TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nivelamento de Estoque

Por:   •  10/1/2017  •  Artigo  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 4

 XXV CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA – CRICTE 2013 10 a 13 de setembro de 2013 – Passo Fundo - RS

 PROPOSTA DE NIVELAMENTO DE ESTOQUE EM UMA LINHA DE SOLDA DE UMA EMPRESA DO RAMO METAL-MECÂNICO

Paulo Vicari

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade de Passo Fundo

paulinhovicari@yahoo.com.br

Anderson Hoose

Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade de Passo Fundo

andersonoose@upf.br

Resumo. O artigo que segue traz uma proposta de nivelamento do estoque de peças metálicas, que abastecem uma célula de solda, de uma empresa do ramo metal mecânico. O estudo foi realizado dentro de um almoxarifado de peças, na empresa de Implementos Agrícolas Jan/S.A.. Foram realizadas análises dos relatórios de estoques, entrevistas com os funcionários envolvidos e análise da demanda que levaram a ações como: identificação dos itens que mais geram atrasos na fabricação do produto final, definição da célula de solda onde se realizou a proposta de nivelamento, cálculo dos estoques de segurança e analise do histórico de vendas dos últimos períodos. Após verificar estas situações, foi possível propor o nivelamento do estoque, este que, traz inúmeros benefícios à cadeia produtiva, equaliza os níveis de estoque, possibilita a identificação de variações na demanda e permite uma clara visualização das falhas na gestão da produção.

Palavras-chave: Nivelamento do estoque. Análise da demanda. Gestão da produção.

1. INTRODUÇÃO

Quando se fala em altos estoques, fala-se em capital ativo parado, o qual poderia ter sido investido na empresa.

Segundo Monden (1984), o nivelamento da produção é uma ferramenta que tem a função de adaptar a produção para atender as variações da demanda e reduzir estoques, sendo indispensável para se atingir a melhora no fluxo dos processos produtivos.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

2.1 Problema proposto

Este artigo traz uma proposta de nivelamento de estoque para as peças que abastecem uma célula de solda, disponibilizando um número mínimo necessário para a fabricação de conjuntos soldados, evitando a superprodução de peças e a sua falta para o processo de solda.

2.2 Justificativa

O presente artigo se justifica devido à alta demanda da empresa que se divide entre produtos próprios e componentes fornecidos para terceiros, onde os altos níveis de estoques geram desconforto na produção, pois a capacidade fabril precisa dar conta de fornecer suprimentos para todos os setores, de forma a não gerar atrasos na entrega.

Entre os pontos críticos identificados pode-se citar:

 Estoques em quantidade insuficientes para atender à demanda;

XXV CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA – CRICTE 2013 10 a 13 de setembro de 2013 – Passo Fundo - RS


 Superprodução de itens;

 Falta de indicadores que demonstrem onde está a maior dificuldade no abastecimento.

Para Tubino (1999) o nivelamento da produção flexibiliza o sistema de produção, pois em vez de se fabricar grandes lotes de um único produto se produzem muitas variedades de pequenos lotes em determinados períodos.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste artigo é apresentar uma proposta para melhorar a gestão dos estoques, reduzindo e nivelando o volume de peças metálicas que abastecem uma determinada célula de solda.

3.2 Objetivos específicos

 Propor uma redução na quantidade de itens em estoque;

 Propor a formação de estoques de segurança;

 Propor um nivelamento na produção de peças consideradas críticas no abastecimento.

4. MÉTODOS E MATERIAIS

Para a realização deste artigo fez-se um estudo de caso no almoxarifado responsável pelo fornecimento de peças para uma célula de solda, na Indústria de Implementos Agrícolas Jan/S.A., localizada na cidade de Não-Me-Toque – RS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com