etc., conforme a textura que apresentar e que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecânicos ou tratamentos térmicos adequados.

3- MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS

? Corpo de prova: AÇO 1020.

Figura 1 ? Corpo de Prova

? Cortadora metalográfica

Fabricante: Teclago Indústria e Comércio

Modelo CM-40

Voltagem: 220V

Freqüência: 60Hz

Potência: 1,5 C.V.

Rotação: 8420 rpm

Figura 2 - Cortadora metalográfica

? Lixadeira Manual

Figura 3 - Lixadeira Manual

? Lixas d?água (220/260/360)

Figura 4 - Lixas d?água (220/260/360)

? Feltro

Figura 5 - Feltro

? Pasta diamantada

Figura 6 ? Pasta diamantada

? Lixadeira Politriz

Modelo: PL 02

Série: 2032

Voltagem: 220V

Freqüência: 60Hz

Potência: 1,4 C.V.

Rotação: Polia de 300 rpm e outra de 600 rpm

Figura 7 - Lixadeira Politriz

? Embutidora

Modelo: M30

Voltagem: 220V

Freqüência: 60Hz

Potência: 500W

Figura 8 - Embutidora

? Baquelite

Figura 9 - Baquelite

? Reagente Químico (Nital), 98% de ácido nítrico e 2% de álcool etílico.

Figura 10 - Reagente Químico (Nital)

? Microscópio

Samsung

SDC-312

Voltagem: 100/110/120V

Corrente: 0,8 A

Frequência: 50-60 Hz

Digital color câmera

NIKON ECLIPSE E200

Figura 11 - Microscópio

4 ? PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

1º Passo - Corte

Dependendo do tamanho ou do formato de uma peça, ela pode precisar ser seccionada. Uma superfície plana, com a menor deformação possível, é preferida, de modo a facilitar e acelerar preparações futuras.

Um método de corte bastante eficiente é o corte abrasivo lubrificado, que introduzirá uma quantidade mínima de danos em relação ao tempo necessário para o corte.

O corte abrasivo lubrificado emprega um disco de corte composto de um abrasivo e um revestimento. O líquido refrigerante molha o disco para evitar danos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com