TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pavimento Flexível

Por:   •  8/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

GRUPO S2 - PAVIMENTO FLEXÍVEL: BLOCOS DE CONCRETO INTERTRAVADO – CONFIRMAR O NUMERO DO GRUPO, ESTE É O QUE ESTAVA NO ROTEIRO

Integrantes: Ithalo Santos Petzold, Lhorrana Aparecida Lima Santos, Luara Achtschin Godinho, Phillipe Luz de Moraes, Rafahel Medeiros Oliveira e Victor Luiz Batista Aguiar

  1. Apresentação

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o roteiro da aplicação de um pavimento flexível do tipo bloco de concreto intertravado em uma rua no município de Teófilo Otoni.

  1. Principais definições

Pavimento -  Estrutura construída após a terraplenagem, destinada a resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais oriundos dos veículos, a melhorar as condições de rolamento quanto ao conforto e segurança e a resistir aos esforços horizontais tornando mais durável a superfície e rolamento (DNIT, 2006).

Pavimento Flexível - Pavimento em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas (DNIT, 2006).

Pavimento Intertravado - Pavimento flexível cuja estrutura é composta por uma camada de base (ou base e sub-base), seguida por camada de revestimento constituída por peças de concreto justapostas em uma camada de assentamento e cujas juntas entre as peças são preenchidas por material de rejuntamento e o intertravamento do sistema é proporcionado pela contenção. (ABNT, 2013)

  1. Localização

O local estabelecido para aplicação do revestimento está localizado na rua ____________, no bairro Alegria, cidade de Teófilo Otoni, O trecho possui _______ de extensão.

[pic 3] (INSERIR MAPA DO LOCAL)


  1. Justificativa de escolha do pavimento

A escolha pelo pavimento do tipo flexível intertravado se deu em consideração à facilidade de execução e manutenção, tendo em vista que o piso intertravado de concreto permite a remoção total ou parcial do pavimento com relativa facilidade, possibilitando o reaproveitamento das peças, sem danos ou perdas, minimizando a geração de resíduos.

Do ponto de vista do tráfego, observa-se que a rua apresenta tráfego leve, com trânsito local, baixas solicitações e pelos motivos explanados anteriormente, o pavimento flexível intertravado pode ser aplicado no trecho escolhido.

  1. Metodologia e execução:

  • Análise do solo e execução das camadas do pavimento (sub-leito, sub-base, base).
  • Subleito: sondagens e ensaios de granulometria, limite de liquidez, limite de plasticidade, limite de contração, compactação, ISC, expansibilidade.

(AQUI TERIA QUE SER DISCUTIDO O RESULTADO DO ENSAIO), MAS COMO SERIA??

  •  Determinação da jazida para retirada do material.
  •  Material utilizado para revestimento.
  •  Aplicação do revestimento/base.

  1. Referências Bibliográficas

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15953 – Pavimento Intertravado com peças de concreto - Execução. Rio de Janeiro, 2011.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9781 - Peças de concreto para pavimentação – Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com