TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Layout de Fabrica

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 12

  1. Introdução:

As ferramentas da qualidade são técnicas que podem ser utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos, de modo que haja uma ação preventiva para um futuro desvio, ou ainda fornecem uma maneira de analisar a negatividade ou ineficácia de um processo em questão.

Algumas ferramentas da qualidade são usadas ​​para priorizar ações, e outras apenas servem para listar causas e efeitos dos elementos em um projeto ou processo que possam ter seus resultados afetados.

 As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade, são elas: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Mas, existem mais 4 tipos de ferramentas que não podem ser deixadas de lado, pois são utilizadas com frequência, PDCA, FMEA, 6 SIGMAS e 5W2H e ainda outras como, matriz de Gut , o Brainstorm e o 5S.

  1.  Definição do Tema:

As ferramentas da qualidade têm a finalidade de servirem como instrumentos para a coleta, disposição, procedimentos e o processamento das informações que serão usadas na manutenção de serviços e na melhoria dos resultados dos processos de uma empresa. Neste sentido, o presente trabalho procura abordar as diversas ferramentas de controle da qualidade.

  1. Objetivos 

O Objetivo desse trabalho é dividido em 2 etapas: Objetivo geral e Objetivo especifico, como é mostrado abaixo.

  1. Objetivo geral

O objetivo geral é focar antes de mais nada no planejamento, para que todos os possíveis erros ou falhas possam ser previamente detectados ou até evitados. Com isso, as respectivas ações serão tomadas para evitar que existam problemas durante o processo e atrapalhe no andamento da produção

Este é o ideal, que a grande maioria se não todas as empresas      comprometidas busquem mais qualidade, para evitar tais transtornos é de total importância e de uso preciso que as ferramentas da qualidade devem ser utilizadas antes, durante e até depois de cada processo, assim pode - se chegar aos resultados esperados.

  1. Objetivo específico
  • Antes, fazer um estudo técnico e prático do uso correto das ferramentas para o serviço.
  • Estabelecer uma sequência lógica e mais precisa para a análise e melhoria contínua dos processos.
  • Apresentar o uso adequado da ferramenta que irá executar aquele determinado serviço estabelecido.
  • É preciso um profissional responsável, qualificado e com experiência suficiente para o serviço.

1.3  Justificativa

Com o uso adequado das ferramentas da qualidade torna -se o trabalho mais correto e fácil, por mais simples que pareçam ser, quando manuseadas com habilidade e eficiência colaboram para a melhoria continua dos processos e da qualidade. Considerando-se a coleta de dados estruturada nos controles internos, que retratam os diversos processos e procedimentos envolvidos na obtenção de um produto adequado as expectativas do cliente e às possibilidades da organização, as ferramentas da qualidade apoiadas em métricas estatísticas e análise de dados históricos geram analises de causa e efeito, que apoiam a tomada de decisão para a melhoria continua da qualidade e produtividade, tendo como vantagem competitiva o acompanhamento evolutivo das ocorrências e decisões no tempo abrangido desde seu planejamento, desenvolvimento, implantação  até o momento atual.

Com isso, existem mudanças favoráveis no que diz respeito a qualidade agindo diretamente no processo contínuo do produto, melhoras essas que satisfazem as necessidades do cliente e elimina quaisquer que sejam as insatisfações e problemas durante o processo do produto.

  1.   Estrutura do trabalho

Este trabalho está estruturado da seguinte forma:

Na 1ª página, será apresentada a introdução, é nela encontra-se a explicação e as ferramentas da qualidade citadas

Na 2ª página, será explicado o tema, o significado do tema escolhido, o que ele aborda sobre as ferramentas. Ainda nessa página encontra-se também a explicação do objetivo, geral e específico, para quem as ferramentas irão se úteis e para que elas irão servi com qual intuito.

Na 3ª página, será explicada a justificativa, o porque do uso das ferramentas, o motivo que as levaram a serem utilizadas. Também está a parte estruturada do trabalho

Na 4ª página estará a continuação da estrutura do trabalho e mais a metodologia do trabalho.

Da 5ª até a 10ª página estarão as referências bibliográficas, nelas estão contidas todas as ferramentas pesquisas e estará a definição de cada uma.

Na 11ª pagina estarão a conclusão, que é a opinião de todo o trabalho pesquisado e as referências de onde foram consultadas, retiradas as informações para o trabalho.

  1.  Metodologia

A estratégia metodológica que orienta este trabalho tem o objetivo de conhecer o processo através de uma análise feita no uso das ferramentas da qualidade que identificam oportunidades na melhoria contínua nos processos produtivos.

 Referente aos conceitos e terminologias utilizou-se pesquisas bibliográficas, sendo que a pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos online e demais fontes de consulta como trabalhos acadêmico como forma de modelo a seguir.

 Foi feita uma pesquisa minuciosa, pois são muitas as ferramentas de qualidade, muitos autores a serem pesquisados, definição do tema estabelecido, objetivos a seguir e no uso da praticidade, justificativa pelo qual o propósito da escolha / uso das ferramentas, a localização de cada página e por último a conclusão do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (886.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com