TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Painel Armário de Ferramentas

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

                   

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

PROJETO INTEGRADOR

 PAINEL-ÁRMARIO

RODRIGO GOMES DE DEUS

Dourados-MS, Brasil

2020

                    [pic 4][pic 5][pic 6]

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

PROJETO INTEGRADOR

PAINEL-ÁRMARIO

RODRIGO GOMES DE DEUS

Trabalho para o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, no curso de técnico em manutenção automotiva, na unidade curricular projeto integrador, para obtenção de nota avaliativa.

Professor: Danilo Jose S. M. Junior

Nota: ___________

[pic 7]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO3

      1.1 OBJETIVOS3

      1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA3

2. METODOLOGIA4

3. CONCLUSÃO10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11

    5. ANEXOS12


INTRODUÇAO

Com o intuito de facilitar a organização e agilizar na hora de procurar uma ferramenta e também economizar espaço na oficina, por que não usar um painel - armário?  A ideia de um painel - armário nada mais é que um armário cuja porta seria usada de painel para guardar as ferramentas mais utilizadas em sua parte externa, e as menos usadas e mais pesadas em seu interior.

OBJETIVOS

Este projeto tem por finalidade apresentar uma alternativa mais viável de investimento em equipamentos de organização de ferramentas e que facilitam a organização, economizem espaço e agilizem o manuseio das mesmas no dia a dia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cada vez mais as oficinas do setor automotivo sentem a necessidade de uma melhor organização em seu espaço de trabalho, seja espacial, social ou administrativa, visando a otimização do tempo e da produtividade. Com isso a implantação dos 5s tem sido uma das ferramentas bases para a melhoria da organização dentro das oficinas:

                                    [pic 8]

                                        Figura 1 Fonte:https://medium.com/@biancasandes/5s-n%C3%B3s-estamos-fazendo-errado-dab8f9e8a70c

Além de ser notoriamente um diferencial, manter uma oficina organizada oferece facilidade na execução de seus trabalhos, estimula os funcionários a trabalharem melhor, acaba com as perdas desnecessárias por falta de controle e deixa o cliente satisfeito. (FILHO, Cleber, SOUZA, Suzana,2019)

Seiton é um dos 5 sensos, trazido da cultura japonesa, este senso preza pela importância da organização, como alocar nossas ferramentas de trabalho da melhor forma possível, em um local fixo de fácil acesso e claro sempre organizado, buscando assim otimizar nosso tempo e produtividade no dia a dia.

O Seiton, identificado como o senso de ordenação, coloca em ordem materiais, objetos e informações que possam ser úteis de maneira funcional, sendo o seu principal intuito oferecer um rápido acesso ao que se deseja. (FILHO, Cleber, SOUZA, Suzana,2019)


Seiton significa a arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso. (TAVARES, Daniela, et al, 2004) J

Por mais simples que seja a aplicação de um dos 5s já faz toda a diferença no dia a dia de uma empresa, seja uma pequena oficina ou uma grande indústria.

METODOLOGIA

Tendo em base a rotina de trabalho de uma oficina, onde constantemente há pouco tempo para a realização dos afazeres por conta da alta demanda de serviço, o tempo ocioso que é gasto na procura de uma ferramenta pode acabar gerando prejuízos a empresa. Por isso, o desenvolvimento deste projeto será essencial para a otimização deste ambiente de trabalho, visando um retorno positivo com um baixo custo de investimento. Em vista de alcançar o objetivo proposto o painel-armário terá seu desenho projetado na plataforma do Solid Works em 3D.

O aço doce é muito utilizado em chapas metálicas, é um aço fácil de se trabalhar e soldar além de ter um baixo custo em relação aos demais. Segundo COSTA E SILVA (1988), podemos classificar de forma genérica os aços de acordo com o teor de carbono, sendo o aço doce se localizando entre os teores de 0,15 a 0,30 % (extra doce e meio-doce, respectivamente).  Essas características fizeram com que esse material fosse escolhido para a realização do projeto atual.

Aços de baixo carbono incluem as séries AISI C-1008 e C-1025. O teor de carbono varia entre 0,10 e 0,25%, o de manganês entre 0,25 e 1,5%, o teor de fósforo máximo é de 0,04% e o de enxofre é de 0,05% (hoje, na prática, os teores de P e S dificilmente chegam próximo destes limites). Estes são os aços mais comumente usados em fabricação e construção. São materiais facilmente soldáveis por qualquer processo a arco, gás ou resistência.

Para a soldagem com eletrodos revestidos (SMAW), eletrodos da classe AWS E60XX e E70XX fornecem resistência mecânica suficiente para a soldagem destes aços. Eletrodos da classe E60XX devem ser usados para aços com limite de escoamento inferior a 350 MPa e eletrodos E70XX devem ser usados com aços com limite de escoamento de até 420 MPa. Para Soldabilidade de Algumas Ligas Metálicas - 6 a seleção do tipo de eletrodo, as características operacionais desejadas devem ser consideradas. ( MONDONESI, 2011)

Teremos então o aço doce como base da fabricação de toda a estrutura do armário, as portas também serão feitas a partir do mesmo material, visando assim deixar o armário leve, resistente e durável. Serão usadas duas chapas de aço doce de 250 x 1000 x 2 mm, duas de 250 x 750 x 2 mm, uma de 750 x 1000 x 2 mm e duas de 375 x 1000 x 2 mm (largura x altura x espessura), que podem ser compradas já cortadas nas medidas ou não . A estrutura também contará com ganchos expositores de 10 cm dispostos de acordo com a acomodação das ferramentas, além de 4 dobradiças para as portas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (834.8 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com