TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Manutenção - Elevador de Carga

Por:   •  27/7/2020  •  Exam  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE MANUTENÇÃO

DATA DE APROVAÇÃO: 24 de Julho de 2019

PROCEDIMENTO GESTÃO PARA PLANO DE MANUTENÇÃO/INSPEÇÃO EM VEICULOS E EQUIPAMENTOS

  1. Objetivo

Estabelecer uma sistemática para planejamento e execução de manutenção em veículos e equipamentos.

  1. Definições e Conceitos

Manutenção Corretiva: Realizada com a intenção de restaurar ou corrigir o funcionamento do veiculo/equipamento que apresente alguma falha operacional.

Manutenção Preventiva: Realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou falha no desempenho do veiculo/equipamento. Para isso utiliza-se um planejamento de manutenção com intervalo de tempo.

Plano de Manutenção: Planejamento antecipado considerando itens específicos a serem inspecionados, trocados ou reparados em conformidade com estabelecido nos manuais observando os intervalos definidos pelo fabricante.

Desvio de Manutenção: Não realização de manutenções programadas considerando desvios acima de 10% permitidos nos intervalos de manutenções definidos no plano de manutenção.

Acessórios: Dispositivos (ex.: calços de segurança, cintas, chaves, macacos hidráulicos, cavaletes, etc.) utilizados nas atividades de manutenção.

Condutor: Pessoa habilitada, qualificada e autorizada para conduzir veículos.

Operador/Motorista: Pessoa habilitada, qualificada e autorizada para operar ou dirigir caminhões e equipamentos.

  1. Regras Gerais de Segurança

É proibido utilizar pneus reformados (recapagem, recauchutagem ou remoldagem) no eixo dianteiro, bem como rodas que apresentem quebras, trincas, deformações, em qualquer dos eixos do veiculo.

Não serão permitidas alterações ou modificações que descaracterizem as condições originais dos veiculo/equipamentos, exceto mediante laudo técnico do fabricante ou de profissional habilitado.

  1. Manutenções
  1. Manutenção Preventiva

Em função das características severas do ambiente em que o veiculo/equipamento são submetidos, torna-se necessário à adoção de medidas de controle mais restritiva que as recomendadas pelo fabricante.

Os veiculo/equipamentos que estiverem dentro da garantia, serão evidenciados a entrega técnica pelo fabricante e as revisões preventivas deverão ser controladas conforme a pagina do manual onde devera estar devidamente carimbado pela empresa que realizou o serviço, sendo controlados através do plano de manutenção. As manutenções preventivas devem ser evidenciadas através de nota fiscal, ordem de serviço ou outros instrumentos que tenham anuência do responsável técnico.

Os pneus e rodas dos veiculo/equipamentos serão inspecionados diariamente pelo condutor/operados. Nas manutenções preventivas serão analisados pelos responsáveis da manutenção itens referentes à manutenção das rodas e os pneus considerando o nível do TWI, a necessidade de calibragem, alinhamento e balanceamento bem como demais itens obrigatórios definidos pelo fabricante.

Obs.: A manutenção preventiva superior ao valor de tolerância demandara um plano de ação para gerenciamento do desvio.

  1. Manutenção Corretiva

Os veiculo/equipamentos que apresentarem defeitos operacionais na área interna do projeto e que, em função destes, não puderem se deslocar de forma segura devem ser removidos com recursos adequados que garantam a segurança do transporte ate a oficina de manutenção externa. Sempre que ocorrer a quebra de um veiculo/equipamento na área, o condutor ou operador deve informar o fato ao responsável da empresa para que este tome as providencias necessária junto à gerenciadora. É proibido executar manutenção em veículos e equipamentos quando o mesmo não estiver devidamente desligado e com todas as fontes de energia bloqueadas.

  1. Retorno da Manutenção

Todos os equipamentos e veículos deverão ser testados com liberação evidenciada por check list devidamente preenchido e assinado pelo responsável ao retornarem da manutenção antes de serem disponibilizados para uso.

  1. Verificações das Manutenções e Acompanhamentos

Semanalmente será enviada a planilha de acompanhamento das manutenções preventivas (controle de revisão), corretivas (ordens de serviço) em meio eletrônico para auditar o cumprimento do procedimento. O histórico das manutenções e inspeções que serão realizadas deverá ser arquivado em prontuários separados para fácil consulta, auditoria e fiscalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (4.9 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com