TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS DE MIRITI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DO BRINQUEDO POPULAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO RIO TIJUCAQUARA / PARÁ

Por:   •  11/11/2018  •  Dissertação  •  4.704 Palavras (19 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 19

BRINQUEDOS DE MIRITI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DO BRINQUEDO POPULAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO RIO TIJUCAQUARA / PARÁ.

                                       FERREIRA, Érica Martins ¹

                                MORAIS, Denize Ferreira².

                                Profª APIETA, Ana Cristina Gipiela ³

RESUMO

O presente artigo possui como objetivo principal trabalhar uma proposta pedagógica com a utilização do teatro do faz de conta junto a pratica da utilização do lúdico com brinquedos de miriti retirados de uma árvore nativa da região amazônica trabalhando assim o contexto sociocultural da comunidade escolar do Rio Tijucaquara. Contextualizar o ensino representa facilitar o processo ensino aprendizagem. Desta forma para construção do referido artigo optou-se por uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. Culminando com a proposta de trabalho com elementos presentes no cotidiano dos alunos como forma de facilitar o processo aprendizagem. Concluímos cientes de que cada educador procurar junto a seu contexto ferramentas que o auxilie na abordagem pedagógica enriquecendo e valorizado seu ambiente educacional somando aos saberes prévios de seu aluno.

Palavras-chave: Educação infantil, Brinquedo de miriti e proposta pedagógica.

1 INTRODUÇÃO

São muitas as discursões feitas a cerca do ensino de qualidade no Brasil, principalmente nas comunidades ribeirinhas, as quais às vezes possui pouca condição financeira para inverti em novas metodologias de ensino como Datashow, computadores ou jogos educativos. Para resolver tal problema pelo menos parcialmente, talvez a solução seja usar os recursos  existente na natureza os quais podem ser repostos com facilidade além de seus custos serem bem baixo

____________________________

 Alunas do 4º ano de Pedagogia da FAEL.

 Doutora em Literatura (UFSC), mestre em Literatura (UFSC) e graduada em Letras (UNICENTRO). Professora da FAEL, níveis graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância.

condição financeira para inverti em novas metodologias de ensino como Datashow, computadores ou jogos educativos. Para resolver tal problema pelo menos parcialmente, talvez a solução seja usar os recursos  existente na natureza os quais podem ser repostos com facilidade além de seus custos serem bem baixo como por exemplo o miriti que é utilizado para confeccionar importantes objetos pertencentes a cultura local, além de possibilitar aos brincantes uma espécie de resgate cultural, podendo ter a experiência de aprender brincando com as mesmas coisas que seus pais  aprenderam, porém de uma forma mais organizada e direcionada, e incluir no contexto escolar um conceito educacional novo com objetos tradicionais que já são bem conhecidos na região.

A educação infantil é um bom começo para inseri os brinquedos de miriti, construídos a partir da arvore nativa da região amazônica o Miritizeiro é o nome que a população local denomina esta planta é da família das Arecáceas denominada cientificamente de “Maurita flexuosalé encontrada as margens dos rios da Amazônia. Pois como sabemos as crianças aprendem mais facilmente quando são ensinadas a partir da visualização de materiais concretos e a pós isso ela irá dar asas ao seu imaginário. Bomtempo,( 2005, p. 61)

Vygotsky dá ênfase à ação e ao significado no brincar. Para ele é praticamente impossível a uma criança com menos de 3 anos envolver-se em uma situação imaginaria, porque ao passar do concreto para o abstrato não há continuidade, mas uma descontinuidade. Só brincando é que ela vai começar a perceber o objeto não da maneira que ele é, mas como desejaria que fosse. Na aprendizagem formal isso não é possível, mas no brinquedo isso acontece.

A tarefa de ir em busca de novos métodos também pertence ao professo, pois os Parâmetros curriculares Nacionais – vol. 1- p.53, ( 2001)  afirmam que:

Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagem com o maior grau de significados possível, uma vez que esta nunca é absoluta- sempre é possível, estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidade de observação, reflexão e informação. (PCNs)

A abordagem metodológica utilizada na presente pesquisa foi a qualitativa com uma abordagem bibliográfica e de campo junto a proposta na pratica da utilização do lúdico com brinquedos de miriti trabalhando assim o contexto sociocultural da comunidade escolar do Rio Tijucaquara.

Os tópicos trabalhados são em primeiro momento um breve estudo sobre a criança enquanto sujeito histórico cultural, seguido da análise em relação ao brinquedo, brincar e brincadeiras; O brinquedo de miriti e a história da arte artesanal finalizando com a proposta de campo na produção dos brinquedos lúdicos junto ao contexto cultural da comunidade do rio Tijucaquara.

2 CRIANÇAS SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL

Como educadores não devemos deixar de perceber a criança como Sujeito Histórico cultural reflexo do mundo que a cerca. Segundo Souza (2007, p.51)                         

Uma característica essencial do Enfoque Histórico-Cultural reside, portanto, na maneira como concebe o desenvolvimento psíquico e a formação das funções psíquicas superiores (memória seletiva, linguagem, pensamento, habilidades aritméticas, controle da conduta e valores). A lei genética do desenvolvimento põe, em primeiro plano, como um primeiro conteúdo, os processos interpessoais, e, em segundo, o intrapessoal, ou seja, a interiorização de conceitos, idéias, saberes e valores, ocorre primeiro entre as pessoas, para depois se tornarem elementos internos de inteligência e personalidade individual.

                

 

          Neste sentido como já foi ressaltado neste trabalho a criança se desenvolver sempre levando em consideração ao ambiente no qual ela está inserida, neste sentido ela sofre influência externa, sobre a sua formação pessoa Vygotsky inaugura uma nova abordagem do processo de desenvolvimento infantil, desvendando o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento do psiquismo da criança. Lima (2001) apud Souza (2007, p.52) demonstra como:

De acordo com o Enfoque Histórico-Cultural, Lima (2001) destaca como o desenvolvimento da inteligência, da personalidade, das emoções, da consciência e do relacionamento da criança com outras pessoas, ou, ainda, o desenvolvimento de capacidades especificamente humanas, ocorre no processo da vida social da criança, por meio da atividade infantil, tendo em vista as condições de vida em situações de educação e comunicação. Em outras palavras, o desenvolvimento cultural constitui-se na atividade humana mediada pelas relações e pelas objetivações humanas, social e historicamente produzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (557.2 Kb)   docx (705.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com