TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Custo

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

1) O que é gasto?

Os compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de:

  • Recursos que serão consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto;
  • Mercadorias para revenda;
  • Recursos para realização dos serviços;
  • Recursos a serem consumidos no ambiente de administração;
  • Recursos a serem consumidos no ambiente comercial. (MEGLIORINI, 2012, p .02).

2) O que é custo?

É a Parcela de gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação do produto na empresa industrial; na aquisição de mercadorias para a revenda na empresa comercial; e na realização dos serviços nas empresas prestadoras de serviços. (MEGLIORINI, 2012, p .03).

3) O que é despesa?

Corresponde a parcela dos gastos consumida para administrar a empresa e realizar as vendas, isto é, para gerar receita. São representadas pelas despesas administrativa e pelas despesas de venda. (MEGLIORINI, 2012, p .03).

4) O que é investimento?

É à parcela dos gastos registrada em contas do ativo da empresa. Podem se referir à aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos (registrados em contas representativas de estoque); à aquisição de máquinas ou veículos (registrados em contas do ativo imobilizado), ou mesmo à aquisição de ações de outras empresas. (MEGLIORINI, 2012, p .03).

5) Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?

Não, o marketing entra na empresa como uma despesa por não está relacionada diretamente com a área fabril.

6) Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

Seria Investimento, pois o produto adquirido ainda não foi enviado para o processo produtivo, sendo que o material encontra-se estocado, caso esta matéria prima venha a ser usada de imediato no produto trata-se de custo direto.

7) Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

Seria um investimento, pois esta alocada na conta de ativo imobilizado.

8) A depreciação é um custo ou uma despesa?

A depreciação pode ser contabilizada como um custo ou uma despesa, dependendo do departamento (fabril, administrativo ou comercial), em que a máquina for utilizado. (MEGLIORINI, 2012, p.04).

9) O que é objeto de custeio?

É a valoração dos objetos, pode ser uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto ou um departamento.

10) O que são métodos de custeio?

São funções que determinar o modo como serão atribuídos os custos aos produtos. Existem diferentes métodos de custeio: custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. A escolha de um deles depende dos objetivos estabelecidos pela empresa. (MEGLIORINI, 2012, p.09).

11) Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.

Tradicionais: são os que têm como foco principal a apuração do custo dos produtos, considerando que estes sejam geradores de custos. Esses métodos são adequados o ambiente de produção em que predominam os custos diretos (materiais e mão de obra direta). Entre os métodos de custeio tradicionais estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável. Todos eles têm relação com a ideia de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada; por conta disso, são considerados métodos de custeio baseados em volume.

Contemporâneo: Com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para aplicações especificas. Entre eles, o que mais se destaca é o custeio ABC. Também há novas abordagens relacionadas a esses métodos contemporâneos, como o conceito de ciclo de vida dos produtos, o custeio-alvo, a teoria das restrições e o sistema de gestão econômica. (MEGLIORINI, 2012, p.09/10).

12) Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?

A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras.

13) Como se classificam os custos quanto aos produtos fabricados?

São classificados em custos diretos e custos indiretos. 

14) Como se classificam os custos quanto ao volume de produção?

Os custo que permanecerão o mesmo independente de volume de produção são chamados de custo fixo. Os que variam de acordo com o volume de produção são chamados de custo variáveis. (MEGLIORINI, 2012, p.13). 

15) O que é custo direto? Dê exemplos.

São os custos apropriados aos produtos conforme o consumo em cada produto. Exemplos claros de custos diretos são as matérias-primas e a mão de obra direta. Sempre que for possível medir o consumo de um elemento de custo no produto, esse custo será considerado direto, e, assim, apropriado objetivamente ao produto. (MEGLIORINI, 2012, p.13).

16) O que é custo indireto? Dê exemplos.

São os custos apropriados aos produtos de acordo com uma base de rateio ou algum critério de apropriação. Essa base de rateio deve guardar uma relação próxima entre o custo indireto e o seu consumo pelo produto. Em geral são empregados como base de rateio: o período (em horas) de emprego de mão de obra; o período (em horas) de utilização de máquinas na fabricação dos produtos, a quantidade (em quilos) de matéria prima consumida, etc. (MEGLIORINI, 2012, p.12/13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com