TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Perícia

Por:   •  30/4/2019  •  Ensaio  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 9

LAUDO DE AVALIAÇÃO

Jaraguá do Sul – SC, OUT/2013.

LAUDO DE AVALIAÇÃO

Empreendimento: Residencial Jardim das Flores

Local: Rua Ana Tereza da Silva Colaço, 10 – Casa 44 – Bairro Estrada Nova – Jaraguá do Sul – SC

Jaraguá do Sul – SC, OUT/2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1. INTRODUÇÃO 3

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA 4

2.1. Vistoria 4

2.2. Levantamento de Dados - Anamnese 5

2.3. Ensaios 7

3. DIAGNÓSTICO 8

4. DEFINIÇÃO DE CONDUTA 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

6. REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Na construção temos etapas distintas que podem ser divididas do seguinte modo: anteprojeto, projeto, execução, uso, operação e manutenção. A maior parte das patologias que se manifestam é decorrente do planejamento e desenvolvimento das etapas acima citadas. Uma das maneiras mais simples de evitar é fazendo a manutenção preventiva, ou seja, devemos ter programas de manutenção periódica. O processo de manutenção de operação, controle e execução devem ser bem analisados, pois ele será vantajoso se o custo e os benefícios forem vantajosos no que se refere ao desempenho. Quando optamos por um determinado sistema de revestimento devemos levar em consideração alguns aspectos como a estética, durabilidade e manutenção. Sua importância é muito grande, pois é a principal barreira entre a estrutura e os agentes de degradação.

O presente laudo tem por objetivo apresentar algumas das principais manifestações patológicas relacionadas a “trincas”, “fissuras”, “rachaduras” e falta de “manutenção preventiva”.

O objetivo deste laudo é analisar a incidência de manifestações patológicas em uma residência de alvenaria com um pavimento e acabamento externo em reboco com pintura.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

A caracterização do problema, ou seja, o levantamento patológico foi iniciado pela vistoria na obra, com obtenção de imagens para posterior comparação com as referências bibliográficas, caracterização do problema, e possível diagnóstico da patologia. Não foi possível a realização de ensaios pela não disponibilidade de equipamentos e instalações adequadas. Optou-se então pelo levantamento e pesquisa em literatura técnica.

2.1. Vistoria

O imóvel objeto da presente demanda, localiza-se na Rua Ana Teresa da Silva Colaço, nº 10, casa nº 44, do Condomínio Residencial Jardim das Flores, Bairro Estrada Nova, na cidade de Jaraguá do Sul, Estado de Santa Catarina de propriedade do Sr. Davi Nunes Cavalheiro.

A vistoria da edificação foi realizada no dia 26 de Outubro de 2013, onde foram obtidas fotografias digitais que servirão de base para o diagnóstico deste laudo técnico. A construção é em alvenaria de tijolos cerâmicos rebocados interna e externamente. A estrutura é em concreto armado com laje de cobertura e fundações em sapatas isoladas. Na primeira análise foram descobertas várias incidências patológicas, sendo as principais, as fissuras, trincas, recalque do aterro sob a calçada externa e pintura em estado de deterioração.

2.2. Levantamento de Dados - Anamnese

Nesta etapa foram solicitados ao proprietário alguns dados sobre a edificação, tais como idade, procedência dos materiais utilizados, projetos, responsável técnico pela execução, nome do empreiteiro da obra, entre outros.

A obra foi executada e entregue em no ano de 2009, através da empresa Kazzatek Construtora e Incorporadora Ltda, estando hoje com 04 anos de uso. Desde a conclusão, não foi efetuada nenhuma reforma geral ou manutenção preventiva.

Os materiais envolvidos na execução da alvenaria e revestimentos foram:

a. Tijolos cerâmicos 06 furos à vista assentados a cutelo, identificados pelo projeto arquitetônico;

b. Areia extraída de rio com granulometria média, lavada, procedente da cidade de Jaraguá do Sul – SC;

c. Cal hidratada em sacos (não foi possível identificar a marca);

d. Cimento Portland, sendo provável o CP-IV-Z.

e. Pintura em tinta acrílica para exterior, sobre selador acrílico.

f. Beirais em madeira de lei;

O sistema construtivo e a seqüência utilizada, conforme informações prestadas pelo engenheiro responsável, empreiteiro da obra, foram:

a. A solução para as fundações, devido à boa resistência do solo e a pequena carga da estrutural, foram executadas sapatas isoladas em concreto armado;

b. Sobre estas sapatas foram executadas as vigas de baldrame para suportarem as cargas provenientes das paredes em alvenaria com blocos cerâmicos 06 furos assentados a cutelo;

c. Após o término da alvenaria foi executada outra viga de concreto armado;

d. Internamente, foi executado piso, regularização e assentamento de lajotas cerâmicas;

e. Sobre as alvenarias foram executados chapisco e reboco;

f. Depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com