TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Integrado

Por:   •  10/11/2021  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS III CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Goiânia, 05 de janeiro de 2021.

Disciplina: Planejamento Integrado de Transporte e Uso do Solo. Professor: Fábio de Souza.

Aluno: Isabela Pereira Macedo Dutra

Avaliação – vale 10,0 pts.

“Os problemas do planejamento urbano no Brasil não são nem nunca foram técnicos”. (VILLAÇA, Flávio, 2000)

1. Baseado na afirmação acima, e considerando o apresentado em aulas, discorra acerca da da problemática do planejamento urbano em nosso país. Utilize o texto “Perspectivas do planejamento urbano no brasil de hoje” como referência.

O Planejamento Urbano é o estudo do crescimento e funcionamento das cidades que já existem ou ainda vão existir. O objetivo do planejamento urbano é melhorar a qualidade de vida das pessoas, evitando que as cidades cresçam de forma desorganiazada nela é onde se estuda qual rua ficará em tal lugar , se ela terá acesso para qual outra via e isso tudo é assegurado pelo plano diretor de uma cidade e atraves dele que o estado assegura que as regras serão cumprindas para aqueles que constroem essas ruas e vias.

Seria um conto de fadas se isso fosse ultilizado ao pé da letra no Brasil, mas infelizmente isso nem sempre ocorre, a não ser que aconteça apenas na mente do empresário, politico ou pessoas com o poder aquisitivo maior. A realidade das periferias e da população de baixa renda é bem diferente, enquanto a “alta sociedade” segue um plano diretor a de baixa renda talvez siga o plano de sobrevivencia. A problemitização das politicas habitacionais do Brasil não é de hoje e intevenção do governo sobre os planejamento é apenas meramente ilustrativo já que o governo não tem controle das construções de casas e invasões de loteamentos vazios e podemos observar que os planos diretores são bem rigorosos mas não está surtindo efeito em todo o estado, o planejamento urbano é capaz de intervir em questões de moradia, saneamento básico e transportes e se funcionasse conforme o planejado muitas questões sociais do Brasil seriam amenizadas.

Talvez a solução seria democratizar mais o planejamento urbano no Brasil e criar planos diretores mais flexiveis além de capacitar mais a administração pública e cobrar a prestação de contas para que a verba seja distribuida igualmente não só para empresários mas também para periferias e bairros mais pobres seria um passo de cada vez para um futuro melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com