TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Simulação

Por:   •  17/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MINAS –

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL II

PROFA MARIA APARECIDA FERNANDES ALMEIDA

PRÁTICA 10 – LABORATÓRIO

PARTE 1 – PLANO DE SIMULAÇÃO

  1. Formulação e Análise do Problema: Todo estudo de simulação inicia com a formulação do problema. Os propósitos e objetivos do estudo devem ser claramente definidos.

Faça uma descrição do sistema a ser simulado:

O sistema a ser simulado tem como princípio a modelagem do atendimento realizado no CRA (Centro de Registro Acadêmico) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Coração Eucarístico, para que seja possível encontrar uma forma que facilite o processo de criação ou até mesmo o aprimoramento do processo atualmente realizado. Sendo ele aplicável em várias áreas cujo sistema de atendimentos se assemelha.

O processo de atendimento se divide nas seguintes etapas. 1ª Parte: Retirada de senhas, 2ª parte: Espera até o atendimento da senha retirada, 3ª parte: Atendimento, nesta etapa o atendimento é realizado por dois atendentes, processo é finalizado após esta etapa.

O estudo foi focado na 2ª parte (Espera), onde em certos momentos o tempo de espera ultrapassa um limite aceitável, a partir da análise desta etapa é possível identificar se existe ou não a necessidade de alterar o método do atendimento, alocando recursos ou mudando os fluxos atuais.  

Responda às questões:

  1. Por que o problema está sendo estudado?

Para observar o comportamento do processo, identificar se há excesso de filas, a taxa de utilização dos atendentes e buscar possíveis melhorias no sistema.

  1. Quais serão as respostas que o estudo espera alcançar?

Alcançar um modelo de criação ou até mesmo aprimoramento do sistema em estudo, proporcionando um atendimento de melhor qualidade à comunidade acadêmica, e é esperado que o modelo proposto também possa ser utilizado em sistemas que utilizam formas de atendimento semelhantes.

  1. Planejamento do Projeto: Com o planejamento do projeto pretende-se ter certeza de que teremos recursos suficientes ao nível de pessoal, suporte, gerência, hardware e software para realização do trabalho proposto. Descreva os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto, incluindo um cronograma de acordo com as atividades a serem desenvolvidas.

Recursos:

  • Software ARENA;
  • Software VISIO;
  • Planilha EXCEL para lançamento e tratamento de dados;
  • Material didático para auxiliar na modelagem e apresentação dos conceitos;
  • 4 pessoas para observar, tratar e modelar os dados;

Cronograma simplificado para o desenvolvimento do trabalho:  

Atividade

Tempo (dias)

Escolha do sistema a ser estudado

7 dias

Entendimento e esquematização do sistema escolhido

5 dias

Coleta dos dados, fornecidos pela PUC Minas

5 dias

Modelagem do projeto no ARENA

10 dias

Validação do modelo

3 dias

Formulação e preenchimento do plano de simulação

2 dias

  1. Formulação do Modelo Conceitual: Traçar um esboço do sistema, de forma gráfica  (fluxograma) definindo componentes, descrevendo as variáveis e interações lógicas que constituem o sistema. É recomendado que o modelo inicie de forma simplificada e vá crescendo até alcançar algo mais complexo, contemplando todas as suas peculiaridades e características.

Fluxograma:

[pic 1]

Algumas das questões que devem ser respondidas:

  1. Qual a estratégia de modelagem? Discreta? Contínua? Uma combinação?

Estratégia Discreta, pois, é própria para a análise de sistemas no qual o estado das
variáveis muda apenas com a ocorrência de eventos (considerados instantâneos).

  1. Que quantidade de detalhes deve ser incorporada ao modelo? Como o modelo reportará os resultados? Relatórios pós-simulação? Animações durante a execução?

O modelo reportará os resultados através do relatório pós-simulação onde serão
apresentados a taxa de utilização, WIP, número de entrada e saída, tempo no sistema,
tempo ocioso, e tempo de atendimento. Além disso, no próprio relatório é
apresentado ferramentas visuais, como exemplo, gráfico de barras.

  1. Coleta de dados: Descreva como será feita a coleta de dados.  Se não houver dados descrever como serão gerados os dados em um programa de simulação.

Os dados, fornecidos pelo setor de supervisão da PUC Minas, foram coletados pelo sistema de atendimento de senhas do CRA, esses dados apresentados em quantidade de atendimentos por dia, tempos médios de atendimento e espera, quantidade de atendentes, em um período de um mês, e foram analisados no software arena para a obtenção da distribuição probabilística do sistema

Os dados foram fornecidos pela PUC Minas, porém foram apresentados diretamente sem os dados de tempo. Deste modo tivemos que estimar alguns dos dados.

[pic 2]

  1. Tradução do Modelo: Codificar o modelo numa linguagem de simulação apropriada. Mostrar quais os blocos e módulos do programa serão utilizados para modelar cada parte do sistema.

[pic 3]

Início do processo - É desse ponto que as entidades surgem no sistema, ou seja, chegada de alunos.

[pic 4]

Processamento - Usado quando uma entidade passa por alguma ação envolvendo um intervalo de tempo e/ou recursos, como nos processos de retirada de senha, espera de atendimento e atendimento.

[pic 5]

Fim do processamento - Esse bloco e o fim do projeto de simulação, e onde as entidades desaparecem do sistema, ou seja, o processo de atendimento está finalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (439 Kb)   docx (210.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com