TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Topográfico

Por:   •  17/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Bryan Vargas Nogueira

Turma:314

Curso: Construtor de Obras de Edificações (SENAI)

Professor: Erasmo

Perfil Topográfico

 O resultado de cortar a superfície do terreno com um plano vertical é um perfil topográfico.

Fornece uma imagem precisa da topografia ao longo da linha de interseção,  informando sobre a geometria das vertentes, os comprimentos de rampa, as rupturas de declive, a simetria e dissimetria dos vales etc.

Importante saber escolher adequadamente a sua localização e representá-lo graficamente numa escala vertical apropriada às variações de altitude que o terreno apresenta. Junto com a carta de declividades,. Junto com a carta de declividades, os perfis topográficos são um instrumento fundamental no processo de análise morfométrica do relevo prévia a qualquer tentativa de interpretação geomorfológica.

O perfil topográfico é uma “silhueta do relevo” obtida através de técnicas cartesianas de representação gráfica. Resulta da intersecção de um plano vertical (PV) com um plano horizontal (PH) que contém as curvas de nível representativas do relevo, sobre o plano vertical rebatendo-se a altitude de cada intersecção.

Perfil Projetado

É aquele em que são associados, em um só, diversos perfis topográficos, traçados sem paralelismo obrigatório entre si. Com ele procura-se uma visualização abrangente do relevo de uma área mais ampla e mais diversificada do que a normalmente representada nos perfis comuns.

Perfil Fluvial

É dividido em:

Perfil Transversal

É um perfil topográfico que secciona o vale em suas duas vertentes opostas. Pode ser único ou múltiplo.

Perfil Longitudinal

Linha que une todos os pontos representativos dos desníveis do talvegue. É traçado sobre um sistema de coordenadas ortogonais e representa, em forma linear e em projeção sobre um plano vertical, a declividade do canal.

Como verificamos os perfis topográficos

Podemos verificar os perfis através de algumas formas, mas a que mais usamos em nosso dia a dia é a altimetria, dentro dela temos varias formas de verificação como os nivelamentos.

NIVELAMENTO

Chama-se genericamente de nivelamento, as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros.

Tipos de Nivelamento:

1. GEOMÉTRICO: é o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas   horizontais com um instrumento chamado Nível.

2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, mas menos preciso.

3. BAROMÉTRICO: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão. Há necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Utiliza-se aneróides para a determinação da pressão atmosférica no campo.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Neste tipo de nivelamento os dados são colhidos através de viradas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.

[pic 1]

Aplicação:

Em estradas ao longo do eixo longitudinal;

Em terraplanagem;

Em lavouras de arroz e terraceamento;

Em barragens.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO SIMPLES

Através de uma única estação do instrumento se determina as DN dos pontos a nivelar. Se o instrumento ficar equidistante dos extremos então evitará os erros de curvatura terrestre e refração atmosférica pelo fato da anulação. A distância ideal na prática é de no máximo 50m para cada lado.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO COMPOSTO

Devido aos desníveis acentuados e extensão dos pontos a nivelar, se torna necessário estacionar o aparelho em mais de uma posição, para se nivelar o local em estudo. Então decompõe-se o trecho a nivelar em trechos menores e realiza-se uma sucessão de nivelamento geométrico simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com