TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio ambiente x engenharia civil

Por:   •  7/12/2017  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Meio ambiente x Engenharia Civil

Os trabalhos de engenharia civil estão constantemente ligados ao meio ambiente. É o engenheiro civil, na construção civil é responsável por uma atividade que geram poluentes e que utiliza de muitos recursos naturais.

O meio ambiente é um conjunto de natural que sofre alterações constantes causadas pela espécie humana e as demais espécies que habitam a Terra. Nele estão englobados os animais, o solo, vegetação e demais fenômenos da natureza, como ar, água, clima.

Com o objetivo de reparar algum efeito ou impacto causado pela atividade do homem no meio ambiente, o engenheiro civil avalia as práticas exercidas e elabora um planejamento para as ações construtivas, que poderão minimizar os seus danos na natureza.

Alem do alto consumo de energia e a liberação de gases na atmosfera, a construção civil também gera elevados desperdícios de matérias primas, com grande quantidade de resíduos a serem descartados, na qual o engenheiro civil precisa orientar para um descarte em locais apropriados.

É necessário maiores atenções em todas as etapas de uma obra, desde a sua idealização, análise de projeto, construção e manutenção. Existem ações simples, como a captação de água da chuva, redução do consumo de água e energia, redução do volume de lixo, dentre outras.

É a partir de uma conscientização da importância do meio ambiente, que o desenvolvimento acontece com qualidade de vida. A engenharia civil deve exercer um papel com a função de utilizar e modificar o ambiente em prol da humanidade, mas sem prejuízos para o meio e em conseqüência para o homem também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com