TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL – 20212E – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA

 

JOSÉ EDUARDO DE BARROS ZAMPIERI – RA 259392021

PORTFÓLIO – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA – 20212E

Concepções e fundamentos de estruturas tipo pórtico, Concepções e fundamentos de estruturas tipo arcos e Concepções e fundamentos de estruturas tipo casca

.

Guarulhos

2021

JOSÉ EDUARDO DE BARROS ZAMPIERI

PORTFÓLIO – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA – 20212E

Concepções e fundamentos de estruturas tipo pórtico, Concepções e fundamentos de estruturas tipo arcos e Concepções e fundamentos de estruturas tipo casca

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Laboratório de Tecnologia - 20212E

Professor Allan Miranda Pereira

Guarulhos

2021

[pic 2]

PORTFÓLIO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA

Assunto 02 – Concepções e fundamentos de estruturas tipo pórtico

Desafio:

Muitas vezes, a compreensão genérica do comportamento dos tipos estruturais é suficiente para resolver problemas práticos. Por isso, mesmo que o profissional não atue como calculista, o conhecimento das características essenciais das diversas formas de estrutura é de grande utilidade.

Você faz parte da comissão de análise de projetos da cidade de Arrasópolis. O prefeito, Sr. Altamiro, lhe entregou duas propostas para o novo pórtico de entrada da cidade e, preocupado com a estabilidade da construção, uma vez que o pórtico antigo desabou durante uma ventania, pediu que você fizesse uma análise das propostas.

Confira ambos os projetos abaixo.

Assim, responda ao prefeito qual das opções em que a estrutura seria estável e indique qual material construtivo seria mais indicado para a execução.

[pic 3]

RESPOSTA:

Conforme bem ensina o professor Gabriel Lima Giambastiani, em seu livro “Sistemas Estruturais III (concepções e fundamentos de estrutura tipo pórtico)”, a rigidez e a resistência de um pórtico são diretamente proporcionais ao tamanho de seus elementos (verticais e horizontais) e inversamente proporcionais ao espaçamento entre os elementos verticais e à altura entre apoios.

Em ambos os projetos, os pórticos possuem a mesma altura (3,41m) e se diferem na distância entre seus apoios. O projeto 1 possui dois pórticos de 6,36m de distância entre apoios cada; já o projeto 2 possui único pórtico 15,83m de distância entre seus apoios; dessa forma, pode-se afirmar que a opção número 1, seria a  mais indicada, pois possui dois pórticos de menor largura, e dessa forma é mais estável que a opção 2. 

Como material construtivo, indica-se o uso de concreto estrutural (armado) pré-fabricado, mais resistente às intempéries e vai agilizar o processo de construção, visto que já chegam ao canteiro de obras com sua cura completa, e como será na entrada da cidade, a interdição do local será em menor tempo; além disso, como o local é susceptível a fortes ventos (o antigo foi derrubado por vendaval), o controle de qualidade do concreto nessa opção é melhor do que o feito “in loco”. Como se verifica na fachada dos projetos, a arquitetura é bem regular, e traz a convicção de ser realmente a melhor opção.

Assunto 03 – Concepções e fundamentos de estruturas tipo arcos

Desafio:

O conhecimento de tipos variados de estrutura é uma ferramenta extremamente útil para resolver problemas do dia a dia dos profissionais de arquitetura e de engenharia. Nesse sentido, é importante saber que arcos são utilizados por conta da resistência a grandes esforços e compressões, o que os torna adequados para construção de grandes vãos.

Imagine que você é um arquiteto com experiência em sistemas estruturais do tipo arco. Em sua carreira, já projetou diversas pontes e passarelas, em grande variedade de materiais. A prefeitura de Pindamonhangaba o contatou para avaliar o projeto de uma nova passarela que deverá ser implantada na cidade. O projeto foi realizado pela equipe de arquitetos da prefeitura, muito competente, porém com pouca experiência nesse tipo de projeto.

[pic 4]

Com base nessas informações, elabore uma resposta para a prefeitura, analisando se o projeto está adequado quanto ao material utilizado e às medidas indicadas.

RESPOSTA:

A equipe de engenheiros da prefeitura, embora competente, por não ter experiência nesse tipo de construção, escolheu mal o material a ser empregado, haja vista que conforme ensina o professor Gabriel Lima Giambastiani, em seu livro “Sistemas Estruturais II (concepções e fundamentos de estrutura tipo arco)”, arcos em concreto podem vencer vãos de no máximo 90 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (546.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com