TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Layout de Uma Fabrica de Geleias

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.723 Palavras (23 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]             UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 3]

              CAMPUS DO SERTÃO – EIXO DA TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 


PROJETO DE LAYOUT PARA UMA FÁBRICA DE GELEIAS NA CIDADE DE UBERABA-MG

Delmiro Gouveia - AL

2021

Bruna Gomes Souza

Isis Caroline Cavalcante Silva

Jardel Oliveira Souza

PROJETO DE LAYOUT PARA UMA FÁBRICA DE GELEIAS NA CIDADE DE UBERABA-MG

Trabalho realizado por alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, solicitado pela prof. ª Lígia Lobo Mesquita, como requisito para obtenção de nota parcial da AB2 da disciplina de Projeto de Fábrica e Layout.

Delmiro Gouveia - AL

2021

SUMÁRIO

        

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PLANEJAMENTO DO PROJETO        5

3.        PROCESSO PRODUTIVO        8

4.        FLUXOGRAMA DA PRODUÇÃO DE GELEIA DE FRUTA        12

5.        ÁREAS DE ATUAÇÃO        12

6.        ANÁLISE PRODUTO X VOLUME        15

7.        ANÁLISE DE ESTOQUE        17

8.        CARTA DO FLUXOGRAMA        19

9.        INFRAESTRUTURA FISÍCA        20

10.        LISTA DE VERIFICAÇÃO DE INFRAESTRUTURA        21

11.        MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS        21

12.        DEFINIÇÃO DAS UPE’s        25

13.        DIAGRAMA DE AFINIDADES        26

14.        LAYOUT        27

15.        PROPOSTAS DE LAYOUT        28

16.        ÍNDICE DE VALOR AGREGADO (IVA)        32

17.        ANÁLISE DOS LAYOUT’S        33

18.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        35

19.        ANEXOS        35

  1. INTRODUÇÃO
  1. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO

A agroindústria brasileira é um dos setores que cada vez mais ganham espaço e valor economicamente, e isso se deve principalmente, à sua participação na cadeia produtiva do país que vem gerando cada vez reconhecimento para os empreendedores que se engajam em produzir produtos ligados ao setor. Apesar da competitividade, os recursos gerados pelo setor fornecem um equilíbrio para a manutenção de um padrão econômico mais estruturado. Dessa forma, nossa proposta de implementação é uma indústria voltada a produção de geleias (NatuMinas) que será implantada na região do Triangulo Mineiro, área esta, que é uma das mais beneficiadas tanto pelo consumo de bens gerados pela agroindústria, como também por fornecedores e facilitação da logística.

  1.  FATORES DE INFLUÊNCIA

  • Região do Triangulo Mineiro, caracterizada pela sua capacidade logística e de escoamento da produção;
  • Região altamente rica em matéria-prima necessária para a produção proposta;
  • Posição estratégica e já consolidada no ramo em questão (Produção de geleia);
  • Parque industrial com grande suporte histórico a atividades ligadas ao agronegócio;
  • Facilidade de acesso à maquinário industrial nos grandes polos, à exemplo: grande São Paulo e Triângulo Mineiro;
  • Clima favorável para produção e manutenção da matéria-prima necessária, considerando os sabores dos produtos propostos com a produção nacional;
  • Possibilidade de expansão do portfólio da organização via demanda futura, tendo em vista a já conhecida característica de produção de frutas da região.

  1. PLANEJAMENTO DO PROJETO
  1.  DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Missão:

        Oferecer uma experiência de sabor única para nossos clientes com a produção de uma geleia 100% natural que leva em consideração cinco pilares essências, sendo eles: Qualidade, sabor, aroma, textura e cor.

Visão:

        Tornar-se sinônimo de referência na produção de geleias naturais em território nacional num prazo de 10 anos.

Valores:

  • Alta qualidade
  • Responsabilidade social
  • Trabalho e comprometimento da equipe
  • Redução de desperdício
  • Ética
  • Transparência
  • Melhoria continua
  • Planejamento, organização e em implementação responsável
  • Respeito ao meio ambiente
  • Transparência
  • Satisfação do cliente
  • Inovação constante

2.2 OBJETIVOS

Na figura 1 abaixo é possível observar o objetivo geral da organização bem como os específicos através do diagrama de árvore traçado para a alcançar a meta proposta.[pic 4]

Figura 1: Diagrama de árvore

  1.  ORGONOGRAMA

Na figura 2 está descrita a divisão dos departamentos e de cargos da empresa NatuMinas base na sua hierarquia. [pic 5]

Figura 2: Organograma por departamentos NatuMinas

  1.   PROCESSO PRODUTIVO

 3.1 ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO

   

  • Recebimento – Transporte da matéria prima adquirida até a área de descarga. A carga deve ser mantida a uma temperatura de até 1ºC, mantendo assim a qualidade das frutas e evitando o comprometimento das mesmas. Os lotes são devidamente descarregados e armazenados para posterior uso na linha de produção.

  • Seleção/Controle de Qualidade – São escolhidos apenas as frutas sãs, inteiras, mais maduras e ausentes de pedúnculos, machucados, fungos e parasitas. Não devem possuir nenhum processo de fermentação, além de coloração artificial. Serão separadas em lotes uniformes que avaliam os graus de maturação (verdes ou maduras) e tamanho (pequenas, médias ou grandes). 

  • Lavagem – Etapa necessária para evitar a contaminação por micro-organismos e impurezas adquiridas na colheita e transporte. A lavagem é feita em tanques com água corrente e sabão líquido. Dependendo do tipo de fruto, há necessidade do auxílio de uma escova de cerdas macias.
  • Higienização – As frutas são mantidas em solução de hipoclorito de sódio ou água sanitária logo após a lavagem. O processo leva cerca de 15 minutos e necessita de 1 colher de sopa de hipoclorito para cada 1 litro de água. Logo após, enxágua com água corrente.
  • Inspeção – Realizada após processo de Higienização, através de verificação por amostragem das frutas recém-higienizadas. São retiradas porções há cada 30 minutos e verificado se a amostra chegou ao padrão de higienização esperado.
  • Descascamento e remoção de sementes (Processo para expansão futura) – De acordo com o tipo de casca e a presença de sementes, será realizada uma análise para averiguar a necessidade de descasque e extração de sementes.  Trata-se de uma possibilidade futura, apenas para quando houver a expansão do portfólio de sabores.
  • Congelamento – Em parâmetro com a safra agrícola das frutas – que acontece uma vez por ano – pode-se fazer necessário congelar as frutas para garantir a produção anual de geleia. Essa etapa de armazenamento faz uso de tanques de aço inoxidável, assim dispensa o uso de conservantes químicos e garante a preservação do aroma, cor e sabor das frutas. São mantidas e registradas com data de processamento e obedecem uma sequência de entrada para a produção.
  • Corte – As frutas são depositadas  em cortadores de alto rendimento, que conta com um grande reservatório e lâminas trituradoras de aço inox.
  • Trituração – As frutas cortadas são depositadas nas despolpadeiras, a fim de triturar todo o sumo até que se chegue a uma consistência homogênea. 
  • Refinamento (Processo para expansão futura) - Necessário apenas em casos de frutas com sementes e casca. Após a trituração, peneira-se todo o conteúdo das polpas a fim de separar os sólidos. Como ainda não há frutas desse tipo, alternar-se para a etapa de Formulação/Fervura.  
  • Formulação –  Processo que antecede à fervura e onde são adicionadas as substâncias principais de desenvolvimento, como Pectina e Glicose. A pectina – casca de laranja desidratada - atua como antioxidante e preserva a coloração natural da fruta, evitando o escurecimento pelo tempo. A Glicose adoça e ajuda na diminuição da acidez natural da fruta.
  • Fervura – A cocção é realizada inteiramente em grandes recipientes (tachos) abertos de aço inox. O tempo de todo o processo não deve ultrapassar 20 minutos. Caso contrário, pode haver a caramelização, que é a perda e escurecimento do açúcar presente. Em consequência, a inversão da sacarose desencadeia a perda do aroma da fruta e degradação da pectina, afetando diretamente a qualidade do produto, além da perda total da produção. A finalidade do ácido cítrico é obter a gelificação, que é a formação adequada de gel e ainda realçar o sabor natural da fruta presente. Este deve ser adicionado imediatamente após o processo de fervura e pouco antes do enchimento das embalagens. 
  • Esterilização dos recipientes – Procedimento essencial para eliminação dos microrganismos existentes (fungos, bactérias, bolores, leveduras). A esterilização é realizada com a passagem dos recipientes por uma esteira onde ocorre um jateamento com água a uma temperatura de aproximadamente 100ºC em um período de 5 minutos.
  • Envase – Utiliza-se uma máquina própria com esteira (Enchedeira), onde ocorre a dosagem da geleia em quantidades exatas de 320 gramas por recipiente ainda em consistência líquida. Esse armazenamento é classificado como asséptico, visto que o vidro é o material mais adequado para esse tipo de produto, preservando o sabor original e nutrientes evitando assim, a ação de germes patogênicos.
  • Fechamento – Utiliza uma máquina automática (Tampadeira), que através de esteira e prensa, realiza o fechamento das embalagens. Em seguida, outra máquina (Rosqueadeira), que além da uniformidade e rapidez, veda as embalagens em segurança e autonomia de mãos humanas, visando evitar contaminações pela entrada de ar que poderiam estragar o conteúdo.  
  • Resfriamento – Após tampadas e com auxílio da esteira, as embalagens são levadas ao resfriamento. Esta etapa utiliza a técnica de Pasteurização, que ocorre em dezoito minutos e utiliza água, num tratamento em temperatura de 82ºC à 85ºC até resfriar, fazendo assim que a função da Pectina seja ativada, garantindo a consistência de gel a geleia.

 

  • Secagem – Por consequência dos processos anteriores é necessária a secagem. A secadora utilizada irá servir como uma estufa, a fim de secá-las rapidamente para receber os rótulos na etapa seguinte.   

  • Rotulagem – Com uso de uma rotuladora é realizada a colagem dos rótulos e impressão da validade/lote de produção.

  • Armazenamento – Estocagem em caixas com 12 unidades de 320 gramas e posterior loteamento com 36 caixas por lote, armazenadas em ambiente seco, fresco e ao abrigo da luz. 
  • Expedição – A expedição é feita utilizando a metodologia PEPS (Primeiro que entra é o primeiro que sai), obedecendo a ordem de entrada e saída das mercadorias. Nesta etapa os lotes são enviados para expedição dos clientes.
  1.   FLUXOGRAMA DA PRODUÇÃO DE GELEIA DE FRUTA

[pic 6]

Fluxograma (Processo Produtivo da Geleia de Fruta).

  1. ÁREAS DE ATUAÇÃO

  1.  Instalações

A empresa está localizada no Triângulo Mineiro, especificamente na cidade de Uberaba - Estado de Minas Gerais. Essa Região é caracterizada por grande representatividade no agronegócio nacional, o que facilita o suprimento de matéria-prima para os sabores escolhidos: amora, framboesa, morango e frutas vermelhas, levando-se em conta os principais produtores nacionais das referidas frutas: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Além dos itens citados, a região é considerada um polo logístico nacional, facilitando assim, o escoamento da produção para as demais regiões do país. Com uma área de 500m2 na qual estão dispostos 50 funcionários que operam objetivando atender as atuais e as futuras demandas de produção e para isso, a mesma conta com um espaço destinado à expansão de suas operações. Em virtude de uma expansão futura, o número de funcionários poderá ser aumentado para melhor atender às demandas do mercado gerando, nesse sentido, mais emprego e renda para a comunidade local e assim envolvendo-a em nossos objetivos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (897.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com