TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Urbano e Transportes

Por:   •  11/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Bairro Cidade Nova

[pic 2]

Disciplina: Planejamento Urbano e Transportes

Alunos: Joao Almeida – Rodolfo Neiva – Rodolpho Magalhães – Carlos Eduardo Rajão – Robson Amato – Esdras Avelar – Cleydson – Bruna Moreira – Rodrigo Nepomuceno

O bairro Cidade Nova está localizado na região leste e nordeste de Belo Horizonte, é um bairro relativamente novo quando comparado a alguns outros bairros de BH. Como a maioria dos bairros surgiu a partir de um loteamento de fazendas. A fazenda que deu origem ao bairro chamava-se Fazenda Retiro Sagrado Coração de Jesus, pertencia a José Cândido da Silveira e abastecia a cidade com madeira, lenha, tijolos, leite e outros produtos de gênero alimentício. O crescimento urbano ameaçava as terras da fazenda com o risco de invasões e desapropriações, motivo esse que foi decisivo para José Cândido a vender as terras e dar início ao primeiro loteamento em 1965.

O início da urbanização dessa fazenda se deu em 1960 e originou o bairro que é um dos principais de classe média e classe média alta de BH. É um bairro bem localizado e muito movimentado, liga a região leste a nordeste por meio de vias de acesso como a Av Cristiano Machado  e a Av José Cândido da Silveira, mas no início do loteamento o bairro não tinha um bom acesso, fato que estagnou por um tempo as vendas, mas por iniciativa do próprio governo municipal que já esperava a expansão das regiões nordeste, norte e Pampulha, decidiu dar uma atenção maior as vias de acesso, logo alguns edifícios começaram a ser construídos o que trouxe interesse pela economia da região pela parte dos comerciantes, logo o bairro que teve início completamente residencial começou a ser mesclado com os comércios. Hoje o bairro Cidade Nova é considerado um bairro misto de ótima qualidade, além de boas residências também são encontrados edifícios comerciais de todos os segmentos.

O bairro fica as margens da avenida Cristiano Machado e é rodeado por alguns bairros como: Sagrada Família, Nova Floresta, Silveira, Bairro da Graça e Santa Inês. Além da Av Cristiano Machado e José Cândido da Silveira como principais vias de acesso ao bairro também conta com ruas Júlio Otaviano Ferreira e Coronel Pedro Paulo Penido. Outro importante via de acesso ao bairro é a Conselheiro Lafaiete, que fica no bairro Sagrada Família. Dentro do Cidade Nova as principais ruas são Doutor Júlio Otaviano Ferreira, Professor Pimenta da Veiga, Tabelião Ferreira de Carvalho, Deputado Bernardino Sena de Figueiredo e Cardeal Stepinac.

O bairro é movimentado, característica responsável pela parte comercial, que envolve muitos bares que não são procurados apenas pelos moradores do bairro, mas atendem a um público vindo de todas as regiões de Belo Horizonte. É um bairro bem arborizado, o que traz uma melhor qualidade do ar da região, há também ótimas opções de práticas esportivas, além da variedade de academias particulares o bairro ainda conta com pista de cooper na Av José Candido da Silveira e academias da cidade, instaladas pela PBH.

Apesar da pouca idade o bairro conta com uma grande bagagem cultural, abriga escolas tradicionais de Belo Horizonte como: Colégio Espanhol Santa Maria, Acalanto, NUPI, Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo e Colégio Logosófico. Também é endereço de várias franquias de escolas de idiomas, como Number One Idiomas, MAI English e Luzianna Lana Idiomas, além do Pré Vestibular Mais e da Melody Maker Escola de Música. Existe também no bairro pontos turísticos como o Museu do bordado e o Parque Professor Marcos Mazzoni.Pode- se encontrar também várias praças como a Praça Guimarães Rosa, Praça Antôno Xavier e Praça Issa Barakat, essas praças atraem comerciantes como food trucks e são bastante movimentadas.

A igreja de Santa Luzia, também situada no bairro, é outro ponto que atrai não apenas os moradores, mas pessoas de todas as regiões da cidade.

https://www.casamineira.com.br/blog/cidade-nova/

https://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2015/03/03/interna_noticias,48628/cidade-nova-agrega-charme-aliado-a-praticidade-em-belo-horizonte.shtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_Nova_(Belo_Horizonte)

http://emfocomidia.com.br/cidade-nova-perde-um-simbolo-da-sua-historia

1)

- Bairro Escolhido: Cidade Nova.

2)

- Localização na cidade: região leste e nordeste de Belo Horizonte.

- Dados Socioeconômicos: bairro nobre de classe media e classe media alta.

- Zoneamento e características urbanísticas:  

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Bairro Cidade Nova – ZA (ZONA ADENSADA)

São ZAs as regiões nas quais o adensamento deve ser contido, por apresentarem alta densidade demográfica e intensa utilização da infraestrutura urbana, de que resultam, sobretudo, problemas de fluidez do tráfego, principalmente nos corredores viários.

- Polos Geradores de Tráfego – PGV: o bairro cidade nova possui supermercados de grande porte, a feira dos produtores com um comercio em sua redondeza relativamente bem movimentado, escolas e cursinhos.

- Equipamentos públicos comunitários: o bairro cidade nova possui algumas quadras para pratica de esporte como futebol e praças destinadas ao lazer com equipamentos destinados a pratica de exercícios físicos ao ar livre. O bairro não possui hospitais públicos ou UPAS, somente em bairros vizinhos. O bairro cidade nova conta com um ponto de apoio da policia militar e algumas bases móveis localizadas em pontos de maior movimentação como a feira dos produtores e praças maiores. Um numero elevado de escolas no bairro como a escola municipal Professor Mary Modesta Carnation, porem como maioria de escolas particulares. O bairro possui o museu do bordado, com peças como toalhas de batismo do ano de 1790.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (731.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com