TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Hidrologia Aplicada

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL – 9° SEMESTRE

JAKELYNE SOUZA LIMA - 538902019

portfólio de desafio

resolução dos desafios  2, 3 e 4.

Guarulhos

2020

JAKELYNE SOUZA LIMA - 538902019

PORTFÓLIO DE DESAFIO

Resolução desafios 2, 3 e 4.

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Hidrologia Aplicada.

Prof. Danielly Arcini de Souza

Guarulhos
2020

[pic 2]

Resposta desafio 2 – Componentes do Ciclo Hidrológico.

Pergunta: Qual é o melhor tipo de solo para aplicar no fundo do lago?

        Com a missão de preservar a biota aquática, seria possível aplicar um sedimento de menor granulometria, que seria um solo mais argiloso e consequentemente menos impermeável. E com isso, simultaneamente preservaremos a biota e haverá uma dificuldade na perda de água por infiltração.

Resposta desafio 3 – Planos de bacias hidrográficas - conceito e objetivos

Pergunta: No momento, a agência está focada na elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica. Um dos objetivos do plano é propor programas e projetos. Nesse sentido, foi pedido para que você contribua com três ideias de programas/projetos que possam ser vinculados ao Plano de Bacia Hidrográfica que está sendo desenvolvido.

Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento que estabelece as referências para gestão dos recursos hídricos, definindo a melhor forma de utilização e assim, garantir a disponibilidade e a qualidade para suprir os diferentes tipos de uso, estabelecendo medidas para sua proteção e conservação.

Como gestor ambiental, contribuiria com as seguintes ideias de projetos:

  • Programa de Proteção e Conservação das Nascentes: Consiste em conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade e em áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.
  • Programa de Gerenciamento dos Recursos Hídricos: Tem como visão adotar ações para o uso racional da água. Sendo, redução do consumo e otimização de processos que necessitam de água e o uso de tecnologias que reduzam o consumo dos recursos hídricos.
  • Plano de recuperação da Mata Ciliar: Com o objetivo de recuperar as matas ciliares e assim manter as condições ambientais da área.

[pic 3]


Resposta desafio 4 – Planos de Bacias Hidrográficas – Fases e dinâmica.

Pergunta: Você ficou responsável por relacionar os prováveis assuntos que deverão compreender a etapa de diagnóstico, apresentando pelo menos três etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com