TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual do Síndico

Por:   •  6/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]


[pic 2]

LAUDO TÉCNICO

CLIENTE: AGROPECUÁRIA.

RESP. TÉCNICO: 

Luciano , Arquiteto e Urbanista, registrado no CAU-BA Nº .

A análise contida neste documento está fundamentada nos parâmetros e critérios elegíveis determinados conforme NBR 13.752 – Norma para Perícia de Engenharia na Construção Civil.

LAUDO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL

A presente descrição integra o conjunto de informações técnicas destinadas à execução para elaboração do LAUDO DE ESTABILIDAE ESTRUTURAL para a Agropecuária Nossa Senhora do Bonsucesso Ltda., referente ao galpão construído dentro da fazenda onde a empresa funciona localizada na Estrada Inhambupe a Sátiro Dias – Zona Rural, S/N, com as manifestações patológicas e os possíveis níveis de intervenção.

JUSTIFICATIVA

Em virtude do galpão da Agropecuária Nossa Senhora do Bonsucesso apresentar diversas patologias, verificou-se a necessidade da contratação de Laudo Técnico Estrutural de toda a estrutura da edificação. A motivação para a contratação desse serviço se dá em virtude da identificação das áreas da edificação e elementos estruturais que possivelmente deverão sofrer recuperação, ou reforço, ou até mesmo reconstrução. O laudo estrutural proporcionará subsídios para que o proprietário possa reivindicar junto à construtora responsável pela construção a intervenção de reparo e manutenção das falhas construtivas na estrutura.

OBJETIVO

Objetivo da contratação do Laudo de Estabilidade Estrutural é a apresentação de informações das manifestações patológicas visualmente identificáveis na estrutura, bem como a elaboração de plantas que facilitem a identificação de cada elemento estrutural que estejam comprometidas e/ou condenadas. O resultado esperado com a execução do serviço é um mapeamento geral das condições estruturais da obra e os possíveis níveis de intervenção.

A vistoria foi realizada na Agropecuária Nossa Senhora do Bonsucesso, situado Estrada Inhambupe a Sátiro Dias – Zona Rural, S/N – Sátiro Dias/ Ba. A vistoria foi realizada no dia 25 de junho de 2015. Este laudo apresentará diversos problemas encontrados na estrutura do galpão, com identificação através de fotos e enunciado de cada falha construtiva do imóvel.

DIAGNOSTICO

Foi feito um levantamento de todas as manifestações patológicas, especificando o diagnóstico para correções das patologias.

Foi avaliada a gravidade do estado da construção, tendo em vista a segurança do usuário, para tomar as medidas cabíveis. Levantamento de manifestações patológicas verificando os seguintes aspectos importantes:

  • Anomalias na Fundação;
  • Fissuras, trincas, rachaduras e deformações em elementos estruturais;
  • Deformação de armaduras;
  • Fissuras em alvenarias;
  • Infiltrações de água;
  • Descolamentos de alvenaria;
  • Materiais utilizados;
  • Entre outras.

Nos casos de fissura, trinca e rachadura, etc., é fundamental caracterizar sua natureza, ou seja, que elas encontram-se ativas (vivas), mais precisamente, se a abertura delas varia ou permanece constante ao longo do tempo, pois pelo curto período que foi feita a vistoria não foi possível mensurar o tempo de progressão destes fenômenos. No descolamento de alvenarias, por sua vez, é importante salientar que as mesmas encontram-se em estado constante de deslocamento, provocadas pela irregularidade e recalque que a estrutura esta sofrendo. Foram constatados indícios de anomalias típicas inerentes às fundações, ataques de agentes biológicos e o comportamento estrutural em relação às cargas dinâmicas e estáticas, por conta das tesouras pré-moldadas e cargas horizontais (ventos).

A estrutura pré-moldada existente foi minuciosamente avaliada e se constatou que uma das tesouras está em total estado de deformação e precisar ser retirada com maior brevidade, além de identificar o estado critico de 03 (três) pilares (ver planta em anexo) que sofrem com esforço horizontal e recalque.

Alguns aspectos a serem indicados:

-estabilidade de alguns pontos do terreno e geral da estrutura existente, devido a carregamento estático e dinâmico com indicação de peças a substituir;

-análise patológica, no que diz respeito à integridade do material e das seções resistentes com indicação de peças a substituir;

-possíveis deformações plásticas, e consequente alteração dos esforços e estado de tensões, atuantes nos elementos estruturais com indicação de peças a substituir;

-estado dos elementos de fixação e ligações, quanto à sua geometria, material de construção, localização e estado de conservação com indicação de peças a substituir;

 -avaliação das seções resistentes originais, tendo em vista acréscimo de carga devido à inclusão de estruturas secundárias e troca de tesouras em concreto armado por estrutura metálica a substituir;

-avaliação dos aparelhos e apoios quanto ao dimensionamento, localização, estado de conservação, etc., com indicação de peças a substituir;

-inspeção no extremo das tesouras existentes - junção da perna com a linha que se encontra em não conformidade;

-demais situações pertinentes à segurança e ao funcionamento estrutural encontrada quando do levantamento “in situ”.

ANEXOS: PLANTA BAIXA E CORTES

       [pic 3]

PLANTA BAIXA DO GALPÃO

[pic 4]CORTES ESQUEMÁTICOS

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES E ORIENTAÇÕES CONSTRUTIVAS

Conceitos e Orientações

PILARES

Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Desta forma, é considerado o elemento estrutural de maior importância dentro do sistema de estruturas. Por este motivo não podemos deixar de informar ao proprietário que todos os pilares do imóvel terão que ser reparados, sendo que os pilares que foram selecionados (conforme ilustração em anexo) não poderão ser reparados, pois os mesmos estão comprometidos. O primeiro pilar que está localizado na extremidade posterior direita do galpão esta sofrendo recalque, provocado pela instabilidade do terreno neste ponto, que por sua vez não suportou a carga estática do pilar e a sobrecarga da tesoura. Consequentemente este elemento foi declinando e causando esforço horizontal para os outros elementos, como as tesouras e os pilares subsequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (503.6 Kb)   docx (360.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com