TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETIVO DA CA 8000

Tese: O OBJETIVO DA CA 8000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  5.931 Palavras (24 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução

Ate algum tempo atrás, as empresas só se preocupavam com o lucro e nem se importavam como elas conseguiam os materiais para conseguir seus produtos. E foi assim ate o inicio deste milênio, quando ficaram visíveis as catástrofes naturais que o homem vez ao decorrer dos anos.

Com isso as empresas começaram com a responsabilidade social corporativa que é um conceito pelo qual as empresas integram as preocupações sociais e ambientais a suas operações de negócios e a sua interação com stakeholders, de forma voluntaria. Nos últimos anos vem tendo uma crescente atenção dedicada pelos executivos, e tem quatro fatores que sustentam essa afirmação:

• As novas preocupações e expectativas de consumidores, autoridades publicas e investidores no contexto do globalização e das mudanças no setor industrial.

• A influência cada vez maior dos critérios sociais sobre decisões de investimentos de indivíduos e instituições.

• A preocupação crescente com o dano causado pela atividade econômica e empresarial ao meio ambiente.

• A transparência das atividades empresariais possibilitada pela mídia e pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

A cada dia da para ver que as normas empresariais pelo mundo estão consolidando a RSC (Responsabilidade social corporativa) como uma tendência predominante na pratica de negócios.

A RSC pode ate ser um importante novo elemento nas relações entre empresas, governos, etc., mas muitos dizem q ela esta associada com o trabalho de marketing em particular.

Hoje em dia as questões de responsabilidade social e moralidade e ética estão muito frequentes nas praticas empresariais, como por exemplo o relacionamento com os clientes e na forma como as empresas são percebidas e entendidas pelo cliente, pois poucas empresas não abordam muito a RSC, e com isso quem sabe usa-la tem um passo a frente a seus adversários.

OBJETIVO da norma SA 8000

A Norma SA 8000 foi criada com o objetivo principal: garantir o direito aos trabalhadores, de maneira digna, expondo suas propostas para que devam ser seguidas. Com vista humanitária, a Norma AS 8000 está sendo chamada como “Selo de Cidadania”, pois o foco não está apenas nos trabalhadores, mas também na elaboração de leis que devem ser seguidas pelas empresas. A Norma é basicamente composta por nove requisitos:

• TRABALHO INFANTIL: contra ao trabalho infantil de acordo com a Constituição Federal de 1988: A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1973, no artigo 2º, item 3, fixa como idade mínima recomendada para o trabalho em geral a idade de 16 anos.

E também de acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) o trabalho infantil é definidocomo toda a forma de trabalho abaixo dos 12 anos de idade e de 12 a 14 anos que não seja trabalho leve. De acordo com a OIT é enquadrado abaixo de 18 anos, com trabalho precário e longe da dignidade, ferindo os direitos humanos, como trabalho infantil.

• TRABALHO FORÇADO: trabalho imposto por ameaças, perseguições, abusos de autoridade, regime de escravidão, o trabalho sem direito de descanso e remuneração.

• SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: a saúde e segurança do trabalhador e da empresa devem estar seguros para que possam executar a função. Podendo chegar a receber insalubridade ou periculosidade de acordo com a atividade exercida, porém com equipamentos de segurança individual ou de uso coletivos e com o consentimento do perigo.

• LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COLETIVAS ASSEGURADAS:

Os direitos dos trabalhadores devem ser assegurados, com o direito de lutar em defesa dos interesses da categoria. É livre a negociação com sindicatos de acordo com o direito dos trabalhadores, com relação a greves por exemplo.

• DISCRIMINAÇÃO: não se pode julgar alguém pelo sexo, raça, opção sexual, ou qualquer outra característica que o “diferencie” dos demais. Todos devem ser tratados de maneira igualitária.

• PRÁTICAS DISCIPLINARES NÃO SÃO PERMITIDAS: não se pode utilizar os métodos de correção em um indivíduo de maneira que o mesmo se sinta inferior, humilhado, envergonhado em frente os demais, ou em agressões físicas. Mesmo os métodos sendo utilizados para o poder de convencimento.

• HORÁRIO DE TRABALHO DEVE SER RESPEITADO: não se deve ultrapassar às 48 horas semanais e 12 horas extras na semana.

• REMUNERAÇÃO SUFICENTE: a remuneração do cargo deverá ser suficiente para cobrir os gastos do funcionário.

• SISTEMA DE GESTÃO DEVE GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS: para que os principais temas de uma empresa possam ser tratados, é preciso um sistema de gestão que coopere com a operação, negócios e valores da empresa, relacionados a política social, melhoria contínua, definir os representantes da empresa e dos trabalhadores, controle de fornecedores, tomada de decisão, ação corretiva, subcontratados e subfornecedores, controle de registros, acesso para verificação.

Ações Defensivas

Muitas empresas estão na defensiva ou acomodados em sua postura no que diz respeito à responsabilidade social corporativa. Algumas deixam ser levadas pelas preocupações sobre esta responsabilidade como sendo apenas dever de seus consumidores, clientes corporativos, lobistas influentes, fornecedores, funcionários e gestores, e até mesmo de sua posição em relação à concorrência.

Em uma pesquisa elaborada por Porter e Kramer (2006) foi identificado uma importante advertência sobre as formas de defensiva de Responsabilidade Social Corporativa. Eles advertem que as empresas que consideram a Responsabilidade Social Corporativa somente como um meio de apaziguar grupos de pressão, geralmente descobrem que essa abordagem se transforma em uma série de ações de curto prazo de relações públicas com benefício social mínimo e nenhum benefício estratégico. Ou seja, empresas estão tomando iniciativas sobre a responsabilidade social corporativa apenas para mascarar alguma situação e não pensando seriamente na responsabilidade social e seus benefícios para a organização e sociedade.

Um exemplo ilustrativo para este fato é a mudança de política da empresa Coca-Cola. A empresa atraiu um bombardeio de publicidade negativa a alguns anos, o qual se alegava maus -tratos a trabalhadores em Columbia; o uso indevido de água em regiões que sofrem de seca na Índia; a demora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com