TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE PESSOAL SOBRE O TEMA ANÁLISE E RECONHECIMENTO A PRESENÇA E OFERTA DE EMPREGOS VERDES NO BRASIL

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Anhanguera Educacional

        Taguatinga-DF

                2016

Aluna: Allexson de Sousa Vale

RA: 9095466277

Curso: Pedagogia-licenciatura

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

RELATÓRIO ANÁLISE PESSOAL SOBRE O TEMA

ANÁLISE E RECONHECIMENTO A PRESENÇA E OFERTA DE EMPREGOS VERDES NO BRASIL

INTRODUÇÃO

A evolução do mundo traz grandes e necessários benefícios à humanidade, sem dúvida alguma vêm também os prejuízos, quando alguém evolui tudo ao seu redor evolui junto, mas essa evolução deve caminhar na direção de transformar o homem em algo melhor, assim tudo em sua volta se tornará melhor.

O ser humano tem a livre escolha para tomar decisões, mesmo que não haja a compreensão de todos, porem tentar mostrar aos outros que aprender algo, significa entrar em contato com um mundo desconhecido, onde as atitudes mais simples são as mais extraordinárias, como por exemplo, a preservação da natureza, pode até não ser a atitude de muitos, mas o trabalho é de conscientização a todos de que sem a natureza não há vida e sem a vida não há natureza, então se torna bem racional um trabalho em prol de estratégias de conscientização do homem em se tornar possível a sustentabilidade do país, um exemplo de preservação são os chamados empregos vedes.

Mudar significa enfrentar desafios e insistir que é possível ganhar uma batalha que parece perdida, é também saber ser humilde para aprender que as atitudes trazem consequências e muitas vezes com prejuízos ao próprio individuo, aprender com os erros se torna um grande passo para corrigir os danos causados por cada erro cometido.

O mundo está nas mãos de pessoas que tem coragem de realizar sonhos de correr riscos e de proporcionar a todos a oportunidade de viver com dignidade os seus direitos, um deles o direito a vida.

Praticar uma ação que constrói, por menor que seja é muito mais grandiosa que um grande ato que destrói, o trabalho em equipe mostra que juntos fazemos mais, ninguém é tão suficiente como todos juntos.

O trabalho em equipe é maravilhoso, muitas organizações vem crescendo em defesa da natureza, criando empregos sustentáveis, visando o respeito o comprometimento, a organização, a colaboração, o exemplo diário e incansável de conscientização, o saber ouvir, que cada um faça sua parte, a força coletiva está no comprometimento de cada um. Os empregos verdes caminham em direção a uma economia com baixo consumo de carbono e sustentabilidade em respeito à natureza, que significa respeito à vida de todos.

Desenvolvimento

Empregos Verdes

Os empregos verdes apresentem-se como uma espécie de representação em economias e sociedades mais sustentáveis, com o objetivo de preservar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações e garantir a igualdade de direito e uma inclusão para todas as pessoas e países.  O ambiente natural, que sustenta a vida no planeta.

Significa trabalho decente e, portanto, uma perspectiva de bem-estar e dignidade todos em face do rápido crescimento demográfico mundial e de um cenário atual de mais de um bilhão de pessoas excluídas do desenvolvimento econômico e social. Os empregos verdes são o caminho para que ambos sejam enfrentados simultaneamente.

Emprego verde é todo e qualquer posto de trabalho em atividades econômicas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental ou pra redução de emissão de carbono de uma maneira geral, estão ligadas as mudanças dos padrões de produtividade e consumo.

A transição para uma economia sustentável está vinculada a proteção ambiental.

Agricultura Orgânica, Autorias Micológico, Setores de Biocosméticos e Reciclagens, todos esses setores ofertem empregos verdes.

Segundo a OIT, são considerados empregos verdes, o trabalho descente, no caso dos catadores de lixo não considerado um trabalho descente, razão pela qual não é caracterizado como um emprego verde. Há mais de dois bilhões de empregadores verdes. O Brasil está aproximadamente do nível de empregos verdes, comprovados através de estudos em economias desenvolvidas como, por exemplo, os Estados Unidos.

São empregadores verdes

Setor de Transportes é o maior empregador verde, transportes coletivos em geral.

Os meios alternativos aos transportes rodoviários e aeroviários modais de transporte bastante emissor de carbono.

Em segundo lugar

Energia Renovável, que é considerada toda produção de eletricidade, onde noventa por cento dela é proveniente de hidroeletricidade caracterizada como uma fonte limpa renovável.

Biocombustíveis que e a segunda fonte de energia do país.

 Há uma procura muito grande por profissionais que atuem na gestão de resíduos de um modo geral, iniciando pela prevenção da geração e aproveitamento dos resíduos produzidos, existe também um percentual enorme de trabalhadores sem função específica para setores, mas que atuam em atividades onde o seu produto final colabora para uma melhor qualidade ambiental.

Os empregos verdes estão diretamente ligados às mudanças dos padrões dominantes, em relação à produção e consumo, associados em alguns fatores como:

Maximização da eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis. A eficiência energética visa à melhoria da utilização das fontes de energia, o uso racional de energia consiste em usar de maneira eficiente a energia na obtenção de um resultado final.

A eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

A passagem de uma economia com base nos combustíveis fósseis, para uma economia de baixo de carbono é uma tarefa bem difícil e que exige muito.

Envolve mudanças tecnológicas, econômicas e institucionais bem significativas, envolvem também valores associados ao desenvolvimento econômico ao bem estar social, os recursos naturais e o meio ambiente.

Valorização racionalização do uso e preservação dos recursos naturais e dos ativos ambientais atividades que contribuam para a redução de emissão de carbono que conservam a qualidade ambiental, visando redução dos impactos ambientais e a proteção da biodiversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com