TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo de um sistema de drenagem

Por:   •  10/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 9

MEMORIAL REFERENTE AO SISTEMA DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Fabrica de tijolo de barro cozido

COARI-AM

JANEIRO DE 2017

CONDIÇÕES GERAIS

1. DRENAGEM PLUVIAL

A drenagem superficial e profunda da fabrica de tijolos tem como objetivo interceptar e captar, conduzindo ao deságüe seguro, as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre os galpões (Área construída), resguardando sua segurança, estabilidade e prevenir erosão do solo e carreamento de matérias.

O sistema de drenagem pluvial compreende o recolhimento das águas de chuva precipitadas na cobertura dos Galpões de Forno, de secagem do tijolo, de Armazenamento e estoque de tijolos, sala de máquinas e banheiro/vestuário e terreno natural.

As águas captadas nos telhados serão interceptadas por canaletas de tijolo recobertas de concreto, onde seguirão pelas caixas de passagens e serão conduzidas por condutores horizontais de PVC de 200 milímetro de diâmetro até o igarapé, sendo a última caixa de área para reter os sedimentos de solo.

As canaletas serão construídas a margem dos galpões respeitando o faixa non Aedificandi de 0,50m terminando em pontos de saída convenientes(caixa de passagem e caixa de areia) e posterior encaminhamento para o igarapé localizado aos fundos do terreno.

2. OBJETIVO

O presente Memorial tem por objetivo definir as diretrizes de projeto, compreendendo cálculos e conceitos no que tange aos projetos de drenagem pluvial. Além disso, o memorial procura descrever de forma sucinta as definições, considerações e metodologias utilizadas.

3. NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS

As normas abaixo e ou suas sucessoras, bem como as demais não citadas neste e nos demais itens a seguir e que se referem ao objeto da obra deverão ser os parâmetros mínimos a serem obedecidos para sua perfeita execução.

Estão consideradas as normas da ABNT aplicáveis:

NBR-6461:

Bloco Cerâmico para Alvenaria - Verificação da Resistência à Compressão

NBR-7170

Tijolos maciços cerâmicos para alvenaria.

NBR-8042

Bloco Cerâmico para Alvenaria - Formas e Dimensões

NBR-8041

Tijolo Maciço Cerâmico para Alvenaria - Forma e Dimensões

NBR-8545

Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos.

Todos os dispositivos de drenagem serão projetados como condutos livres, ou seja, todo o escoamento deverá se dar por gravidade.

4. CALHHAS

As calhas são dispositivos usados para captar as águas diretamente dos telhados impedindo que estes caiam livremente causando danos as áreas circunvizinhas.(Melo e Azevedo Netto,1998).

5. CONDUTORES VERTICAIS

São tubulações verticais destinadas a recolher águas de calhas, terraços e similares e conduzi-las até a parte inferior do edificio ou construção(NBR 10844/89).

6. CANALETAS DE DRENAGEM

As canaletas são canais de drenagem que fazem a catação superficial das águas pluviais. A geometria adotada no projeto será do tipo retangular medindo 0,20x0,20, sendo suficiente para drenar a vazão estimada.

7. ÁREA DE DRENAGEM (A)

A área objeto de estudos será delimitada pelo método do “diagrama de telhado” quando as áreas contíguas forem parceladas (NBR 10844/89).

8. ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO

Para o calculo da área de contribuição levou-se em consideração a inclinação da cobertura, onde essa área de contribuição foi calculada pela seguinte formula:

Em que:

A= Área inclinada (m²);

a=base (m);

b=largura(m);

h=altura do telhado(m).

Através do método foram obtidos os seguintes resultados apresentados a seguir:

Tabela 1: Quadro de áreas

Especificação

Área (m²)

Qg.secagem

654.2

Qg.forno

1106.9

Qg.tijolo

287

Q.sala de maquinas

55

total

2103,1

Contudo, a área de contribuição encontrada foi de 2103,1 m²

9. ESTUDOS HIDROLOGICOS

Com a finalidade de obter o regime pluviométrico e dimensionar as vazões provenientes das precipitações pluviais foram necessários os seguintes elementos hidrológicos:

10. REGIMES PLUVIOMETRICO

A região Amazônica possui uma precipitação média de aproximadamente 2300 mm. ano-1, nestas regiões não existe período de seca. Este valor de precipitação elevada próximo à Cordilheira dos Andes deve-se à Ascenção orográfica da umidade transportada pelos ventos alísios de leste da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na região costeira (no litoral do Pará ao Amapá), a precipitação também é alta e sem período de seca definido, devido a influência das linhas de instabilidade que se formam ao longo da costa litorânea durante o período da tarde e que são forçadas pela brisa marítima.

11. PERÍODO DE RECORRÊNCIA (T)

Será adotado T = 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com