TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PONTE TRELIÇADAS

Por:   •  25/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 10

UNICEUG

Centro Universitário de Goiânia

Fabio de Paula Neves – R.A. 14820

Fernando Martins Costa – R.A. 13822

Igor Ranielle Malta Pessoa – R.A. 13462

PONTE TRELIÇADAS

Goiânia

2021

UNICEUG

Centro Universitário de Goiânia

APS

PONTE TRELIÇADA

 Apresento este relatório a UNICEUG – Centro Universitário de Goiânia, nele iremos apresentar dois tipos de estruturas treliçadas isostáticas acompanhado pelo desenvolvimento de cálculos referente a APS semestral ministrada pela Engenheira Vanessa de Moura, Goiânia, Goiás, 2021

Goiânia

2021

Sumário

Introdução        4

Objetivo Geral        5

Objetivo Especifico        6

        Croqui dos modelos das pontes:        6

        Tabela de Comparação dos esforços do primeiro modelo de ponte:        8

        Tabela de Comparação dos esforços do segundo modelo de ponte:        9

        Analise Numérica do Primeiro Modelo de Ponte:        10

        Analise Numérica do Segundo Modelo de Ponte:        11

Informações adicionais:        12

Revisão teórica        13

        Breve histórico        13

        Construções da atualidade com treliças:        16

        Pontos positivos de estrutura metálicas:        16

        Pontos Negativos de estrutura metálicas:        17

Bibliografia        19

Conclusão        20

Introdução

As Ponte de Treliças são sistemas de barras de aço entrelaçadas que são executadas desta forma para manterem sua sustentação. Deste modo, as treliças das pontes são compostas de muitas barras de aço juntas, conseguem apoiar uma grande quantidade de peso e se estendem por grandes distâncias, cobrindo grandes vãos e distribuindo suas cargas por toda a estrutura até alcançar as fundações. Por ser um material com a trabalhabilidade maior que a estrutura de concreto, normalmente tem maiores movimentações na parte estrutural.

Na maioria dos casos, os modelos da fabricação e da montagem de treliças são relativamente simples. Uma vez montadas, as treliças ocupam maior espaço em comparação com modelos antecessores. As vigas de ação ocupam uma extensão vinte vezes maior do que cabos de aço. Um dos pontos importantes a notarmos nos detalhes de uma treliça são seus componentes o:  banzo superior, banzo inferior, diagonal ou escora e montante, além desses, temos também os chamados nós, que são os pontos de conexão entre os elementos da treliça e recebem a maior parte dos esforços.

As maiores características das treliças são: porque são estruturas muito rígidas, que transferem a carga a partir de um ponto único a uma área muito mais ampla, com isso garante a absorção do peso e do impacto. As Ponte de Treliças são conhecidas a muito tempo na história das pontes modernas e são muito econômicas para construir, ainda mais levando em consideração o tempo de execução. Uma vez que utilizam materiais de forma eficiente sua durabilidade é considerável e razoavelmente longa.

Objetivo Geral

Neste trabalho iremos simular dois exemplos de ponte treliçadas isostáticas e apresentar os memoriais de cálculos, direções das forças na estrutura e valores das foças em cada ponto (nó). Este relatório que simula a construção de duas pontes com o material em palitos de churrasco utilizando para cobrir um vão determinado com uma certa carga aplicada no centro da estrutura simulando como será feito a distribuição de carga.

Com os dados determinados e as propriedades dos materiais dados pelo próprio exercício, vamos elaborar e dimensionar os dois modelos de pontes e simular as cargas tanto manualmente como no software FTOOL para conferir os cálculos. Para calcular iremos utilizar o método dos nós, por fim iremos pegar os resultados das pontes e comparar, para que tenhamos uma margem de diferença de uma estrutura para a outra e como estaria distribuída as cargas em cada estrutura.

Objetivo Especifico

Para que fosse executado o relatório seguimos alguns passos a passos e distribuímos algumas partes para cada membro do grupo, sempre chegando em um consenso comum e um apoiando o outro em cada etapa. O primeiro passo que fizemos foi determinar o modelo de treliça:

  • Croqui dos modelos das pontes:

Primeiramente nós reunimos e determinamos quais seriam as dimensões das pontes, determinando o comprimento das barras para que se prevalecesse o vão determinado de um metro, os apoios das pontes de primeiro e segundo gênero sempre seguindo os limites imposto pelo roteiro do trabalho e chegando em um consenso de qual seria os melhores modelos para realizarmos a distribuição das cargas.

[pic 1]

Croquis executados pelo grupo

Após determinarmos os modelos e suas cotas, aplicamos os cálculos e o método dos nós para certificarmos que nossa estrutura se encontrava em equilíbrio e determinarmos quais seriam os maiores pontos de distribuição e sustentação das estruturas.

1° Modelo de Ponte:

[pic 2]

[pic 3]

2° Modelo de Ponte:

[pic 4]

[pic 5]

Após determinarmos os esforços em uma metade da ponte. por ela ser assimétrica os mesmos vão se repetir para o outro lado, assim como demonstrado nas imagens acima.

Com os esforços já determinados manualmente, inserimos os dados no software FTOOL para certificamos da veracidade dos cálculos e confirmarmos que o modelo criado seria bem sucedido.

        Elaboramos uma tabela de comparação para cada modelo de ponte comparando os cálculos realizados manualmente e os cálculos no FTOOL. Assim determinando uma porcentagem de diferença entre cada esforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com