TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL EXECUÇÃO DA OBRA DE ARTE

Por:   •  13/9/2018  •  Artigo  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 Projeto de Obra de Arte Especial

2.1.1 Memorial Descritivo

A Passagem Inferior está situada no km 27+14,34 da BR-282, onde a rodovia se desenvolve planimetricamente em linha reta e altimetricamente a nível.

A obra tem comprimento total de 11,323m e largura de 13,00m.

A largura de 13,00m é assim subdividida: duas pistas de rolamento de 3,60m, dois acostamentos de 2,50m e duas barreiras rígidas modelo New-Jersey de 0,40m. A estrutura da obra é totalmente em concreto armado.

A superestrutura é constituída por uma laje com espessura de 0,40m. A barreira adotada corresponde ao modelo New Jersey, moldada no local, em concreto armado.

A mesoestrutura é constituída por uma parede de concreto armado 0,40m de espessura. A parede da mesoestrutura e a laje da superestrutura formam um pórtico que receberá as cargas e transferirá para a infraestrutura.

A infraestrutura, devido às características do terreno, será profunda do tipo estacas em concreto de seção quadrada 26x26cm. Para ligação entre as estacas de concreto e paredes usamos blocos em concreto armado.

Classe da obra: Trem Tipo Classe 45 da NBR 7188

Concreto Estrutural utilizado: Infra, Meso e Super: 30 MPa.

2.1.1.1 Justificativa da Solução Adotada

A estrutura descrita anteriormente resultou de estudo das condições peculiares da travessia, buscando a funcionalidade, segurança e economia.

A extensão do vão projetado foi adotada em função do comprimento total necessário para a passagem inferior e dos padrões econômicos normais para o concreto armado.

A infraestrutura, devido às características do terreno, será profunda do tipo estacas em concreto de seção quadrada 26x26cm. Para ligação entre as estacas de concreto e paredes usamos blocos em concreto armado.

2.1.2 Especificaçoes Técnicas Particulares

  1. – CRITÉRIOS DE PROJETO

Todo o projeto executivo foi elaborado conforme as Normas Brasileiras, e em particular:

NBR 7188/13 - Carga Móvel em Ponte Rodoviária e Passarela de Pedestre.

NBR 6118/14 - Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado.

NBR 7187 - Projeto e Execução de Pontes de Concreto Armado e Protendido

Além das normas citadas e da bibliografia consultada e também sem prejuízo de observações contidas no projeto e nestas ESPECIFICAÇÕES, o detalhamento do projeto executivo obedece às seguintes recomendações:

Cobrimento da armação das fundações, pilares e vigas = 4cm.

Cobrimento da armação das lajes e placas = 3,5cm

Comprimento máximo das barras de aço para armadura 12,00m.

Aço: CA 50/60 (concreto armado)

5 – ESTRUTURA DE CONCRETO

5.1. – Generalidades

Esta seção trata de todos os trabalhos referentes ao concreto para estrutura

permanente, de acordo com o projeto executivo, incluindo material e equipamento para fabricação, transporte, lançamento, adensamento, acabamento, cura e controle tecnológico.

As tensões características dos concretos empregados nesta obra, designados pela notação “fck”, correspondem aos valores que apresentam uma probabilidade de apenas 5% de não serem atingidos.

Serão empregados os seguintes valores:

Estrutura em concreto armado: fck=30 Mpa

O concreto será composto de cimento, água, agregados e qualquer componente mencionado, a critério da fiscalização e por conta da Empreiteira, tal como: incorporador de ar, redutor de água, retardador de pega, impermeabilizante, plastificante ou outro, que produza propriedades benéficas conforme comprovado em ensaios de laboratório e aprovado pela fiscalização devendo assegurar:

trabalhabilidade compatível com as necessidades de lançamento;

homogeneidade em todos os pontos da massa;

após o lançamento, apresentar compacidade adequada e, após a cura, durabilidade, impermeabilidade e resistência mecânica, de acordo com essas

Especificações Técnicas e desenhos de projeto.

O concreto e materiais componentes obedecerão às normas e especificações ABNT e ASTM e, em casos de omissão ou não aplicabilidade, prevalecerão exigências destas Especificações Técnicas ou de outras normas e especificações determinadas pela fiscalização.

A Empreiteira deverá obrigatoriamente dispor para sua consulta no canteiro de obras de um conjunto completo das normas da ABNT relativas a concreto armado.

5.2. – Materiais

5.2.1. – Cimento

Será empregado o do tipo Portland comum ou pozolânico classe 32 de acordo com as prescrições da NBR-5732 (comum) e NBR-5736 (pozolânico) da ABNT.

O uso de qualquer outro estará também sujeito à ABNT.

O armazenamento no canteiro de obra, em sacos de 50 kg, será em local isento de infiltração de água, ventilado, sem contato direto com o terreno depósito de fácil acesso para a fiscalização promover, retirada de amostra e identificação de qualquer partida que ficará separada por lotes recebidos em diferentes datas. Em condições normais, as pilhas serão compostas de no máximo 10 sacos; quando o cimento apresentar temperatura igual ou maior que 35º as serão compostas de 5 sacos no máximo.

Será recusado quando a embalagem original estiver danificada no transporte ou quando apresentar sinais de início de hidratação (empedramento). Somente será aberto no momento de seu uso.

5.3. – Dosagem

5.3.1. – Concreto Moldado "in loco" e Concreto Armado

O traço será determinado por método racional, em laboratório idôneo aceito pela fiscalização, às expensas da Empreiteira, antes do inicio da concretagem.

Os estudos de dosagem deverão ser compatíveis com a natureza da obra, condições de trabalho, durabilidade, condições de transporte e lançamento. O fator água/materiais secos deverá atender as necessidades criadas pelas temperaturas e umidade relativa do ar nos casos mais extremos. A dosagem deverá resulta em produto final homogêneo com argamassa trabalhável e compatível com dimensões, finalidade, disposição e densidade de armadura dos elementos estruturais assim como com formas de transporte e adensamento, tudo de acordo com o estabelecido no item 8.3.1. da NBR-6118.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (953.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com