TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócios

Por:   •  19/5/2017  •  Abstract  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Circuitos Pneumáticos I: Comandos direto e indireto

Amanda Giacomini; Mayara Fabbri Corá

Orientador: Prof. Ms. Alessandro Paolone de Medeiros.

Co-orientador: Prof. Dr. Pedro Duarte Jr..

 

 Alunos do Curso de Engenharia de Produção, da USJT, turma de 2017.

e-mail: amandagiacomini@gmail.com; e-mail: mayfabbri@gmail.com

Resumo:  Este artigo descreve a experiência que tivemos no laboratório de automação pneumática adicionando o que aprendemos também na sala de aula. Iremos relatar  como foi o experimento, explicar suas aplicações e conceitos, e o que podemos aprender com ele.

 (Palavras-chave: circuito, direto, indireto, válvula, cilindro)

Introdução

 

                   Foi realizado em laboratório a montagem de dois circuitos pneumáticos, sendo um direto, onde o cilindro é alimentado  diretamente pela válvula direcional, e outro indireto, onde a válvula direcional aciona o piloto, assim liberando ar para o cilindro. O experimento tem a finalidade de colocar prática o que foi passado em teoria  na sala de aula e entender o funcionamento de ambos.

 

Metodologia

 

        Para a realização da montagem dos circuitos, todos os procedimentos de segurança foram tomados.

                   O primeiro circuito montado foi o direto, as peças utilizadas foram : um cilindro de simples ação com retorno por mola,  uma válvula direcional 3/2 vias, com acionamento manual e retorno por mola, um botão emergência, que será acionado caso haja algum problema no circuito, cortando o fluxo de ar, e o alimentador. Para a montagem, um conector foi ligado da alimentação ( 5 bar) para a entrada da peça de emergência, com outro conector alimentamos do ramal de saída da emergência para a entrada da válvula de acionamento e por fim um conector foi ligado da saída da válvula para o cilindro.  

[pic 1]

Figura 1 - Circuito direto

        No segundo circuito, que foi o comando indireto, foram utilizadas as mesmas peças do primeiro, a única diferença é que o piloto foi adicionado ao circuito, pois agora é ele quem receberá os comandos e dar em resposta a movimentação do pistão e o cilindro, que agora é um cilindro de dupla ação com duplo amortecimento. Para a montagem,  um conector foi ligado da alimentação  para a entrada de emergência, com outro conector alimentamos do ramal de saída da emergência para a entrada da válvula de acionamento, da saída da válvula de acionamento ligamos um conector na comando do piloto, o piloto é quem irá receber os comandos da válvula agora, no piloto ainda foi colocado mais um conector direto da alimentação e por fim um conector foi ligado um em cada saída do piloto  para o cilindro, alimentando-o.

[pic 2]

Figura 2 - Circuito indireto

        

*Toda a alimentação é feita pela entrada 1.

 

Resultados

[pic 3]

Figura 3 - Circuito indireto simples.

[pic 4]

Figura 4 - Circuito direto simples.

Discussão e Conclusões

 

       Conseguimos realizar todas as operações de  montagem e aplicar a teoria na prática.

Foi observado que ambos os processos foram únicos, ou seja, quando a válvula é acionada, o ar é liberado, fazendo com que o cilindro vá para frente comprimindo a mola, quando a válvula de acionamento é solta, a mola faz com que ela retorne a sua posição inicial, bloqueando a passagem de pressão e liberando o ar da câmara traseira do cilindro que retorna pela ação da mola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (431.4 Kb)   docx (292.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com