TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Unidimensional

Por:   •  23/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CICLO BÁSICO DE ENGENHARIA

MARCOS VINICIUS GOÇALVES QUEIROZ

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

CARATINGA

SETEMBRO/2018


MARCOS VINICIUS GOÇALVES QUEIROZ

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Relatório apresentado ao Centro Universitário de Caratinga, como parte dos requisitos para avaliação da disciplina Física Geral e Experimental I do curso de Ciclo Básico em Engenharia.

Orientador: Prof.  Alex Cardoso Pereira

CARATINGA

SETEMBRO/2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

2.1. Objetivo Geral        5

2.2. Objetivos Específicos        5

3. MATERIAIS E MÉTODOS        6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

5. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBILOGRÁFICAS        12


1. INTRODUÇÃO

A cinemática é onde se estudam as características dos movimentos dos corpos independentemente, das causas que o provocam. Definir ou formular a lei do movimento de um corpo consiste em determinar, para cada instante, a sua posição, a velocidade e a aceleração em relação a um referencial previamente definido.

O movimento unidimensional é o mais simples, já que todas as grandezas vetoriais que descrevem o movimento são paralelas. Como o movimento ocorre em apenas uma dimensão, é necessária apenas uma coordenada para especificar a posição de um corpo em cada instante de tempo. E neste trabalho foi estudado tanto o movimento no eixo das abscissas quanto no eixo das ordenadas. Com o objetivo de estudar as grandezas físicas dos movimentos unidimensionais em cada eixo, e também erros relacionados a esse movimento de acordo com suas variáveis.


2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

PARTE1

O objetivo da aula em relação ao eixo das abscissas era elaborar um roteiro de viagem que passasse pelas principais cidades gaúchas tendo como ponto de partida e chegada a cidade de São Leopoldo. Além disso, deveríamos escolher a rota visando um gasto menor de tempo e gasolina.

PARTE2

Este trabalho teve como objetivo entender melhor o movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) e para isso deveríamos pegar uma esfera e joga-la de diferentes alturas e marcar o tempo gasto para ela atingir o ponto 0 da reta.

2.2. Objetivos Específicos

PARTE1

Para escolher a rota deveria considerar que a saída seria da cidade de São Leopoldo, além de que deveriam passar por 26 cidades pré-definidas e retorna a São Leopoldo com uma velocidade media de 75 km/h. E por fim deveríamos apresentar uma coluna com as rotas e também os gastos totais de tempo e combustível.

PARTE2

Para chegar aos resultados foram feitas as três tentativas com a esfera e um cronometro que foi usado para verificar o tempo que o projétil leva para atingir o marco zero. As alturas em que foi lançada a esfera foram de 10 cm a 80 cm com um total de 45 tentativas onde os resultados conseguidos foram apresentados em uma tabela e um gráfico.


3. MATERIAIS E MÉTODOS

PARTE1

Para este trabalho as ferramentas utilizadas foi o Google Earth onde foram marcadas as 27 cidades (Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Ijuí, Montenegro, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Torres, Uruguaiana, Vacaria, São Leopoldo) do estado do Rio Grande do Sul, para que se pudesse observa e escolher a melhor rota.

   Figura 1 – Google Earth, utilizado para marcação das cidades.

[pic 1]

Assim que marcasse todas as cidades e define-se a rota, então deveria usar Google Maps para descobrir a distancia de uma cidade a outra e poder calcular o tempo gasto durante a viagem e a quantidade de combustível utilizado.

  [pic 2]

 

       Figura 2 – Google Maps, utilizado para criação de Rotas.

Depois que fosse feito todos os cálculos para descobrir a distancia, tempo e gasto de combustível deveria ser feito uma tabela no Excel para que fossem apresentados os resultados. [pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (628.8 Kb)   docx (852.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com