TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pneus (reutilização completa)

Por:   •  22/11/2016  •  Artigo  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

ECO-INDUSTRIA

Bruna Carolina Pereira; Jéssica Marçal; Jéssica Trindade; Mariana Duarte; Martha Ohhana; Rayssa Lima;

Carlos Magno (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG brunacp97@gmail.com;jehmarcal13@gmail.com; jejetrindade@yahoo.com.br;marianaduarte_15@hotmail.com; marthaohanna97@hotmail.com; carolina.rayssa@outlook.com; catrumano@yahoo.com.br;

Resumo: Projeto que tem como base, o desenvolvimento da reutilização do pneu de forma sustentável gerando energia.

___________________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema, a reutilização do pneu como óleo combustível e geração de energia elétrica no meio Industrial. Este projeto será desenvolvido em quatro fases, sendo elas:

1º Queima:

Queima do pneu para formação do óleo combustível como fonte de energia para máquina. Na queima libera-se gases que serão direcionados para uma câmara onde serão armazenados.

2º Maquinário:

Utilizar o óleo combustível gerado na 1º fase como combustível para funcionamento da máquina. Assim a queima do combustível será direcionado para câmara com o objetivo de armazenamento.

3º Câmara:

Local onde os gases gerados pela 1º e 2° fase serão armazenados para geração de energia e também para indústria.

4º Processo Final:

Um equipamento movido através da energia gerada na 3º fase.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

O grande problema se deve ao descarte irregular do pneu, que ocasiona impactos ambientais, gerando consequências maléficas para à saúde.

2.1 Contextualizações do problema

O pneu exerce um papel fundamental para sociedade, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. Todavia, quando tornam-se inservíveis, a maioria são queimados por ser um processo mais barato.

A queima desse resíduo para geração de energia com foco no meio industrial também cria uma ameaça perigosa. Ela libera óleo pirolítico, que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado. Esse óleo pode viajar longas distâncias, contaminando solo e água, além de penetrar em lençóis freáticos. A queima do mesmo ainda emite uma fumaça tóxica e pode representar riscos de mortalidade prematura, deterioração das funções pulmonares, problemas do coração, depressão do sistema nervoso e central.

3 OBJETIVOS

Nesta primeira fase do trabalho realiza-se a queima do pneu com objetivo de utilizar o óleo combustível para geração de energia com foco no meio industrial, mas no processo da queima não apenas forma-se o óleo combustível, mas também cinzas e gases.

3.1 Objetivos geral

Retirar o pneu do meio ambiente para diminuir os impactos ocasionados ao meio ambiente e consequentemente a sociedade.

3.2 Objetivos específicos

Gerar energia através dos gases liberados na queima do pneu. Nesta primeira fase do trabalho realiza-se a queima do pneu com objetivo de utilizar o óleo combustível para geração de energia com foco no meio industrial, mas no processo da queima não apenas forma-se o óleo combustível, mas também cinzas e gases.

4 JUSTIFICATIVA

4.1 Etapa 1°- Queima

A degradação térmica do pneu a uma temperatura inferior a 250 °C produz um alcatrão oleoso. O alcatrão é um líquido negro, espesso e com cheiro forte. O denominado alcatrão de hulha é uma das três frações resultantes da destilação da hulha, sendo uma mistura complexa de compostos aromáticos. Ao passar por um processo de destilação fracionada, o alcatrão de hulha dá origem a cinco frações (óleo leve, óleo médio, óleo pesado, óleo de antraceno e piche) que têm muito valor comercial. O alcatrão é, na realidade, uma mistura de mais de 4000 substâncias. Dentre elas, as principais são os HPAs, isto é, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, constituintes de uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis condensados. Muitos desses são comprovadamente carcinogênicos, o que significa que eles causam alterações nos genes das células comprometidas com a divisão celular. Um dos HPAs mais potentes é o benzopireno, cuja fórmula estrutural é:

Além do alcatrão oleoso a queima do pneu também libera hidrocarbonetos gasosos com 1 a 5 átomos de carbono (metano, etano, isopropeno, butadieno e propano), são produzidos a temperaturas entre 250 a 450 °C. Os pneus inteiros, como provocam taxas de combustão superiores quando comparados aos pneus triturados, geram emissões orgânicas mais elevadas.

A queima ainda libera gases tóxicos, tais como: de óxidos de enxofre, ácido sulfídrico (H2S), óxidos de nitrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com